Edição do dia 13/09/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Solidariedade declara apoio a Telmo
POLÍTICA
Saiba como ter desconto especial no IPTU do ano que vem
GERAL
A Hipnose pode auxiliar no autodesenvolvimento de forma eficaz
EMPRESARIAL - Especialista desmistificou tema e apontou benefícios da técnica no Café Empresarial
Reforma Tributária é tema da apresentação de Rigotto em Santa Cruz
GERAL
Dada a largada para a Semana Farroupilha
GERAL - Abertura aconteceu no Parque de Eventos na manhã desta sexta-feira
Fórum atrai dois secretários de Estado a Santa Cruz do Sul
GERAL - Representantes de todas as 28 regiões estiveram na Unisc nessa quinta-feira
Lino e Laila serão tema do Novo Cemai
GERAL
Aulas de autoescola com ou sem simulador de direção?
GERAL
Sessão especial para o ensino médio
VARIEDADES
Estudante de Santa Cruz conquista certificado de excelência internacional
EDUCAÇÃO
RGE instala aquecedores solares nas residências de 150 famílias
GERAL
Embarques devem superar os US$ 2 bilhões
GERAL
Depressão deve ser tratada no início, afirma especialista
ESPECIAIS - Mulheres sofrem de depressão duas vezes mais do que os homens
Tributo a Herb Alpert é hoje
VARIEDADES - Teatro do Mauá recebe apresentação às 20h
Sociedade Ginástica: Jantar Baile marca comemoração dos 126 anos
EMPRESARIAL
Farmácia Municipal reabre na segunda no novo prédio
SAÚDE
Grupo Tholl traz Casinha de Chocolate
VARIEDADES
18,2 mil exemplares foram vendidos
VARIEDADES - Além do sucesso em vendas, o público também compareceu e lotou a Praça Getúlio Vargas

Semana complicada na área da Segurança

De Olho na Informação - Júlio Mello - 16/08/2019

Tenho muito amigos na Brigada Militar. Uma instituição centenária do nosso Estado e que merece todo o respeito. Acompanhei e continuo vendo de perto os atos que vem ocorrendo depois do assalto em Vale Verde. A prisão de quatro pessoas ao invés de trazer alívio para a sociedade está gerando uma grande discussão. Justamente depois da “reclamação” de alguns deles de que teriam sido agredidos, sendo forçados a confessar as suas participações no assalto ou resgate dos assaltantes. Caiu na mídia como uma bomba. Pelas redes sociais, um dos brigadianos soltou uma nota dizendo justamente o contrário, de que ninguém foi agredido. As investigações dirão o que aconteceu de verdade.

Parabéns ao agora Tenente Coronel Nascimento
Com 33 anos de dedicação a Brigada Militar, o senhor Paulo Fernando Soares do Nascimento, se despede de vez da Brigada Militar. Ele foi promovido por merecimento e agora é Tenente Coronel Nascimento. Eu tive o privilégio de conhecer este senhor e realmente achei uma pessoa sensacional. Parabéns ao nosso Tenente Coronel Nascimento.

Coronel Reis e o Tenente Coronel NascimentoCoronel Reis e o Tenente Coronel Nascimento Crédito: Divulgação/BM

O que eu posso fazer por Santa Cruz do Sul para as próximas eleições?  
A resposta a esta pergunta e também às perguntas que você desejar fazer a respeito ao Deputado Estadual do NOVO Fábio Ostermann serão respondidas no encontro que está programado pelo Núcleo do Novo de SCS para o próximo dia 23 de agosto, às 18h30, no espaço reservado da Churrascaria Borges, na esquina das ruas Borges de Medeiros e Tenente Coronel Brito. Não será cobrado ingresso, e o jantar é por adesão (cada convidado paga o seu na hora diretamente ao restaurante).

Veto acolhido
Os vereadores acolheram o veto do prefeito Telmo Kirst (PSD) ao projeto de lei de autoria do vereador Alex Knak (MDB) que previa a instalação de câmeras de segurança nas escolas públicas. A votação terminou empatada em oito votos, sendo que o voto minerva foi do presidente da sessão, Gerson Trevisan (PSDB), que ocupava a presidência pela ausência de Bruna Molz (PTB), que estava com problemas de saúde. Foram a favor do veto do prefeito os vereadores Licério Agnes (PP), André Scheibler (SD), Solange Finger (SD), Alceu Crestani (PSDB), Ari Thessing (PT),  Elstor Desbessel (PTB) e Francisco Carlos Smidt (PTB), Guiomar Rossini (suplente PTB) e Gerson Trevisan (PSDB) e, pela rejeição do veto votaram Zé Abreu (PTB), Mathias Bertram (PTB), Alberto Heck (PT), Alex Knak (MDB), Hildo Ney Caspary (PP), Bruno Cesar Faller (PDT), Edmar Hermany (PP), Luizinho Ruas (PTB).

Sem voz
A Presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz, Bruna Molz, mais uma vez esteve impedida de presidir a reunião. Pelo que andei apurando, ela estava praticamente sem voz. Ou seja, bem ruim mesmo para comandar a reunião na última segunda-feira.

Seguindo o líder
O secretário de saúde está fazendo o óbvio, ou seja, seguindo o seu líder e mentor político, quando optou por se filiar ao PSD. Partido do ex-goleiro Danrlei, que o elogiou de forma bastante clara, quando da assinatura de ficha do prefeito Telmo Kirst. Régis de Oliveira Júnior, entrou no PSD e está apto a ser votado. Portanto, podendo ser candidato a vereador ou participar de uma chapa na majoritária.

Telmo Kirst e Régis de Oliveira JúniorTelmo Kirst e Régis de Oliveira Júnior Crédito: Divulgação

Aprovado projeto do Hildo Ney
Como eu já havia antecipado aqui na coluna passada, a Câmara aprovou por unanimidade o projeto de autoria do vereador Hildo Ney Caspary (Progressistas), que concede o título de Cidadão Honorário ao diretor do Colégio Mauá, Nestor Raschen. Uma justa homenagem. Parabéns vereador pela visão.

Hildo Ney Caspary, PPHildo Ney Caspary, PP Crédito: Divulgação

Conselho da Agerst
A Câmara também aprovou o projeto que dispõe sobre a composição do Conselho Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Município de Santa Cruz do Sul (Agerst). A mesma será composta pelo engenheiro civil José Luiz Juruena (titular) e suplente, Jorge Luiz Rodrigues Marques (Engenheiro Mecânico), representantes do Executivo; pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS), inspetoria de Santa Cruz do Sul, o engenheiro civil, Auro Jorge Schilling (titular) e o suplente, o engenheiro eletricista Fábio Roberto Azevedo; representante do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), unidade de Santa Cruz do Sul: contador Ernani Baier (titular) e suplente o contador Norberto Raul Haas; pela Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), o titular é o engenheiro civil Astor José Grüner e o suplente o contador Marlo João Eisenhardt; pelos consumidores dos serviços delegados, a titular é a contadora Miriam Cristina Lau.