Edição do dia 15/10/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Shows tradicionalistas são atração desta quarta-feira na 35ª Oktoberfest
GERAL - Festa da Alegria terá apresentações do Grupo Fandangaço, às 20h, e Os Serranos, às 22h30, no Lonão
Dia do Professor: educação para a erradicação do trabalho infantil
GERAL - Conheça a história de dois profissionais que estão na linha de frente do programa ARISE, iniciativa que muda a realidade de crianças e adolescentes
Praça da Cultura levará o nome de José Paulo Rauber Filho
GERAL - Inauguração do local ocorreu no sábado, 12 e contou com a presença da família do homenageado
Terça-feira será de ponto facultativo nas escolas
GERAL - Além das escolas municipais e estaduais, algumas particulares também não terão aula neste dia
Dia do Eletricista é nesta quinta-feira
GERAL - Data marca a importância do profissional habilitado
Inscrições abertas para a Escola de Educação Infantil
GERAL - Há vagas gratuitas e pagas para crianças de 4 e 5 anos
Rodrigo Solda é o novo presidente
GERAL - Além dele, outros prefeitos foram empossados para a diretoria e conselho fiscal do biênio 2020/2021
Evento discute problemas do contrabando e a pirataria
GERAL - Palestra apresentou dados sobre as ameaças do mercado ilegal para a economia
Sicredi Vale do Rio Pardo enaltece o cooperativismo durante o desfile da 35ª Oktoberfest
GERAL
Quase 17 milhões já foram emprestados pelo município
GERAL
Primeiros dias de Oktoberfest superam 54,6 mil pessoas pagantes
GERAL - Semana segue repleta de atrações
Fala, professor!
EDUCAÇÃO - Especial Dia do Professor
Histórico da data
EDUCAÇÃO - Especial Dia do Professor
O profissional que dedica a sua vida a ensinar
EDUCAÇÃO - Especial Dia do Professor
O big bang é o Operacional Divino
OPINIÃO
Permitir não é obrigar
OPINIÃO
Caspary conta a sua história (parte II)
OPINIÃO
Terminou a primeira rodada da segunda fase
ESPORTES - Bom Jesus, São José e Formosa saíram na frente

A notícia da semana

Focando no Esporte - Júlio Mello - 23/03/2019

Com mais ou menos tempo, a ruptura iria acontecer entre o prefeito Telmo Kirst e sua vice-prefeita Helena Hermany. Não vou entrar no mérito da questão de quem tem razão ou não, pois isso é sempre o nosso leitor que deve fazer. Até porque não fui chamado para fazer fotos da ida da vice-prefeita ao Ministério Público, que aliás nem sei se isso é de competência deste órgão. Bom, enfim, a notícia é esta. Um dos secretários do prefeito pediu a sala onde funcionava o gabinete da vice, para que a nova secretária de Habitação, Aretusa Scheibler, assumisse o cargo.

Sempre o mesmo sabão
Na quarta pela manhã encontrei o ex-vereador e ex-secretário de educação, Nasário Bohnen, atualmente sem partido. Esteve por muito tempo no DEM. Depois se mudou para o PP e agora se desfiliou deste. Conversa vai e conversa vem sobre tudo e aí eu tive que perguntar, enfim, para onde vai migrar desta vez? “Não sei de nada e saiu caminhando”. Ou seja, não mudou nada o meu amigo Nasário. Um abraço amigo colorado.

Carlão tem razão
O Vereador Carlão, ainda no PTB, usou a tribuna para elogiar a força tarefa que está fiscalizando as casas noturnas de Santa Cruz. Segundo ele, é melhor prevenir do que chorar depois das tragédias. O vereador citou as tragédias de Brumadinho, o incêndio no CT do Flamengo e as mortes em um colégio em São Paulo. Segundo ele, a tragédia acontece quando se falha na prevenção, “por isso venho elogiar a força tarefa que está sendo realizada pela Prefeitura, Corpo de Bombeiros e diversas secretarias. Também há poucos dias tivemos a contratação de dois eletricistas para elaborarem o PPCI das Escolas Municipais e de Educação infantil para não terceirizar estes serviços”. Portanto, o vereador teve sobriedade de ver a ação positiva da Força Tarefa de Santa Cruz.

