Edição do dia 13/09/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Expoagro Afubra 20 anos define tema
GERAL
Solidariedade declara apoio a Telmo
POLÍTICA
Saiba como ter desconto especial no IPTU do ano que vem
GERAL
A Hipnose pode auxiliar no autodesenvolvimento de forma eficaz
EMPRESARIAL - Especialista desmistificou tema e apontou benefícios da técnica no Café Empresarial
Reforma Tributária é tema da apresentação de Rigotto em Santa Cruz
GERAL
Dada a largada para a Semana Farroupilha
GERAL - Abertura aconteceu no Parque de Eventos na manhã desta sexta-feira
Fórum atrai dois secretários de Estado a Santa Cruz do Sul
GERAL - Representantes de todas as 28 regiões estiveram na Unisc nessa quinta-feira
Lino e Laila serão tema do Novo Cemai
GERAL
Aulas de autoescola com ou sem simulador de direção?
GERAL
Sessão especial para o ensino médio
VARIEDADES
Estudante de Santa Cruz conquista certificado de excelência internacional
EDUCAÇÃO
RGE instala aquecedores solares nas residências de 150 famílias
GERAL
Embarques devem superar os US$ 2 bilhões
GERAL
Depressão deve ser tratada no início, afirma especialista
ESPECIAIS - Mulheres sofrem de depressão duas vezes mais do que os homens
Tributo a Herb Alpert é hoje
VARIEDADES - Teatro do Mauá recebe apresentação às 20h
Sociedade Ginástica: Jantar Baile marca comemoração dos 126 anos
EMPRESARIAL
Farmácia Municipal reabre na segunda no novo prédio
SAÚDE
Grupo Tholl traz Casinha de Chocolate
VARIEDADES

O professor lida com o vir-a-ser

Osvino Toillier - 18/01/2019

Ninguém sabe ao certo qual o segredo da missão do professor hoje em dia. Muitos insistem na solução pela tecnologia. É verdade que não dá para descartar a tecnologia, através de aulas disruptivas, sala de aula invertida, novo jeito de trabalhar os mesmos conteúdos e envolver o aluno na abordagem de forma ativa, eliminando a aula expositiva.
Certamente, mesmo em férias, o professor deve estar meditando sobre o desafio que terá diante de si em poucas semanas, quando estará diante de novas turmas, agitados com as novidades que estão na mídia, mostrando que o professor não é mais o cara com o domínio do saber.
Mas, para que serve então o professor? Sem querer me apresentar como mágico com a solução, permitam-me dizer que o professor continua sendo a pessoa mais importante no processo ensino-aprendizagem, porquanto ele desenvolve o mapa para alcançar o território do saber. Não há mais respostas prontas, mas caminhos a serem trilhados para enfrentar os desafios nas complexas questões que estão sendo formuladas tanto no ENEM quanto nos vestibulares.
Deixem-me dizer-lhes que o professor não pode ser resumido a um  expert e desenvolver dicas para ter sucesso nas provas, mas ser reconhecido como alguém que lida com a dimensão da possibilidade, do vir-a-ser, do encanto da possibilidade, da paixão pelo aprender, do universo da descoberta, do desenvolvimento das pessoas, da maravilhosa peça, chamada de existência, semeando sonhos no fértil solo da esperança.
Se conseguirmos devolver ao professor a missão da sacralidade, certamente teremos ambiente de motivação para aprender o sentido da existência, consciente de que, como nos ensinou Eça de Queirós, “para ensinar, há uma formalidade a cumprir: saber”.