Edição do dia 15/11/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

CTG Tiarayu é o grande campeão do Enart
VARIEDADES - Candeeiro da Amizade, de Vera Cruz, venceu a força B
CTG Lanceiros evidencia os direitos da Mulher
VARIEDADES
Inicia mais um Enart
GERAL - A 34ª edição do evento reúne em Santa Cruz do Sul os apaixonados pela cultura gaúcha
ACI: Gabriel Borba é aclamado presidente
GERAL - Ele estará à frente da entidade junto com o vice, César Cechinato, para o biênio 2020-2021
Copa Lisaruth 20 anos tem segunda rodada
ESPORTES
Cestinha Sesi/Unisc disputa o 2º turno das semifinais
ESPORTES
O Avenida ainda não confirmou a sua participação na Divisão de Acesso
ESPORTES
Dia de confirmar classificação
ESPORTES
Regional 2019: Fim de semana tem clássico em Vale do Sol
ESPORTES
Solled Energia ganha o principal prêmio brasileiro do setor
EMPRESARIAL
Secult abre novo prazo para cadastro de entes culturais
VARIEDADES
Marista São Luís é destaque e traz prêmios a Santa Cruz Do Sul
ESPORTES - Somente no Maristão, realizado em Porto Alegre, Colégio conquistou sete premiações
Excelsior: Casa do Cliente foi inaugurada
EMPRESARIAL
Por mês, operação do Rapidinho gera 94 mil advertências
GERAL - Valores ficam pendentes no sistema e precisam ser regularizados pelos usuários
Disputa das finais inicia neste sábado
ESPORTES - Campeões serão conhecidos após jogos de ida e volta nas categorias veterano, feminino e livre
Saúde recebe R$ 150 mil da Câmara
SAÚDE
Mostra do Cerest tem trabalho desenvolvido em Novo Cabrais
GERAL
Palestra debate o Direito sucessório do cônjuge e da união estável
GERAL

'Sei que nada sei'

Olhar Parcial - Edison Rabuske - 10/05/2019

Considerei oportuno citar talvez a mais conhecida frase do filósofo grego Sócrates, para servir de baliza desta reflexão, pois em tempos obtusos que estamos vivendo, o grande filósofo deve servir de referência, para ao menos poder dizer que não podemos cometer erros que já são por demais conhecidos na caminhada da humanidade. Somente para lembrar, Sócrates foi condenado a morte no séc. III AC. pela aristocracia grega, pois foi considerado subversivo e atentar contra os deuses, mas deixou um legado filosófico que a truculência não conseguiu apagar, só isto, por si só justifica a importância da filosofia e da sociologia na vida acadêmica de qualquer profissional.
A visão utilitarista da educação formal sempre surge com governos autoritários, o que aliás não foi diferente no pós 64, o golpe que insiste em não ter fim, pois também neste período, as ciências humanas praticamente foram banidas dos bancos escolares, sob o argumento de que precisávamos formar mão de obra qualificada, ou melhor, como se dizia há época, adestrada para construir pontes, prédios e etc.
A formação filosófica e sociológica deve servir de base para desenvolver nossa capacidade de perguntar, pois este foi outro legado de Sócrates, quando ensinou que saber perguntar é mais importante do que já saber todas as respostas, pois antes de sermos bons médicos, engenheiros, advogados, ou qualquer outro ofício, devemos ter uma formação humanística sólida, que possibilite o exercício ético da atividade profissional escolhida.  Ou seja, as ciências humanas tem sido no caminhar lento da humanidade a fonte onde se busca permanentemente o aperfeiçoamento das relações humanas, onde conceitos como paz, direitos humanos, meio ambiente saudável, igualdade entre gêneros, respeito às diferenças, são conquistas humanitárias que foram se tornando costumes e posteriormente regramentos legais. Não fosse assim, a tortura ainda seria algo aceitável em nossos dias.
A escola antes de oferecer formação profissional, o que é muito importante, deve formar pessoas humanas melhores, que tenham capacidade de compreender seu papel na sociedade. Não concordo muito com a tese de que educação se traz de casa, pois é condenar os infortunados sem lar consolidado a desventura eterna. É na escola que devemos ter a oportunidade de reverter mazelas que a vida não oportunizou para muitos, e não é possível cumprir tal missão sem a compreensão do todo.
Por fim, considero que qualquer reforma educacional deve ser pensada a partir do método que estimule o estudante a buscar do conhecimento, e que a formação proveja o indivíduo de elementos que lhe dê capacidade de julgamento sobre todos os atos de sua vida, inclusive sobre sua vida profissional.