Edição do dia 15/10/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Calendário de Eventos 2020
GERAL
35ª Oktoberfest: Shows tradicionalistas são atração desta quarta-feira
GERAL - Festa da Alegria terá apresentações do Grupo Fandangaço, às 20h, e Os Serranos, às 22h30, no Lonão
Festa da Alegria recebe 20 mil pessoas no Dia da Maturidade Ativa
GERAL - Mais de 40 grupos e excursões de todo o Estado estiveram na 35ª Oktoberfest nesta terça-feira, 15 de outubro
Dia do Professor: educação para a erradicação do trabalho infantil
GERAL - Conheça a história de dois profissionais que estão na linha de frente do programa ARISE, iniciativa que muda a realidade de crianças e adolescentes
Praça da Cultura levará o nome de José Paulo Rauber Filho
GERAL - Inauguração do local ocorreu no sábado, 12 e contou com a presença da família do homenageado
Terça-feira será de ponto facultativo nas escolas
GERAL - Além das escolas municipais e estaduais, algumas particulares também não terão aula neste dia
Dia do Eletricista é nesta quinta-feira
GERAL - Data marca a importância do profissional habilitado
Inscrições abertas para a Escola de Educação Infantil
GERAL - Há vagas gratuitas e pagas para crianças de 4 e 5 anos
Rodrigo Solda é o novo presidente
GERAL - Além dele, outros prefeitos foram empossados para a diretoria e conselho fiscal do biênio 2020/2021
Evento discute problemas do contrabando e a pirataria
GERAL - Palestra apresentou dados sobre as ameaças do mercado ilegal para a economia
Sicredi Vale do Rio Pardo enaltece o cooperativismo durante o desfile da 35ª Oktoberfest
GERAL
Quase 17 milhões já foram emprestados pelo município
GERAL
Primeiros dias de Oktoberfest superam 54,6 mil pessoas pagantes
GERAL - Semana segue repleta de atrações
Fala, professor!
EDUCAÇÃO - Especial Dia do Professor
Histórico da data
EDUCAÇÃO - Especial Dia do Professor
O profissional que dedica a sua vida a ensinar
EDUCAÇÃO - Especial Dia do Professor
O big bang é o Operacional Divino
OPINIÃO
Permitir não é obrigar
OPINIÃO

Semana quente em Santa Cruz

De Olho na Informação - Júlio Mello - 21/06/2019

A semana que tivemos foi de ebulição na política da nossa cidade. Começamos pela formação da Comissão Parlamentar de Inquérito, a CPI, instituída na reunião da última segunda-feira, na Câmara de Vereadores. A Presidente da Câmara, Bruna Molz, PTB, apresentou a denúncia e ela foi aceita por unanimidade pelos pares. Logo em seguida foi feito um sorteio e escolhido três vereadores para a formação da comissão. Foram escolhidos de forma limpa e cristalina os vereadores Alex Knak, MDB, Solange Finger, SD e Mathias Bertram, PTB. Também nesta mesma semana saiu a notícia da saída do prefeito Telmo Kirst, do PP. E qual será o futuro do prefeito. Para qual partido ele irá migrar? A saída do prefeito já era esperada devido aos constantes desajustes com a atual direção do partido. Portanto, muita coisa aconteceu em poucos dias. O secretário de saúde, Régis de Oliveira, também pediu para sair na tarde de quarta-feira.

Escolha de nomes para a CPI foi momento histórico na Câmara, Alex Knak, MDB, Solange Finger, SD e Mathias Bertram, PTBEscolha de nomes para a CPI foi momento histórico na Câmara, Alex Knak, MDB, Solange Finger, SD e Mathias Bertram, PTB Crédito: Julio Mello

Nota do secretário
“Sou jornalista por formação. Ingressei na prefeitura de Santa Cruz como estagiário. Acompanhei de perto o trabalho do prefeito Telmo Kirst e entendi a importância política feita com valores e princípios. O prefeito, acompanhando meu trabalho, me permitiu crescer e ajudar na administração. A admiração que tenho por ele só cresce. Telmo é um exemplo para mim. Por isso me filiei ao PP, por isso, ao lado dele, me desfilio também. Seguiremos trabalhando incansavelmente por nossa cidade, com responsabilidade financeira e acreditando na política feita com lealdade e compromisso público. Uma gestão que respeita o equilíbrio orçamentário e garante superávit à Prefeitura. Sempre com coragem, seguiremos juntos”.