Vender terreno para Hospital Veterinário
A presidente da Câmara de Vereadores, Bruna Molz, PTB, usou a tribuna para pedir votos aos colegas vereadores para que todos votassem a favor, com a sua posição de vender o terreno que a casa possui na esquina da rua Sete de Setembro com a Marechal Deodoro, ”venho aqui pedir o voto de todos os colegas para este projeto de suma importância. Todos os 17 vereadores podem fazer história. Eu pergunto. O que é mais importante para a população, uma Câmara, que será usada pelos vereadores, assessores e população ou um Hospital Veterinário?” A vereadora presidente quer que o imóvel seja repassado para a Prefeitura e que a mesma realize um leilão e que este valor seja destinado para a construção deste Hospital Veterinário.

Bruna Molz, PTBBruna Molz, PTB Crédito: Juilio Mello

Scheibler não gostou
O vereador André Scheibler, SD, subiu à tribuna para discordar da presidente da Câmara. Segundo ele, o assunto foi de surpresa e que o mesmo deveria ter sido discutido antes de ser anunciado, “acho importante este Hospital Veterinário, mas também temos várias pessoas esperando por cirurgias e consultas com especialistas. Creio que valor poderia ser aplicado na construção de uma nova Câmara também”. Ou seja, terá problemas para passar este projeto.

Vereador André Scheibler, SDVereador André Scheibler, SD Crédito: Julio Mello

Faller também é contra
Em seu discurso na tribuna, Bruno Faller, PDT, salientou que também foi pego de surpresa com a ideia da presidente da Câmara de querer doar o valor de uma suposta venda do terreno que foi comprado na gestão de Hilário Keller, “nós vereadores já pagamos aluguel e ainda teria que pagar aluguel por mais tempo. Como ficam as mais de 100 pessoas que estão na fila de cirurgias?” O vereador também não assinou o pedido de urgência para a apreciação da matéria.

Bruno Faller, PDTBruno Faller, PDT Crédito: Julio Mello

Música para Afonso
O ex-vereador de Santa Cruz, Osvaldo Schmidt, fez uns versos endereçados ao presidente do Sindicato dos Comerciários, Afonso Schwengber. No verso, ele deixa claro que o Afonso deveria ter a sensatez de deixar a loja da Havan vir para Santa Cruz. Por último, pediu que o líder dos comerciários que se mude de Santa Cruz. O vídeo está correndo pelos grupos de whatsapp.

Edemilson Severo no Democratas
O secretário da fazenda e presidente da comissão provisória do Democratas, Zeno Assamnn, anunciou a filiação partidária do secretário de Cultura, Edemilson Severo. Na oportunidade estavam presentes ainda o secretário-geral, Ricardo Scherer e o tesoureiro Adilson Rodrigues. Em sua fala, Severo se disse bastante feliz com sua filiação partidária, “vinha amadurecendo esta ideia desde junho de 2018, quando o DEM, formou uma comissão provisória, com um único objetivo de reestruturar o partido a nível municipal. Portanto, minha filiação partidária se deu por pura afinidade”. Assmann por sua vez disse que a filiação de Edemilson Severo é muito bem vinda, por ter sido um dos incentivadores da retomada do partido.

 

Zeno Assmann, Edemilson Severo, Ricardo Scherer e Adilson RodriguesZeno Assmann, Edemilson Severo, Ricardo Scherer e Adilson Rodrigues Crédito: Divulgação/RJ

Unisc vai receber terreno em Linha Pinheiral
A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul aprovou na sessão da última segunda-feira, dia 18, a cedência de uso de imóvel em Linha Pinheiral para a Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc). O terreno servirá para a construção do Hospital Veterinário Regional.

Homenagem ao Sinditabaco
A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizou uma sessão solene em homenagem ao Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco), na segunda-feira. A homenagem é pela passagem dos 72 anos de atuação da entidade, numa proposição do vereador Gerson Trevisan (PSDB). Uma placa foi entregue pelo autor da proposta e pela presidente Bruna Molz (PTB) ao presidente da entidade, Iro Schünke. A sessão solene contou ainda com membros da diretoria e representantes das empresas associadas, além dos vereadores.