Edição do dia 19/07/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Domingo tem Brique da Praça
GERAL
Unisc forma 16ª turma de Medicina
GERAL
Stock: Nelsinho Piquet corre pela primeira vez em Santa Cruz do Sul
ESPORTES - Piloto da equipe Texaco Full Time Sports terá experiência inédita neste fim de semana na pista gaúcha
Edição de inverno do curso Escola de formação de professores tem início na Unisc
EDUCAÇÃO
Audiência pública debate alterações no Plano Diretor
GERAL
Quatro cidades gaúchas
VARIEDADES - Quarta temporada de 'O professor pelado' tem reestreia repaginada
Domingo tem etapa da 5ª Olimpíada Rural
GERAL - Esse será o primeiro compromisso oficial das 14 candidatas a soberanas da 35ª Oktoberfest
Copa Seu Verardi
ESPORTES - Uma semana de treinos no Avenida
Rodada desta sexta vai apontar os semifinalistas
ESPORTES
Em jogo duas vagas no mata-mata da Copa CFC Celso
ESPORTES
Assaf joga nesta sexta-feira em Santa Maria
ESPORTES - Jogo foi alterado em virtude do Grenal neste sábado
Stock Car: Quinta etapa é neste final de semana
ESPORTES - Serão dois dias de atividades sem a companhia da Stock Light
Renomada professora do Serviço Social estará em Santa Cruz
GERAL
Novo Cabrais: Escola lança livro de receitas saudáveis
EDUCAÇÃO
Novo Cabrais: Pimenta visita obras e reafirma apoio ao município
GERAL - Deputado federal participou de almoço e conferiu de perto a pavimentação da Avenida Rodolfo Buss
Ascor e Prefeitura planejam nova exposição
GERAL
Colégio Mauá assume gestão da Escola Criança & Cia
EDUCAÇÃO
Prefeitura anuncia restauração do prédio
GERAL - Marcando a decisão, muda de árvore também foi plantada por alunos da rede de ensino municipal

Qual campeonato jogar?

Focando no Esporte - Júlio Mello - 05/02/2019

O futsal do Rio Grande do Sul vive um dilema em 2019. Um grupo de dirigentes indignados com a atual direção da Federação Gaúcha de Futsal (FGFS) migrou para a Liga Futsal, que já organizava a Série Ouro no ano passado, mas com aval e chancela da Federação. Contudo, depois da eleição no final de 2018, com reeleição de Cesar Cabral e derrota de Carlos Quaresma, que era diretor de arbitragem da direção, aconteceu uma rebelião dos clubes. Praticamente todos que disputaram a Prata no ano passado migraram para a Liga e muitos da Bronze de igual forma.

Na semana passada, o presidente Cabral deu entrevista para uma rádio de Sobradinho e alertou os clubes que forem jogar a Liga. Segundo ele, todos estarão automaticamente fora da Federação Gaúcha. E mais, não terão jogadores registrados. Portanto, será complicado escolher para que lado se vai. A Assaf de Santa Cruz, que agora está de volta organizadamente, vive esse dilema para qual lado pender. De um lado, a FGFS, que detém todos os poderes para organizar de forma oficial os campeonatos de futsal e que tem o aval da Confederação Brasileira de Futsal. Do outro, uma organização nova e que busca apoiar os clubes de futsal de todo o estado. Porém, ainda no começo.

Algumas indagações devem nortear a decisão da Assaf. Primeiro: se jogar a Liga, que arbitragem será? Já que a Federação proíbe os federados de atuarem pela Liga. Segundo, qual a validade de um campeonato dos mesmos? Qual a motivação dos atletas que forem jogar se nem ao menos poderão receber convocações para a Seleção Brasileira de Futsal? Portanto, os dirigentes de Santa Cruz devem pensar muito antes de decidir para qual lado jogar. Liga ou a Federação Gaúcha de Futsal?

Inscrições na Liga até dia 8

Para jogar a Liga, todos os clubes devem se inscrever até o dia 8 de fevereiro. Já os congressos da FGFS começam dia 22 deste mesmo mês. Os valores para jogar a Liga não são tão distantes da Federação Gaúcha.

Grupo quase pronto

A Assaf já tem definido o seu técnico e praticamente está com o grupo fechado para jogar a Série Bronze de Futsal. O competente Cléber Pereira deverá comandar outra vez os jogadores dentro de quadra. A ideia é praticamente a mesma destes dois anos que se passaram. Ou seja, jogar com os Pés no Chão sem muitas promessas mirabolantes para jogadores e comissão técnica. Aos poucos, o Tricolor está recuperando a sua imagem perante o público de Santa Cruz. O ano de 2019 poderá ser a redenção do clube. O desejo de título é grande e, com as contratações feitas, as possibilidades aumentaram. A permanência de jogadores experientes como Thiago Leal, Ítalo, Amarildo, Graxa e  Nenesto, juntamente com os jovens Yan, Max, Tata, Marvim e Jordan, foi uma medida acertada.

Pensando nos jovens

Mesmo com o grupo praticamente fechado, a direção da Assaf vai realizar uma peneira para os jovens que possuem a intenção de jogar futsal em alto nível.  Será dia 18 de fevereiro, no Ginásio Poliesportivo. Serão cinco dias de treino para ver realmente a potencialidade de cada jogador. O atleta deve levar carteira de identidade, o valor de R$ 50,00 e material de treino.

Deu Pinheiral em cima do João Alves

O Pinheiral largou na frente no primeiro jogo das semifinais da Lifasc. Derrotou o grande rival João Alves por 1x0 e agora joga por empate no segundo jogo. O Linha Santa Cruz conseguiu um bom resultado fora de casa. Empatou em 1x1 com o São José em Rincão do Sobrado. Dois grandes confrontos pela Liga de Integração.

Trabalho e persistência

O basquete de Santa Cruz não é muito diferente do futsal. Os dois buscam os mesmos objetivos. Ou seja, uma volta ao passado vencedor e de muita gente nos ginásios. O Único, com apelo mais forte. Já que teve grande jogadores e um título nacional. Foram anos cheios de conquistas e alegrias. O futsal não foi diferente; teve grandes times e contou com craques como Fininho e Rabicó. Os dois estão com os mesmos pensamentos, principalmente no aproveitamento de jovens locais misturados com outros que possuem uma história mais longa dentro do esporte.

O basquete de Santa Cruz tem conseguido vitórias nos últimos dois anos com a participação efetiva dos jovens, e isso tem atraído cada vez mais jogadores com vontade de atuar aqui em Santa Cruz. Louvável realmente o trabalho de quem está à frente deste projeto de resgate do nosso basquete. Parabéns a todos os envolvidos.

Grêmio de Renato embalado

Não se tinha dúvida de que o Grêmio largaria na frente nestes primeiros jogos. O time de Renato Gaúcho está sobrando e ainda nem colocou todo mundo para jogar. Atualmente, Renato Gaúcho é sim um dos melhores técnicos do Brasil. No futebol, algumas questões são simples. O jogador tem que saber quem comanda e tem que respeitar isso. Assim é no Grêmio e, por isso, está cada vez melhor. Diferente do Inter, que ainda não engrenou. Precisa de muitos ajustes para que isso ocorra. E que seja meio logo, pois corre o risco de nem classificar para a segunda fase do Gaúcho.