Régis de Oliveira JúniorRégis de Oliveira Júnior Crédito: Arquivo/RJ

Nota do PP
O Presidente do PP em Santa Cruz Henrique Hermany, enviou uma pequena nota oficial sobre a saída do prefeito Telmo Kirst. "Trata-se de uma decisão pessoal de um filiado, que recebemos sem surpresa,  até mesmo porque não é a primeira vez que ele sai do partido. O Progressistas de Santa Cruz do Sul segue firme, unido e terá candidato forte para vencer mais uma vez as eleições municipais." Henrique Hermany ,Presidente do Progressistas SCS.

Knak presidente
Entre os sorteados para comporem a CPI na Câmara, Alex Knak, ficou como presidente e Mathias Bertram, como relator. Conversei com Knak sobre o trabalho a ser feito. No entanto, me informou que a comissão só irá se manifestar em forma de nota oficial.  

Heck pediu para não ser escolhido
O vereador Alberto Heck, PT, que entrou no lugar do afastado Paulo Lersch, pediu para não ser colocado no sorteio para compor a CPI que poderá cassar o mandato do vereador, “me sinto impedido por ser colega e por ter entrado na sua vaga”. Os colegas concordaram e o deixaram de fora.

Brigada em Monte Alverne
O vereador Elstor Desbessel, PTB e oriundo do interior de Santa Cruz, pediu uma solução para a falta de segurança em Monte Alverne. Ele pediu ao comando da Brigada Militar uma posição com relação à falta de policiamento naquela comunidade, “Monte Alverne depois da aposentadoria do sargento Sortica está sem na parte da noite. Toda a noite temos tido casos de roubos de abigeato e na semana passada teve o roubo de dois caminhões”. O vereador se disse chateado em não ser recebido pelo comando da Brigada Militar de Santa Cruz. O vereador afirmou ainda que a comunidade está apreensiva com a situação. Entrei em contato com a Brigada Militar, mas não consegui obter informações a respeito.

Elstor Desbessel, PTB busca soluçõesElstor Desbessel, PTB busca soluções Crédito: Julio Mello

Nem todos os gatos são pardos
Na verdade nem foi bem assim que o vereador Bruno Faller, PDT, falou. Eu apenas usei para ilustrar a sua fala. Ele disse o seguinte, “não se pode colocar todos os vereadores em uma vala comum. Uma situação destas é uma vergonha para a Câmara de Vereadores”. Disse ainda de forma clara, “não coloque todos os gatos no mesmo balaio. Se a comunidade sabe de alguma coisa deve encaminhar denúncia ao Ministério Público”. Faller usou a tribuna na reunião da última segunda-feira, para externar sua indignação com relação aos comentários na comunidade de que a prática de pegar parte dos salários seria corriqueira na casa do povo.

Bruno Faller, PDTBruno Faller, PDT Crédito: Julio Mello

Bruno Faller, PDT, “Salário é sagrado”
O vereador Bruno Faller, PDT, estava bem indignado na reunião de segunda-feira passada. Além de dizer que nem todos os gatos são pardos, ele defendeu a lisura do seu mandato e afirmou que quem tira salário dos outros é ladrão. “Falo de forma genérica. Não posso tecer nenhuma afirmação para não criar nenhuma nulidade dentro do processo aqui da Câmara. Agora não se pode fazer como um avestruz e colocar a cabeça embaixo da terra e fazer de conta que nada esteja acontecendo”. Foi além, “esta é a primeira vez que um vereador é preso no exercício de seu mandato”. Faller fez um discurso bastante forte na tribuna. Também pediu direito de defesa ao vereador acusado.

Crime ambiental em Santa Cruz?
O líder de governo na Câmara Gerson Trevisan, PSDB, denunciou na tribuna, na reunião de segunda-feira, que as podas em Santa Cruz, não podem ser assim chamadas e sim de crime ambiental, “eles tiram todos os galhos do meio da árvore do tronco e ao lado fica uma espécie de forquilha. Com um vento mais forte estes galhos podem quebrar, pois a estrutura da árvore foi modificada”. As críticas à empresa fornecedora de energia elétrica têm sido fortes na Câmara. Não só pela maneira errada de fazer a poda, mas também pela não retirada do material caído pelas ruas.