Edição do dia 15/10/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Calendário de Eventos 2020
GERAL
35ª Oktoberfest: Shows tradicionalistas são atração desta quarta-feira
GERAL - Festa da Alegria terá apresentações do Grupo Fandangaço, às 20h, e Os Serranos, às 22h30, no Lonão
Festa da Alegria recebe 20 mil pessoas no Dia da Maturidade Ativa
GERAL - Mais de 40 grupos e excursões de todo o Estado estiveram na 35ª Oktoberfest nesta terça-feira, 15 de outubro
Dia do Professor: educação para a erradicação do trabalho infantil
GERAL - Conheça a história de dois profissionais que estão na linha de frente do programa ARISE, iniciativa que muda a realidade de crianças e adolescentes
Praça da Cultura levará o nome de José Paulo Rauber Filho
GERAL - Inauguração do local ocorreu no sábado, 12 e contou com a presença da família do homenageado
Terça-feira será de ponto facultativo nas escolas
GERAL - Além das escolas municipais e estaduais, algumas particulares também não terão aula neste dia
Dia do Eletricista é nesta quinta-feira
GERAL - Data marca a importância do profissional habilitado
Inscrições abertas para a Escola de Educação Infantil
GERAL - Há vagas gratuitas e pagas para crianças de 4 e 5 anos
Rodrigo Solda é o novo presidente
GERAL - Além dele, outros prefeitos foram empossados para a diretoria e conselho fiscal do biênio 2020/2021
Evento discute problemas do contrabando e a pirataria
GERAL - Palestra apresentou dados sobre as ameaças do mercado ilegal para a economia
Sicredi Vale do Rio Pardo enaltece o cooperativismo durante o desfile da 35ª Oktoberfest
GERAL
Quase 17 milhões já foram emprestados pelo município
GERAL
Primeiros dias de Oktoberfest superam 54,6 mil pessoas pagantes
GERAL - Semana segue repleta de atrações
Fala, professor!
EDUCAÇÃO - Especial Dia do Professor
Histórico da data
EDUCAÇÃO - Especial Dia do Professor
O profissional que dedica a sua vida a ensinar
EDUCAÇÃO - Especial Dia do Professor
O big bang é o Operacional Divino
OPINIÃO
Permitir não é obrigar
OPINIÃO

Semana teve assalto, partido saindo do governo e pedido de renúncia

De Olho na Informação - Júlio Mello - 05/07/2019

A semana em Santa Cruz esteve bastante cheia de acontecimentos na área política. Primeiro tivemos o pedido de renúncia do vereador Paulo Lersch, ex-PT, que está preso no Presídio Regional de Santa Cruz. Os seus advogados entraram no começo da semana com uma carta de renúncia junto a direção da Câmara de Vereadores. Sendo assim, ele não terá mais o seu mandato cassado. Também tivemos um assalto ao Banco Sicredi em Monte Alverne, distrito onde, alguns vereadores já haviam pedido uma presença constante da Brigada Militar. Para fechar o rol de notícias, vereador Bruno Faller, do PDT, principal líder do partido, comunicou ao prefeito municipal, que o partido não faz mais parte da base aliada do governo. Caro amigo leitor, confira a seguir os desdobramentos destas importantes informações.

PDT de Bruno está fora do governo
O que já se via na prática dentro da Câmara, aconteceu de forma oficial. Ou seja, o desligamento do PDT da base de apoio do governo Municipal. Na verdade, o PDT é dividido em Santa Cruz, onde sempre existiu a ala de Bruno Faller e os de Rui Barbosa de Souza. Conversei com o Bruno na tarde de ontem e ele me falou que não existia outro caminho senão esse, “não havia diálogo com o governo e foi se desgastando cada vez mais”. Como o partido entrou no governo? “Este apoio foi na época da Jaqueline, onde ela era a presidente. Onde também se indicou de secretária e sempre falou que foi uma decisão do partido. E agora é uma decisão do partido sair do governo”. Já se ouviu rumores de que a atual secretária de Educação não pretende sair do governo. O que será feito pelo partido? “Vai ter que definir isso. Se for como foi no governo do Estado, que ficaram no governo, eles tiveram que deixar o partido”. Segundo Bruno, qualquer sanção contra a atual secretária de Educação poderá ocorrer somente depois de uma posição oficial da mesma. Por outro lado, Faller confirmou que os partidos PP, PSB, PDT e talvez PSDB poderão caminhar juntos nas eleições do ano que vem.

