Edição do dia 19/07/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Domingo tem Brique da Praça
GERAL
Unisc forma 16ª turma de Medicina
GERAL
Stock: Nelsinho Piquet corre pela primeira vez em Santa Cruz do Sul
ESPORTES - Piloto da equipe Texaco Full Time Sports terá experiência inédita neste fim de semana na pista gaúcha
Edição de inverno do curso Escola de formação de professores tem início na Unisc
EDUCAÇÃO
Audiência pública debate alterações no Plano Diretor
GERAL
Quatro cidades gaúchas
VARIEDADES - Quarta temporada de 'O professor pelado' tem reestreia repaginada
Domingo tem etapa da 5ª Olimpíada Rural
GERAL - Esse será o primeiro compromisso oficial das 14 candidatas a soberanas da 35ª Oktoberfest
Copa Seu Verardi
ESPORTES - Uma semana de treinos no Avenida
Rodada desta sexta vai apontar os semifinalistas
ESPORTES
Em jogo duas vagas no mata-mata da Copa CFC Celso
ESPORTES
Assaf joga nesta sexta-feira em Santa Maria
ESPORTES - Jogo foi alterado em virtude do Grenal neste sábado
Stock Car: Quinta etapa é neste final de semana
ESPORTES - Serão dois dias de atividades sem a companhia da Stock Light
Renomada professora do Serviço Social estará em Santa Cruz
GERAL
Novo Cabrais: Escola lança livro de receitas saudáveis
EDUCAÇÃO
Novo Cabrais: Pimenta visita obras e reafirma apoio ao município
GERAL - Deputado federal participou de almoço e conferiu de perto a pavimentação da Avenida Rodolfo Buss
Ascor e Prefeitura planejam nova exposição
GERAL
Colégio Mauá assume gestão da Escola Criança & Cia
EDUCAÇÃO
Prefeitura anuncia restauração do prédio
GERAL - Marcando a decisão, muda de árvore também foi plantada por alunos da rede de ensino municipal

Semana teve assalto, partido saindo do governo e pedido de renúncia

De Olho na Informação - Júlio Mello - 05/07/2019

A semana em Santa Cruz esteve bastante cheia de acontecimentos na área política. Primeiro tivemos o pedido de renúncia do vereador Paulo Lersch, ex-PT, que está preso no Presídio Regional de Santa Cruz. Os seus advogados entraram no começo da semana com uma carta de renúncia junto a direção da Câmara de Vereadores. Sendo assim, ele não terá mais o seu mandato cassado. Também tivemos um assalto ao Banco Sicredi em Monte Alverne, distrito onde, alguns vereadores já haviam pedido uma presença constante da Brigada Militar. Para fechar o rol de notícias, vereador Bruno Faller, do PDT, principal líder do partido, comunicou ao prefeito municipal, que o partido não faz mais parte da base aliada do governo. Caro amigo leitor, confira a seguir os desdobramentos destas importantes informações.

PDT de Bruno está fora do governo
O que já se via na prática dentro da Câmara, aconteceu de forma oficial. Ou seja, o desligamento do PDT da base de apoio do governo Municipal. Na verdade, o PDT é dividido em Santa Cruz, onde sempre existiu a ala de Bruno Faller e os de Rui Barbosa de Souza. Conversei com o Bruno na tarde de ontem e ele me falou que não existia outro caminho senão esse, “não havia diálogo com o governo e foi se desgastando cada vez mais”. Como o partido entrou no governo? “Este apoio foi na época da Jaqueline, onde ela era a presidente. Onde também se indicou de secretária e sempre falou que foi uma decisão do partido. E agora é uma decisão do partido sair do governo”. Já se ouviu rumores de que a atual secretária de Educação não pretende sair do governo. O que será feito pelo partido? “Vai ter que definir isso. Se for como foi no governo do Estado, que ficaram no governo, eles tiveram que deixar o partido”. Segundo Bruno, qualquer sanção contra a atual secretária de Educação poderá ocorrer somente depois de uma posição oficial da mesma. Por outro lado, Faller confirmou que os partidos PP, PSB, PDT e talvez PSDB poderão caminhar juntos nas eleições do ano que vem.

