Edição do dia 21/05/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Vencedores da Campanha CDL Presente Com você recebem seus prêmios
GERAL - Fátima Rose Nauderer foi contemplada uma TV de 49 polegadas
Especialista fala sobre liderança para melhorar os resultados do negócio
GERAL
Câmara aprova projeto que intensifica combate à dengue
GERAL
Câmara abre processo seletivo público para estágio
GERAL
Regulamento do Concurso de Soberanas da 35ª Oktoberfest está disponível
VARIEDADES - Documento pode ser retirado na secretaria da Assemp ou no site da festa
Combate à dengue: Vistoriados mais de 7,4 mil imóveis
SAÚDE - Segunda etapa da megaoperação é no próximo sábado, 25, nos bairros Arroio Grande e Santo Antônio
Assaf vence pela terceira vez na Ouro
ESPORTES
Segundona Gaúcha
ESPORTES - Com novo técnico, Galo sobe na tabela
Brasileiro Série D: Avenida vence e lidera grupo
ESPORTES - Equipe derrotou o Joinville dentro dos Eucaliptos, na tarde deste domingo
Casa de Artes Regina Simonis recebe os Tapetes Orientais
VARIEDADES
Nesta terça-feira será exibido o filme Oito e Meio
VARIEDADES - A obra retrata a história do cineasta Guido Anselmi
Hospital Santa Cruz completa 111 anos
SAÚDE
Ação escoteira realiza mais um EducAÇÃO
EDUCAÇÃO - As atividades foram realizadas no último sábado, na escola Gaspar Bartholomay
Assembleia de Deus celebra 65 anos
RELIGIÃO - O evento de aniversário contou com várias atividades e mais de 1,5 mil pessoas
CDL entrega prêmios nesta terça-feira
GERAL
Água: Agerst realiza audiência para discutir reajuste da tarifa
GERAL - O evento aberto ao público ocorrerá na quinta-feira
Brasil a longo prazo
EDITORIAL
Em ano de mudanças, Hospital Ana Nery apresenta sua nova marca
SAÚDE

A fantástica história criada por Bruno

A Leitura que Habito - Luana Ciecelski - 05/02/2019

 

Olá amigos, na edição de hoje, a sugestão que eu quero trazer pra vocês é bastante especial. Primeiro porque o autor e a editora que o publicou são santa-cruzenses. Segundo porque o autor é bastante jovem, provavelmente um dos mais jovens escritores que temos na cidade e na região. E terceiro porque o gênero no qual se enquadra o livro, o da literatura fantástica, é bastante inédito também entre as publicações locais. Nós estamos falando sobre o livro Presas e Garras, do Bruno Ledur (saiba mais sobre o autor fazendo uma pesquisa no site do Riovale Jornal). Ele foi lançado na metade de 2018 pela Gramatti Produções Literárias e recentemente eu tive a oportunidade de lê-lo. 
E que livro legal, pessoal! Pra quem (assim como eu) gosta de histórias como Harry Potter, Percy Jackson e Crônicas de Nárnia, pra citar alguns exemplos, esse é um prato cheio no qual alimentar sua imaginação. O personagem principal se chama Andrew Hasewaga, um jovem morador de uma localidade fictícia chamada Cidade de Átila. Ainda na infância ele foi diagnosticado com uma doença rara, porque eventualmente ele tinha alucinações, vendo coisas que ninguém mais via. A verdade, porém, sempre acaba vindo à tona, não é mesmo?
Certo dia quando ele e seus amigos estão percorrendo uma trilha, em uma floresta nos arredores da cidade, um de seus amigos é atacado por um ser estranho e misterioso que só Andrew consegue enxergar. Essa situação desencadeia uma série de outros eventos, que transformam a vida de Andrew e de seus amigos, porque a partir daquele momento, eles descobrem que há muito mais no universo, além daquilo que a maior parte das pessoas podem enxergar. Há criaturas, há um governo para elas, e há, principalmente, um perigo muito grande habitando a tênue linha divisória que separa o mundo que os humanos conhecem, daquele que eles desconhecem. Andrew, portanto, não tinha alucinações. Ele pertence a esse universo, assim como seus antepassados, por mais que seus pais tenham tentado evitar isso.
Na sequência da história, Andrew descobre então um mentor, que vai lhe ajudar a entender esse novo universo, que vai ajudá-lo a treinar os poderes que agora afloram nele, mas que também vai ajudá-lo a enfrentar inúmeros desafios que vão surgir, cada vez com mais intensidade. E a gente vai acompanhar isso tudo. Um aspecto muito interessante desse livro é que ele traz uma mistura de Culturas e Mitologias - Brasileira, Oriental, Europeia - o que é bem diferente. É um livro, portanto, que nos ensina bastante a respeito disso.
Outro aspecto bem bacana é a linguagem utilizada, que é bastante informal, principalmente nos diálogos do livro, o que faz com que nos sintamos bem dentro dessa história mesmo. E há ainda que se registrar que mais do que uma história sobre seres fantásticos e situações incríveis, essa também é uma história sobre amizade, sobre vida e morte, e sobre sentimentos. É o melhor de tudo: o Presas e Garras é só o primeiro volume da trilogia "Crônicas Sobrenaturais". Os demais livros devem ser lançados entre 2019 e 2020. E eu, claro, já estou aguardando ansiosamente. 

Crédito: Divulgação