Bruno Faller, PDTBruno Faller, PDT Crédito: Julio Mello

Assalto em Monte Alverne
Foi nesta coluna que o vereador Elstor Desbessel, PTB, reclamou e bastante da falta de segurança em Monte Alverne. Foi dele o pedido de uma reunião com o comando da Brigada Militar para que fosse resolvida a questão da falta de um efetivo permanente naquela localidade. Os moradores já haviam reclamado de alguns delitos cometidos dias atrás. Mas nada semelhante ao assalto ocorrido na segunda-feira, no início da tarde. Matéria já foi veiculada neste Jornal. Desbessel fez um pedido para a Brigada Militar, “espero que a Brigada Militar tome uma posição e que não atenda os vereadores, mas sim a comunidade, o Clube da Gasolina, que sempre está de braços abertos prontos para atender os pedidos quando vem da Brigada”.

Repercutiu na reunião ordinária
O vereador André Scheibler, SD, subiu à Tribuna para lamentar o ocorrido em Monte Alverne, “o assalto ocorreu a poucos metros da escola e bem perto do começo das aulas. Não sei se dois brigadianos iriam conseguir, mas certamente iria inibir a atuação dos meliantes. Monte Alverne por ser praticamente uma cidade, contribui financeiramente muito mais que outras localidades”. O vereador citou até a localidade de Paredão, que também não tem segurança. Também salientou o grande trabalho do Sargento Sortica, que por anos labutou em prol da segurança e que agora não está mais em Monte Alverne.

Vereador está preocupado com Paredão tambémVereador está preocupado com Paredão também Crédito: Julio Mello

Sem tranquilidade
O vereador Alceu Crestani, PSDB, afirmou que a falta de um policiamento ostensivo em Monte Alverne tirou a tranquilidade dos moradores. “Felizmente este assalto não houve feridos e apenas prejuízos financeiros. O episódio serviu de alerta para as autoridades competentes e que as mesmas busquem a solução, o mais breve possível”. Por último, disse que Monte Alverne é sim uma pequena cidade.

Bruna está de volta?
Ainda não se tem a certeza de que a presidenta Bruna Molz, PTB, estará de volta à Câmara na próxima segunda-feira. Como todos sabem, a presidenta ficou de fora da última reunião por estar internada no Hospital Ana Nery. Conversei com ela e lhe perguntei se ela voltava ou não na segunda, “depende ainda. Tenho dez dias de atestado. Se eu estiver bem, volto na segunda”. Desejamos melhoras a Presidenta da Câmara.

Grande convenção
O vereador Mathias Bertram, PTB, subiu à tribuna para elogiar a convenção que o seu partido fez na semana passada. “Tivemos aqui na Câmara um grande encontro aqui nesta casa. Queremos cumprimentar o ex-prefeito Sérgio Moraes, a deputada estadual Kelly Moraes e o deputado federal, Marcelo Moraes pela presença”. No encontro dos petebistas locais, o advogado Marco Borba foi reeleito para seguir na presidência do partido.

Convenção do PT reelegeu Marco BorbaConvenção do PT reelegeu Marco Borba Crédito: Divulgação

Aqui as obras estão andando
Em São Paulo, alguns manifestantes contra a reforma da previdência, invadiram uma loja da Havan. O grupo se dirigiu aos caixas. Na hora de pagar, ergueram um cheque gigante, simbólico, no valor de R$ 168 milhões, em nome do "povo brasileiro", "assinado" por Luciano Hang. O valor refere-se a um cálculo de 2004 feito pelo Ministério Público Federal de dívidas que o empresário tinha, à época, com a Receita Federal e o INSS. Aqui em Santa Cruz, a futura loja da Havan, as obras seguem em ritmo acelerado.

Obras seguem em ritmo aceleradoObras seguem em ritmo acelerado Crédito: Julio Mello