Edição do dia 16/08/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Candidatas a soberanas da 35ª Oktoberfest participam de uma caminhada no centro
VARIEDADES
Gérson Vargas, Mauri Frantz e Jeferson Redondo aderem ao PSD
POLÍTICA
CDL Santa Cruz divulga vencedores do Dia dos Pais
GERAL - Promoção CDL Presente com Você fez o sorteio no final da tarde desta sexta-feira, dia 16, na Praça Getúlio Vargas
Mais uma edição do Brique da Praça acontece neste domingo
GERAL
Inscrições para o desfile cívico-militar encerram no dia 24
GERAL
Fogo simbólico chega nesta segunda-feira
GERAL
Santa Cruz agora tem uma Escola de Gestão
ESPORTES
Avenida perde jogo-treino, antes da Copinha
ESPORTES
Finalistas serão conhecidos no sábado
ESPORTES
Semifinalistas serão definidos em Rio Pardinho
ESPORTES
Tênis Clube Santa Cruz ganha reconhecimento
ESPORTES
Clássico do Vale do Rio Pardo é neste sábado
ESPORTES
Copa Truck: Santa Cruz do Sul abre terceira fase
ESPORTES
Fernando Jr. defenderá liderança correndo em casa
ESPORTES - Também haverá a Copa Truck e a Hyundai Copa HB20 movimentando o Autódromo
Dia do Escritor na Escola: um incentivo à educação
EDUCAÇÃO - Instituição realizou mais uma edição do projeto anual com escritoras santa-cruzenses
Semana da Pátria é tema de concurso nas escolas
EDUCAÇÃO
PPPs: O futuro dos serviços públicos?
GERAL - Workshop realizado na Unisc falou sobre a tendência das parcerias público-privadas
CDL Santa Cruz: Sorteio será nesta sexta
GERAL - Atividade ocorre às 17h, na Casa da CDL, na Praça da Getúlio Vargas

Assoeva fora da Taça Brasil de Futsal

Focando no Esporte - Júlio Mello - 06/08/2019

A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) decidiu no final de semana, retirar a Assoeva da Taça Brasil de Futsal, que está sendo realizada em Erechim. Quem estava de fora era a ACBF, que reclamou bastante e conseguiu vencer no final. A direção da Assoeva lançou uma nota de repúdio endereçada a CBFS. “A Assoeva/Unisc/ALM vem por meio deste, lamentar a decisão do STJD e da Confederação Brasileira de Futebol de Salão que a excluiu da 46ª Taça Brasil de Futsal, que inicia nesta segunda-feira, dia 5, na cidade de Erechim. Entendemos que os participantes do torneio são os atuais campeões de cada estado e por esta razão a vaga do RS seria da ACBF. No entanto, os clubes que disputam a Taça Brasil precisam estar jogando a competição no seu estado organizada pela respectiva federação estadual, o que não é o caso da ACBF. Desta forma, a exemplo do que já ocorreu na disputa da Copa do Brasil neste ano, a Assoeva foi a indicada pela Federação Gaúcha de Futebol de Salão para representar o estado na Taça Brasil neste ano. O clube sente-se desrespeitado com esta decisão arbitrária tomada para favorecer o time de Carlos Barbosa. Além disso, é vergonhoso a falta de consideração com a nossa equipe, que já estava com seu calendário alterado para poder participar da competição e já estava até em deslocamento a Erechim”. Infelizmente a força da ACBF é grande junto a Confederação Brasileira.

ACBF ganhou no nome
Vou escrever aqui, apenas o que deveria ser de acordo com o que fez a direção da Federação Gaúcha de Futsal (FGFS), ou seja, o que seria o certo. A ACBF tomou a decisão de não jogar o campeonato organizado pela FGFS nesta temporada. Tomou a decisão sabendo das futuras consequências. Mesmo assim, seguiu nesta direção. Ou seja, confiando na sua força política, no que acertou, infelizmente para a Assoeva, que já estava organizada para esta competição. Portanto, venceu o nome ACBF.

Um time altamente social e vencedor
Não se trata apenas de futsal. Podemos dizer que o futsal em Santa Cruz quebra paradigmas e o tal do preconceito. Cresceu muito ao longo dos anos. Temos em Santa Cruz várias equipes de futsal feminino. Todas com meninas talentosas. Eu poderia citar várias aqui neste espaço. Novas ou veteranas elas jogam de verdade. Uma das boas equipes que temos em Santa Cruz é o Excudetto das minhas amigas Rose e Elisa. As duas tocam este time já tem uma longa data. Este clube tem história em nossa cidade. Tem sido campeão por vários anos. Na semana passada ergueu o troféu de mais um campeonato em nível regional. Nesta equipe, tem muita gente que trabalha para que tudo dê certo. Além da Rosimeri Faleiro, uma das fundadoras, se juntou ao grupo a Coach, Adriane Frederich. O treinador Jorge Rech, que é preparador de goleiros da Assaf e já trabalhou com goleiros de grandes equipes. Como Cristian da ACBF e Léo da Abelc, é o comandante das meninas. Ele está muito orgulhoso do trabalho que vem realizando. “Já são quatro títulos que tenho junto com elas”. Na verdade, ainda existe muita discriminação com o futsal feminino. Quando surgiu o Excudetto, lá nos anos 90, mais precisamente em 1993, o início teve apenas 12 jogadoras. Hoje tem 25 meninas treinando. Portanto, a evolução foi grande, mas ainda tem sempre alguém para denegrir o futsal feminino. Contudo, o trabalho não para e as conquistas passam por cima dos pensamentos incertos sobre o futsal feminino.

Time conta com 25 jogadoras no elencoTime conta com 25 jogadoras no elenco Crédito: Divulgação

Atleta e preparadora física
A jovem jogadora Elisa é conhecida no futsal de Santa Cruz. Além de ser atleta do Excudetto ela é a responsável pela preparação física da equipe. De acordo com a Rosimeri Faleiro, o desempenho do time passa pelo bom trabalho exercido pela Elisa. “Ela é profissional, tem Cref, estuda bastante o futsal e nos ajuda muito dentro de quadra”. Elisa joga na ala direita e também é uma das que começaram no Excudetto. Variavelmente ela é escolhida como uma das melhores em quadra ou fica goleadora dos campeonatos por onde joga.

Além de jogar, Elisa é a preparadora física da equipeAlém de jogar, Elisa é a preparadora física da equipe Crédito: Divulgação

Trabalho forte em prol do esporte
Certamente o que vou escrever aqui faz parte de uma homenagem mais que justa a este senhor de cabeça branca. Claro de tanto se incomodar com os seus alunos. Falo do Jorge Rech, preparador de goleiros da Assaf. Ele tem sido este profissional há muitos anos dentro do Tricolor e sempre de forma beneficente com a causa do futsal. Por tudo, o que tem feito em nome do futsal e agora como técnico do futsal feminino, merece um muito obrigado da comunidade. Digo isso agora, pois tenho a certeza de que o mesmo pode ler e se sentir orgulhoso com o elogio merecedor. Parabéns Jorge por tudo o que fez pelo Futsal de Santa Cruz e agora mais precisamente no futsal feminino.

Treinador está feliz com o seu trabalho no ExcudettoTreinador está feliz com o seu trabalho no Excudetto Crédito: Julio Mello