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Quibe assado de batata

Colher de Pau - Alayde Guimarães Motta - 21/05/2019

Quer uma receita rápida para o seu jantar vegetariano? Quibe assado de batata! Esse prato é super gostoso e mega prático, além de não usar proteína animal.

INGREDIENTES
1 1/2 kg de batata bem cozida e sem casca
500 g de trigo para quibe (seco)
4 colheres de sopa de margarina ou manteiga
2 cebolas médias cortadas em fatias bem finas
Queijo mozarela (opcional)
Hortelã, sal, pimenta e azeite a gosto

MODO DE PREPARO
Depois de amassar bem as batatas cozidas, misture o trigo seco (direto do pacote, sem hidratar). Junte a massa a margarina ou manteiga. Tempere com azeite, sal, hortelã e pimenta a gosto. Forre com metade da receita da massa uma travessa de vidro (não precisa untar). Recheie com as cebolas fatiadas (bem finas). Pode-se acrescentar mozarela. Cubra com a outra metade da receita. Regue com azeite. Leve ao forno médio até dourar.
FONTE: https://www.tudogostoso.com.br

DICA DA SEMANA
Do Oriente um alimento antigo e muito nutriente, o trigo para quibe, triguilho ou bulgur, é um grão integral de trigo que não cresceu e que é submetido a um processo específico: os grãos germinados são primeiramente cozidos, depois secos e finalmente moídos para formarem pequenos pedaços semelhantes a grãos de arroz quebrados. Esse alimento concentra todas as propriedades nutritivas do cereal integral, é rico em fibras, vitaminas do complexo B, vitamina E, zinco, potássio, magnésio e selênio. Os benefícios para a saúde na ingestão do trigo para quibe são: controle da diabetes (a digestão lenta de cereais integrais evita picos de alta e baixa nos níveis de açúcar no sangue); peso (além de ajudar no bom funcionamento do intestino, o triguilho proporciona a sensação de saciedade por causa de suas fibras; é um antioxidante por conta do selênio e da vitamina E. Esse ingrediente é muito usado em países orientais (especialmente Turquia, Paquistão e na cozinha sírio-libanesa) e tem uma longa tradição visto que é conhecido desde o tempo dos babilônios. Pode ser usado todo dia como substituto do arroz. É importante variar!