Edição do dia 19/07/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Domingo tem Brique da Praça
GERAL
Unisc forma 16ª turma de Medicina
GERAL
Stock: Nelsinho Piquet corre pela primeira vez em Santa Cruz do Sul
ESPORTES - Piloto da equipe Texaco Full Time Sports terá experiência inédita neste fim de semana na pista gaúcha
Edição de inverno do curso Escola de formação de professores tem início na Unisc
EDUCAÇÃO
Audiência pública debate alterações no Plano Diretor
GERAL
Quatro cidades gaúchas
VARIEDADES - Quarta temporada de 'O professor pelado' tem reestreia repaginada
Domingo tem etapa da 5ª Olimpíada Rural
GERAL - Esse será o primeiro compromisso oficial das 14 candidatas a soberanas da 35ª Oktoberfest
Copa Seu Verardi
ESPORTES - Uma semana de treinos no Avenida
Rodada desta sexta vai apontar os semifinalistas
ESPORTES
Em jogo duas vagas no mata-mata da Copa CFC Celso
ESPORTES
Assaf joga nesta sexta-feira em Santa Maria
ESPORTES - Jogo foi alterado em virtude do Grenal neste sábado
Stock Car: Quinta etapa é neste final de semana
ESPORTES - Serão dois dias de atividades sem a companhia da Stock Light
Renomada professora do Serviço Social estará em Santa Cruz
GERAL
Novo Cabrais: Escola lança livro de receitas saudáveis
EDUCAÇÃO
Novo Cabrais: Pimenta visita obras e reafirma apoio ao município
GERAL - Deputado federal participou de almoço e conferiu de perto a pavimentação da Avenida Rodolfo Buss
Ascor e Prefeitura planejam nova exposição
GERAL
Colégio Mauá assume gestão da Escola Criança & Cia
EDUCAÇÃO
Prefeitura anuncia restauração do prédio
GERAL - Marcando a decisão, muda de árvore também foi plantada por alunos da rede de ensino municipal

Semana quente em Santa Cruz

De Olho na Informação - Júlio Mello - 21/06/2019

A semana que tivemos foi de ebulição na política da nossa cidade. Começamos pela formação da Comissão Parlamentar de Inquérito, a CPI, instituída na reunião da última segunda-feira, na Câmara de Vereadores. A Presidente da Câmara, Bruna Molz, PTB, apresentou a denúncia e ela foi aceita por unanimidade pelos pares. Logo em seguida foi feito um sorteio e escolhido três vereadores para a formação da comissão. Foram escolhidos de forma limpa e cristalina os vereadores Alex Knak, MDB, Solange Finger, SD e Mathias Bertram, PTB. Também nesta mesma semana saiu a notícia da saída do prefeito Telmo Kirst, do PP. E qual será o futuro do prefeito. Para qual partido ele irá migrar? A saída do prefeito já era esperada devido aos constantes desajustes com a atual direção do partido. Portanto, muita coisa aconteceu em poucos dias. O secretário de saúde, Régis de Oliveira, também pediu para sair na tarde de quarta-feira.

Escolha de nomes para a CPI foi momento histórico na Câmara, Alex Knak, MDB, Solange Finger, SD e Mathias Bertram, PTBEscolha de nomes para a CPI foi momento histórico na Câmara, Alex Knak, MDB, Solange Finger, SD e Mathias Bertram, PTB Crédito: Julio Mello

Nota do secretário
“Sou jornalista por formação. Ingressei na prefeitura de Santa Cruz como estagiário. Acompanhei de perto o trabalho do prefeito Telmo Kirst e entendi a importância política feita com valores e princípios. O prefeito, acompanhando meu trabalho, me permitiu crescer e ajudar na administração. A admiração que tenho por ele só cresce. Telmo é um exemplo para mim. Por isso me filiei ao PP, por isso, ao lado dele, me desfilio também. Seguiremos trabalhando incansavelmente por nossa cidade, com responsabilidade financeira e acreditando na política feita com lealdade e compromisso público. Uma gestão que respeita o equilíbrio orçamentário e garante superávit à Prefeitura. Sempre com coragem, seguiremos juntos”.

