Edição do dia 20/08/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Professor Nestor Raschen recebe o título de Cidadão Honorário
GERAL
Lançamento da 32ª edição acontece hoje à noite
VARIEDADES - Com o tema Literatura em Rede, a Feira do Livro ocorre entre os dias 4 a 10 de setembro na Praça Getúlio Vargas
Aula inaugural marca início da primeira turma da Escola de Gestão
GERAL
Missão em Israel é tema de aula inaugural na Unisc
ECONOMIA
1º Seminário Desafios do Empreendedor ocorre em Santa Cruz do Sul
GERAL - O evento será realizado dia 29 de agosto, no Hotel Charrua
Santa Cruz receberá desafio de carros superesportivos
GERAL - Encontro ocorre no feriado, de 7 de setembro, no Aeroporto Luiz Beck da Silva, em Linha Santa Cruz. Provas reunião carros superesportivos de alto desempenho
Professor da Unisc lança documentário sobre cicloviagem na Carretera Austral
GERAL
Entenda a guerra contra o cigarro no Brasil
GERAL - Tentativas frustradas de favorecer o setor e impasses judiciais têm causado preocupação
Hidroginástica: Sesc oferece aulas em parceria com a Raia 7 Centro Aquático
GERAL
Copa HB20: Sena Jr. vence e Roncen chega em 7º
ESPORTES
MB Challenge: Correndo em casa, Fernando Jr. conquista pódio
ESPORTES
Lifasc: Semifinalistas definidos
ESPORTES
Assaf sofre derrota em Venâncio Aires
ESPORTES
Avenida chega na semana de estreia na Copinha
ESPORTES
Cras Integrar do Bairro Bom Jesus realizou formatura de inglês
EDUCAÇÃO
Abertas inscrições para Reunião sobre Plantas Bioativas
GERAL
Palavra puxa Palavra é tema de evento
GERAL
Mais de 900 mil reais serão investidos
GERAL - Valor será aplicado em livros e praça de brinquedos

Educação Domiciliar

Valério Garcia - 22/02/2019

Estamos vivendo um momento nunca antes visto no Brasil em todas as suas áreas de governo. Como os temas são complexos, limito-me a comentar sobre o que decidi para minha vida profissional: a Educação. Na verdade não é apenas minha vida profissional, mas também pessoal, pois toda educação inicia-se no âmbito familiar.
Jamais devemos tratar educação familiar e educação escolar com antagonismos, discrepâncias. Uma deve complementar a outra e juntas devem procurar o mesmo objetivo, que é o crescimento do ser humano como um todo. Agora ambas são distintas, com seus direitos e deveres diferenciados e protagonistas próprios. Querer que uma assuma o papel da outra é transferir responsabilidades, com pessoas que podem não estar preparadas para tal compromisso.
Tenho observado absurdos envolvendo a educação, como falácias que beiram o ridículo, demonstrando total despreparo por seus mandatários. Um Ministro da Educação comentar que os “turistas brasileiros roubam e são canibais”, é triste para aqueles que pregam o corporativismo como passo importante para o sucesso do país. 
Os professores não podem ser legados a um segundo plano e serem substituídos por pais na educação de seus alunos, até porque não têm o conhecimento acadêmico necessário. Provavelmente a maioria não cursou uma faculdade para ensinar ou mediar os conhecimentos necessários do ano ou série que seu filho está cursando. Isso beira insanidade. Claro que o acompanhamento da família e todo apoio caseiro é e sempre será importante ao jovem, mas isto se deve ocorrer durante toda a vida. Aliás, um dos grandes desafios é aproximar os pais da escola, já que muitos não o fazem por falta de tempo. Pelo contrário, muitos “despejam” os filhos na escola para trabalhar ou desenvolver outras atividades do dia a dia. Talvez isso sirva para que os profissionais da educação abram seus olhos e reaprendam a escolher seus representantes, visto que no amanhã que se aproxima, os governantes sequer conhecem o que é Educação. Bom fim de semana.