Edição do dia 25/06/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Empresários estão otimistas com relação à queda da inadimplência em 2019
ECONOMIA - Em Santa Cruz do Sul, o índice tem se mantido nos primeiros meses do ano e segue mais baixo em comparação ao restante do Brasil
Câmara aprova contratações de servidores
GERAL
Invernadas mirins dos CTGs Lanceiros e Rincão da Alegria conquistam bons resultados no Enart
VARIEDADES
Um em cada cinco brasileiros afirma dirigir usando o celular
GERAL
Semana Ufológica passa por Santa Cruz
GERAL - Evento itinerante que envolve cinco cidades do Rio Grande do Sul acontece nesta terça no município
Adolescência é tema de seminário ampliado
GERAL - Participaram do evento representantes de parceiros da educação e assistência social nos municípios
Empresas de Santa Cruz do Sul participam da Exposuper Acats em SC
GERAL
Mês romântico no Riovale Jornal
GERAL - Em parceria com empresas santa-cruzenses diversos prêmios foram sorteados na página do Facebook
Corede/VRP faz renovação da Assembleia nesta terça
GERAL - Encontro para a definição dos novos integrantes ocorre no dia 25 de junho, na sala 101 da Unisc
Unimed VTRP recebe startups de diversos cantos do Brasil
GERAL - Evento acontece na próxima quarta-feira, 26, em Lajeado
Teia de Saberes 2019 contempla terceira idade
GERAL
Pesquisa avalia transformações da vida no campo
GERAL - Resultados de estudo realizado com famílias que plantam tabaco em Vale do Sol gerou livro
Viagem Segura de Corpus Christi fiscaliza 37,4 mil veículos no RS
GERAL
Encontro debate a Lei Geral de proteção de Dados
GERAL
CPERS: Encontro Regional é na quinta
GERAL
Assembleia Geral Ordinária acontece na quarta
GERAL
Santa Cruz registra 100 notificações de dengue
SAÚDE
O cuidado de cada dia
GERAL - Em Santa Cruz do Sul 184 casos de ameaça contra a mulher já foram registrados neste ano

'Idiotas úteis', Presidente?

De Olho na Informação - Júlio Mello - 17/05/2019

O Presidente Jair Bolsonaro não é muito bom com as palavras. Isto a gente já sabia, mas ao falar dos estudantes ele pisou na bola. Ele chamou a professores e estudantes que manifestavam de “idiotas úteis”. As manifestações em todo país surgiram depois que o governo anunciou que vai bloquear 24,85% de verbas para as Universidades Federais. A reação foi imediata. Acho que o Bolsonaro conseguiu acordar a massa estudantil com as suas declarações.

Já começaram as eleições?
Falta muito ainda para se falar em eleições de 2020. No entanto, alguns passos já estão sendo dados visando as eleições municipais do ano que vem. Andamos muito pela Câmara de Vereadores e se ouve muita coisa de um lado e de outro. Tanto na oposição como na situação. A denúncia do vereador Elstor Desbessel, PTB, tem alguma questão partidária? Ele aponta falha na conduta de um secretário municipal que teria sido monitorado na última semana, em horário de almoço. Onde o mesmo teria se dirigido nos últimos dias para a sua casa em horário de almoço, com veículo oficial da Prefeitura. “Recebi esta denúncia de funcionários da secretaria e de vizinhos. Não pode um secretário municipal, que ganha mais de 15 mil reais, ainda ter que ir para almoçar com carro oficial. Enquanto que os demais funcionários pegam os seus carros ou ônibus para ir para casa”. Será que esta denúncia já tem foco nas eleições do ano que vem? Segundo o vereador não. Desbessel afirmou que deverá encaminhar a denúncia ao Ministério Público.

Elstor Desbessel, PTBElstor Desbessel, PTB Crédito: Julio Mello

Também não entendi
Pela importância do assunto merecia um público maior. Ou melhor ainda, merecia ter público. Falo da reunião realizada pela Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa para tratar da questão da RSC-287. Segundo o vereador Elstor Desbessel, PTB, todos foram pegos de surpresa com a reunião da última segunda-feira, na Câmara de Vereadores. Estiveram presentes a deputada Kelly Moraes, PTB e o deputado Valdeci de Oliveira, PT. Também estiveram representantes das nossas entidades locais, como Sindilojas, ACI entre outras. Mas público em geral não teve. Mas enfim, nesta reunião o que mais se ouviu é a necessidade de agilizar o processo de duplicação e de mexer o mínimo possível no estudo apresentado pelo Estado para evitar atrasos no processo de duplicação e, principalmente, de concessão da RSC-287. O vereador Desbessel pediu explicações na tribuna.