Bruno Faller, PDTBruno Faller, PDT Crédito: Julio Mello

Assalto em Monte Alverne
Foi nesta coluna que o vereador Elstor Desbessel, PTB, reclamou e bastante da falta de segurança em Monte Alverne. Foi dele o pedido de uma reunião com o comando da Brigada Militar para que fosse resolvida a questão da falta de um efetivo permanente naquela localidade. Os moradores já haviam reclamado de alguns delitos cometidos dias atrás. Mas nada semelhante ao assalto ocorrido na segunda-feira, no início da tarde. Matéria já foi veiculada neste Jornal. Desbessel fez um pedido para a Brigada Militar, “espero que a Brigada Militar tome uma posição e que não atenda os vereadores, mas sim a comunidade, o Clube da Gasolina, que sempre está de braços abertos prontos para atender os pedidos quando vem da Brigada”.

Repercutiu na reunião ordinária
O vereador André Scheibler, SD, subiu à Tribuna para lamentar o ocorrido em Monte Alverne, “o assalto ocorreu a poucos metros da escola e bem perto do começo das aulas. Não sei se dois brigadianos iriam conseguir, mas certamente iria inibir a atuação dos meliantes. Monte Alverne por ser praticamente uma cidade, contribui financeiramente muito mais que outras localidades”. O vereador citou até a localidade de Paredão, que também não tem segurança. Também salientou o grande trabalho do Sargento Sortica, que por anos labutou em prol da segurança e que agora não está mais em Monte Alverne.

Vereador está preocupado com Paredão tambémVereador está preocupado com Paredão também Crédito: Julio Mello

Sem tranquilidade
O vereador Alceu Crestani, PSDB, afirmou que a falta de um policiamento ostensivo em Monte Alverne tirou a tranquilidade dos moradores. “Felizmente este assalto não houve feridos e apenas prejuízos financeiros. O episódio serviu de alerta para as autoridades competentes e que as mesmas busquem a solução, o mais breve possível”. Por último, disse que Monte Alverne é sim uma pequena cidade.

Bruna está de volta?
Ainda não se tem a certeza de que a presidenta Bruna Molz, PTB, estará de volta à Câmara na próxima segunda-feira. Como todos sabem, a presidenta ficou de fora da última reunião por estar internada no Hospital Ana Nery. Conversei com ela e lhe perguntei se ela voltava ou não na segunda, “depende ainda. Tenho dez dias de atestado. Se eu estiver bem, volto na segunda”. Desejamos melhoras a Presidenta da Câmara.

Grande convenção
O vereador Mathias Bertram, PTB, subiu à tribuna para elogiar a convenção que o seu partido fez na semana passada. “Tivemos aqui na Câmara um grande encontro aqui nesta casa. Queremos cumprimentar o ex-prefeito Sérgio Moraes, a deputada estadual Kelly Moraes e o deputado federal, Marcelo Moraes pela presença”. No encontro dos petebistas locais, o advogado Marco Borba foi reeleito para seguir na presidência do partido.

Convenção do PT reelegeu Marco BorbaConvenção do PT reelegeu Marco Borba Crédito: Divulgação

Aqui as obras estão andando
Em São Paulo, alguns manifestantes contra a reforma da previdência, invadiram uma loja da Havan. O grupo se dirigiu aos caixas. Na hora de pagar, ergueram um cheque gigante, simbólico, no valor de R$ 168 milhões, em nome do "povo brasileiro", "assinado" por Luciano Hang. O valor refere-se a um cálculo de 2004 feito pelo Ministério Público Federal de dívidas que o empresário tinha, à época, com a Receita Federal e o INSS. Aqui em Santa Cruz, a futura loja da Havan, as obras seguem em ritmo acelerado.

Obras seguem em ritmo aceleradoObras seguem em ritmo acelerado Crédito: Julio Mello