Edição do dia 19/07/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Domingo tem Brique da Praça
GERAL
Unisc forma 16ª turma de Medicina
GERAL
Stock: Nelsinho Piquet corre pela primeira vez em Santa Cruz do Sul
ESPORTES - Piloto da equipe Texaco Full Time Sports terá experiência inédita neste fim de semana na pista gaúcha
Edição de inverno do curso Escola de formação de professores tem início na Unisc
EDUCAÇÃO
Audiência pública debate alterações no Plano Diretor
GERAL
Quatro cidades gaúchas
VARIEDADES - Quarta temporada de 'O professor pelado' tem reestreia repaginada
Domingo tem etapa da 5ª Olimpíada Rural
GERAL - Esse será o primeiro compromisso oficial das 14 candidatas a soberanas da 35ª Oktoberfest
Copa Seu Verardi
ESPORTES - Uma semana de treinos no Avenida
Rodada desta sexta vai apontar os semifinalistas
ESPORTES
Em jogo duas vagas no mata-mata da Copa CFC Celso
ESPORTES
Assaf joga nesta sexta-feira em Santa Maria
ESPORTES - Jogo foi alterado em virtude do Grenal neste sábado
Stock Car: Quinta etapa é neste final de semana
ESPORTES - Serão dois dias de atividades sem a companhia da Stock Light
Renomada professora do Serviço Social estará em Santa Cruz
GERAL
Novo Cabrais: Escola lança livro de receitas saudáveis
EDUCAÇÃO
Novo Cabrais: Pimenta visita obras e reafirma apoio ao município
GERAL - Deputado federal participou de almoço e conferiu de perto a pavimentação da Avenida Rodolfo Buss
Ascor e Prefeitura planejam nova exposição
GERAL
Colégio Mauá assume gestão da Escola Criança & Cia
EDUCAÇÃO
Prefeitura anuncia restauração do prédio
GERAL - Marcando a decisão, muda de árvore também foi plantada por alunos da rede de ensino municipal

A fantástica história criada por Bruno

A Leitura que Habito - Luana Ciecelski - 05/02/2019

 

Olá amigos, na edição de hoje, a sugestão que eu quero trazer pra vocês é bastante especial. Primeiro porque o autor e a editora que o publicou são santa-cruzenses. Segundo porque o autor é bastante jovem, provavelmente um dos mais jovens escritores que temos na cidade e na região. E terceiro porque o gênero no qual se enquadra o livro, o da literatura fantástica, é bastante inédito também entre as publicações locais. Nós estamos falando sobre o livro Presas e Garras, do Bruno Ledur (saiba mais sobre o autor fazendo uma pesquisa no site do Riovale Jornal). Ele foi lançado na metade de 2018 pela Gramatti Produções Literárias e recentemente eu tive a oportunidade de lê-lo. 
E que livro legal, pessoal! Pra quem (assim como eu) gosta de histórias como Harry Potter, Percy Jackson e Crônicas de Nárnia, pra citar alguns exemplos, esse é um prato cheio no qual alimentar sua imaginação. O personagem principal se chama Andrew Hasewaga, um jovem morador de uma localidade fictícia chamada Cidade de Átila. Ainda na infância ele foi diagnosticado com uma doença rara, porque eventualmente ele tinha alucinações, vendo coisas que ninguém mais via. A verdade, porém, sempre acaba vindo à tona, não é mesmo?
Certo dia quando ele e seus amigos estão percorrendo uma trilha, em uma floresta nos arredores da cidade, um de seus amigos é atacado por um ser estranho e misterioso que só Andrew consegue enxergar. Essa situação desencadeia uma série de outros eventos, que transformam a vida de Andrew e de seus amigos, porque a partir daquele momento, eles descobrem que há muito mais no universo, além daquilo que a maior parte das pessoas podem enxergar. Há criaturas, há um governo para elas, e há, principalmente, um perigo muito grande habitando a tênue linha divisória que separa o mundo que os humanos conhecem, daquele que eles desconhecem. Andrew, portanto, não tinha alucinações. Ele pertence a esse universo, assim como seus antepassados, por mais que seus pais tenham tentado evitar isso.
Na sequência da história, Andrew descobre então um mentor, que vai lhe ajudar a entender esse novo universo, que vai ajudá-lo a treinar os poderes que agora afloram nele, mas que também vai ajudá-lo a enfrentar inúmeros desafios que vão surgir, cada vez com mais intensidade. E a gente vai acompanhar isso tudo. Um aspecto muito interessante desse livro é que ele traz uma mistura de Culturas e Mitologias - Brasileira, Oriental, Europeia - o que é bem diferente. É um livro, portanto, que nos ensina bastante a respeito disso.
Outro aspecto bem bacana é a linguagem utilizada, que é bastante informal, principalmente nos diálogos do livro, o que faz com que nos sintamos bem dentro dessa história mesmo. E há ainda que se registrar que mais do que uma história sobre seres fantásticos e situações incríveis, essa também é uma história sobre amizade, sobre vida e morte, e sobre sentimentos. É o melhor de tudo: o Presas e Garras é só o primeiro volume da trilogia "Crônicas Sobrenaturais". Os demais livros devem ser lançados entre 2019 e 2020. E eu, claro, já estou aguardando ansiosamente. 

Crédito: Divulgação