Outra do Elstor
O Vereador ainda no PTB, Elstor Dssebessel, pediu para sair da liderança do partido na Câmara. Ele anunciou na segunda-feira, que o líder a partir de agora é o seu colega Mathias Bertran e o vice-líder é José Abreu. Os dois mais ligados ao ex-deputado federal Sérgio Moraes. Será que a saída de Desbessel da liderança, já é um indício de que realmente ele não ficará mais no PTB?

Segurança pública em destaque na Câmara
A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizou uma sessão solene na noite da última segunda-feira, dia 13, para prestar uma homenagem a servidores de segurança pública. Foram homenageados servidores da Polícia Federal, Polícia Civil, Brigada Militar, Bombeiros, Guarda Municipal, Instituto Geral de Perícias e de agentes da Susepe, num total de 14 profissionais. O autor da proposta foi o vereador Gerson Trevisan (PSDB), que destaca o empenho de cada profissional dentro da sua atividade e foi importante para que a área da segurança pública se tornasse referência no município. “Esta singela homenagem é um reconhecimento pelos serviços prestados por cada um em prol da segurança pública”, citou. Em nome dos homenageados, o delegado de Polícia Federal, José Gilberto Pereira Canabarro, citou que mesmo com a baixa remuneração, os profissionais dão o seu melhor para que possam proporcionar a tranquilidade necessária à população. “É preciso ter maior reconhecimento e respeito pelos profissionais e suas atividades no dia-a-dia”, salientou.

Pessoas ligadas a Segurança Pública receberam homenagemPessoas ligadas a Segurança Pública receberam homenagem Crédito: Assessoria/Câmara de Vereadores

Eleições no PP
O Partido Progressistas realiza neste sábado eleição para escolher um novo presidente. Os trabalhos começam às 10 horas e serão realizados na Câmara de Vereadores de Santa Cruz. Henrique Hermany, atual presidente deverá seguir no comando do partido.

Homenagem aos que merecem
O vereador Luizinho Ruas (PTB) ingressou com um requerimento para realizar uma sessão solene em homenagem à Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat), pela passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho e pela passagem do Dia Nacional de Lutas dos Catadores de Materiais Recicláveis, comemorado 7 de junho. A Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat) foi constituída no ano de 2010, através da luta das catadoras e catadores da Associação Ecológica de Catadores de Materiais Recicláveis (Asecmar), pelo reconhecimento e valorização do trabalho. A princípio a data deverá ser dia 10 de junho.

Sem testes no trânsito do Arroio Grande
A Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara de Vereadores vai pedir a suspensão dos testes no trânsito no entorno da rótula do Arroio Grande, nas imediações do Posto Laço Velho. O pedido partiu de empresários e moradores das imediações, que procuraram os vereadores para que sejam estudadas alternativas para melhorar o trânsito nas imediações. No meio da semana, o grupo de representantes participou da reunião da comissão que debateu o Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PlanMob) e fez a entrega de um abaixo assinado colhido nos últimos dias pela comunidade. “Iremos fazer este pedido para o secretário de Serviços Públicos a fim de que atenda a solicitação. Não se pode penalizar a comunidade com mudanças que irão deixar sequelas aos comerciantes ou aos moradores por causa de um fluxo que tem picos de 40 minutos a uma hora por dia. Queremos que haja um estudo mais profundo do fluxo neste horário de pico e melhorar o fluxo naquele ponto e resolver o problema como um todo, pois existem dificuldades em mais pontos”, citou o presidente da comissão, Mathias Bertram. Também é importante que seja realizada uma audiência pública com a comunidade para ouvir as suas sugestões para encontrar uma solução menos paliativa. Participaram da reunião os vereadores Hildo Ney Caspary, Francisco Carlos Smidt, Elstor Desbessell e Zé Abreu.

Comissão não aceita mais testesComissão não aceita mais testes Crédito: Assessoria/Câmara de Vereadores

Aberto ao diálogo
Conversei com o secretário Gérson Vargas, no dia de ontem e ele afirmou que está aberto ao diálogo, “vamos conversar com a comunidade”. Contudo, Vargas salientou que mais um teste está previsto para ser realizado no trânsito do Arroio Grande.

Elogios ao secretário de saúde
O vereador Ari Thessing, PT, subiu à tribuna para elogiar o secretário municipal de saúde Régis de Oliveira Junior. Ele se referiu a entrega de remédios através do ônibus móvel, “tem que se ter um faro muito bom. São pequenas questões que a gente nem percebe a importância destas ações”. O vereador teceu elogios ao secretário, ao Prefeito e aos demais funcionários da secretaria de Saúde.