Edição do dia 20/08/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Lançamento da 32ª edição acontece hoje à noite
VARIEDADES - Com o tema Literatura em Rede, a Feira do Livro ocorre entre os dias 4 a 10 de setembro na Praça Getúlio Vargas
Aula inaugural marca início da primeira turma da Escola de Gestão
GERAL
Missão em Israel é tema de aula inaugural na Unisc
ECONOMIA
1º Seminário Desafios do Empreendedor ocorre em Santa Cruz do Sul
GERAL - O evento será realizado dia 29 de agosto, no Hotel Charrua
Santa Cruz receberá desafio de carros superesportivos
GERAL - Encontro ocorre no feriado, de 7 de setembro, no Aeroporto Luiz Beck da Silva, em Linha Santa Cruz. Provas reunião carros superesportivos de alto desempenho
Professor da Unisc lança documentário sobre cicloviagem na Carretera Austral
GERAL
Entenda a guerra contra o cigarro no Brasil
GERAL - Tentativas frustradas de favorecer o setor e impasses judiciais têm causado preocupação
Hidroginástica: Sesc oferece aulas em parceria com a Raia 7 Centro Aquático
GERAL
Copa HB20: Sena Jr. vence e Roncen chega em 7º
ESPORTES
MB Challenge: Correndo em casa, Fernando Jr. conquista pódio
ESPORTES
Lifasc: Semifinalistas definidos
ESPORTES
Assaf sofre derrota em Venâncio Aires
ESPORTES
Avenida chega na semana de estreia na Copinha
ESPORTES
Cras Integrar do Bairro Bom Jesus realizou formatura de inglês
EDUCAÇÃO
Abertas inscrições para Reunião sobre Plantas Bioativas
GERAL
Palavra puxa Palavra é tema de evento
GERAL
Mais de 900 mil reais serão investidos
GERAL - Valor será aplicado em livros e praça de brinquedos
Rodada aborda a Lei de Proteção de Dados
GERAL

Brasil: Rumo para a Educação!

Valério Garcia - 29/03/2019

Uma das coisas mais importantes em nosso trabalho é o conhecimento que temos sobre o assunto que estamos tratando. Outro aspecto de grande relevância é a satisfação e o prazer naquilo que fazemos, isto é fundamental para o sucesso da nossa profissão. 
Como sou professor formado há 30 anos posso me referir à Educação com propriedade pois, neste tempo, convivi e participei de várias atividades envolvendo esta área. Na minha vida acadêmica, no antigo primeiro grau, fui representante de turma, presidente de Grêmio Estudantil e muito atuante nas atividades escolares tanto dentro como fora da Escola, em várias ações representativas. No segundo grau (à época) continuei nesse sentido, participando de ações secundaristas e ligadas aos movimentos estudantis, sempre à frente de representações escolares.
Por essas razões fui acumulando gosto pela educação e seu entorno, vindo a ingressar na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da minha cidade para exercer a profissão de professor. Recém formado, já comecei a trabalhar como professor, seguindo carreira através de concurso público onde obtive aprovação e nomeação. Com muito trabalho, esforço e estudo trabalhei na docência, vice-direção, direção de Escola e atualmente exercendo cargo na Secretaria de Educação do município de Novo Cabrais. Foi um caminho traçado com dedicação e amor naquilo que faço, naquilo que admiro e naquilo que acredito: mediar conhecimentos para a emancipação das pessoas; o que verdadeiramente emancipa um povo é o seu nível de conhecimento. Para que isso aconteça é preciso ter um norte e um sul; é preciso não apenas o conhecimento acadêmico, mas também, conhecimento de causa e das pessoas envolvidas no processo. Em outras palavras: tem-se que ter um rumo traçado. 
O que estamos vendo hoje em esfera nacional é tragicômico, deprimente e preocupante em relação a nossa Educação. Um dia decide-se por uma estratégia, no outro ela é desmentida; um dia toma-se uma decisão, noutro ela á revogada. Nota-se que não existe planejamento, caminhada, organização e conhecimento da causa. A Educação é muito importante para o País e não pode estar à deriva, sem leme... sem rumo. Bom fim de semana.