Régis de Oliveira JúniorRégis de Oliveira Júnior Crédito: Arquivo/RJ

Nota do PP
O Presidente do PP em Santa Cruz Henrique Hermany, enviou uma pequena nota oficial sobre a saída do prefeito Telmo Kirst. "Trata-se de uma decisão pessoal de um filiado, que recebemos sem surpresa,  até mesmo porque não é a primeira vez que ele sai do partido. O Progressistas de Santa Cruz do Sul segue firme, unido e terá candidato forte para vencer mais uma vez as eleições municipais." Henrique Hermany ,Presidente do Progressistas SCS.

Knak presidente
Entre os sorteados para comporem a CPI na Câmara, Alex Knak, ficou como presidente e Mathias Bertram, como relator. Conversei com Knak sobre o trabalho a ser feito. No entanto, me informou que a comissão só irá se manifestar em forma de nota oficial.  

Heck pediu para não ser escolhido
O vereador Alberto Heck, PT, que entrou no lugar do afastado Paulo Lersch, pediu para não ser colocado no sorteio para compor a CPI que poderá cassar o mandato do vereador, “me sinto impedido por ser colega e por ter entrado na sua vaga”. Os colegas concordaram e o deixaram de fora.

Brigada em Monte Alverne
O vereador Elstor Desbessel, PTB e oriundo do interior de Santa Cruz, pediu uma solução para a falta de segurança em Monte Alverne. Ele pediu ao comando da Brigada Militar uma posição com relação à falta de policiamento naquela comunidade, “Monte Alverne depois da aposentadoria do sargento Sortica está sem na parte da noite. Toda a noite temos tido casos de roubos de abigeato e na semana passada teve o roubo de dois caminhões”. O vereador se disse chateado em não ser recebido pelo comando da Brigada Militar de Santa Cruz. O vereador afirmou ainda que a comunidade está apreensiva com a situação. Entrei em contato com a Brigada Militar, mas não consegui obter informações a respeito.

Elstor Desbessel, PTB busca soluçõesElstor Desbessel, PTB busca soluções Crédito: Julio Mello

Nem todos os gatos são pardos
Na verdade nem foi bem assim que o vereador Bruno Faller, PDT, falou. Eu apenas usei para ilustrar a sua fala. Ele disse o seguinte, “não se pode colocar todos os vereadores em uma vala comum. Uma situação destas é uma vergonha para a Câmara de Vereadores”. Disse ainda de forma clara, “não coloque todos os gatos no mesmo balaio. Se a comunidade sabe de alguma coisa deve encaminhar denúncia ao Ministério Público”. Faller usou a tribuna na reunião da última segunda-feira, para externar sua indignação com relação aos comentários na comunidade de que a prática de pegar parte dos salários seria corriqueira na casa do povo.

Bruno Faller, PDTBruno Faller, PDT Crédito: Julio Mello

Bruno Faller, PDT, “Salário é sagrado”
O vereador Bruno Faller, PDT, estava bem indignado na reunião de segunda-feira passada. Além de dizer que nem todos os gatos são pardos, ele defendeu a lisura do seu mandato e afirmou que quem tira salário dos outros é ladrão. “Falo de forma genérica. Não posso tecer nenhuma afirmação para não criar nenhuma nulidade dentro do processo aqui da Câmara. Agora não se pode fazer como um avestruz e colocar a cabeça embaixo da terra e fazer de conta que nada esteja acontecendo”. Foi além, “esta é a primeira vez que um vereador é preso no exercício de seu mandato”. Faller fez um discurso bastante forte na tribuna. Também pediu direito de defesa ao vereador acusado.

Crime ambiental em Santa Cruz?
O líder de governo na Câmara Gerson Trevisan, PSDB, denunciou na tribuna, na reunião de segunda-feira, que as podas em Santa Cruz, não podem ser assim chamadas e sim de crime ambiental, “eles tiram todos os galhos do meio da árvore do tronco e ao lado fica uma espécie de forquilha. Com um vento mais forte estes galhos podem quebrar, pois a estrutura da árvore foi modificada”. As críticas à empresa fornecedora de energia elétrica têm sido fortes na Câmara. Não só pela maneira errada de fazer a poda, mas também pela não retirada do material caído pelas ruas.