Edição do dia 13/09/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Solidariedade declara apoio a Telmo
POLÍTICA
Saiba como ter desconto especial no IPTU do ano que vem
GERAL
A Hipnose pode auxiliar no autodesenvolvimento de forma eficaz
EMPRESARIAL - Especialista desmistificou tema e apontou benefícios da técnica no Café Empresarial
Reforma Tributária é tema da apresentação de Rigotto em Santa Cruz
GERAL
Dada a largada para a Semana Farroupilha
GERAL - Abertura aconteceu no Parque de Eventos na manhã desta sexta-feira
Fórum atrai dois secretários de Estado a Santa Cruz do Sul
GERAL - Representantes de todas as 28 regiões estiveram na Unisc nessa quinta-feira
Lino e Laila serão tema do Novo Cemai
GERAL
Aulas de autoescola com ou sem simulador de direção?
GERAL
Sessão especial para o ensino médio
VARIEDADES
Estudante de Santa Cruz conquista certificado de excelência internacional
EDUCAÇÃO
RGE instala aquecedores solares nas residências de 150 famílias
GERAL
Embarques devem superar os US$ 2 bilhões
GERAL
Depressão deve ser tratada no início, afirma especialista
ESPECIAIS - Mulheres sofrem de depressão duas vezes mais do que os homens
Tributo a Herb Alpert é hoje
VARIEDADES - Teatro do Mauá recebe apresentação às 20h
Sociedade Ginástica: Jantar Baile marca comemoração dos 126 anos
EMPRESARIAL
Farmácia Municipal reabre na segunda no novo prédio
SAÚDE
Grupo Tholl traz Casinha de Chocolate
VARIEDADES
18,2 mil exemplares foram vendidos
VARIEDADES - Além do sucesso em vendas, o público também compareceu e lotou a Praça Getúlio Vargas

Grupo forte e bons de voto

De Olho na Informação - Júlio Mello - 23/08/2019

O prefeito Telmo Kirst, agora no PSD, está cumprindo com sua palavra empenhada em fortalecer o partido em que acabara de entrar. Na semana passada vimos a adesão de mais lideranças ao seu novo partido. Gerson Vargas, um dos destaques do secretariado, que por muitos anos ficou sem partido, agora deverá ser candidato a vereador. Outros dois possíveis candidatos vieram do PP. Mauri Frantz, atual subprefeito de Monte Alverne e Geferson de Souza, o famoso Redondo. Redondo é um dos líderes esportivos do Bairro Bom Jesus. Por outro lado, algumas fontes me informaram de que algumas pessoas de outros partidos foram chamadas esta semana para ingressarem na Prefeitura. Uma delas é o Carlos Renato, radialista e que foi candidato a vereador pelo PTB na última eleição. Dizem as boas línguas que os partidos ligados ao governo serão os únicos que deverão ter os 26 candidatos exigidos por cada partido.

Mauri Frantz, Gerson Vargas, Telmo Kirst, Geferson de Souza e Régis de Oliveira JúniorMauri Frantz, Gerson Vargas, Telmo Kirst, Geferson de Souza e Régis de Oliveira Júnior Crédito: Divulgação

Quem está por dentro da nova legislação eleitoral?
Muita coisa mudou com relação às eleições passadas. Uma delas é o fim das coligações proporcionais. Terá uma ampliação do número de candidatos que cada partido poderá lançar e ainda, a redução do tempo de domicílio eleitoral, que era de um ano e agora é de seis meses. Portanto, os dirigentes partidários devem prestar atenção nestas questões. Nesta nova legislação, os partidos mais fortes serão beneficiados em tese. Com a reforma política, os partidos não mais poderão se coligar em eleições proporcionais. Isso não significa que o sistema proporcional deixará de existir, mas apenas que os partidos concorrerão em chapas separadas, sem alianças. Ou seja, contarão apenas com os seus votos.
 
Quantos candidatos por partido?
Haverá mudança também no número de candidatos a vereador que serão lançados em 2020. No ano que vem, cada partido político poderá ter até 150% de candidatos de acordo com o número de vagas da Câmara Municipal. Com a vigência da nova legislação, cada partido isoladamente deverá lançar até 150% do número de cadeiras. As legendas terão que se adaptar às mudanças. Para o alcance do coeficiente eleitoral haverá a necessidade de um número maior de candidatos como também nomes que tenham maior representatividade em número de votos sob pena de alcançarem o valor de voto necessários. Santa Cruz como tem 17 vagas, cada partido deverá ter até 26 candidatos a vereador.
 
Justa e bonita homenagem
Sinceramente a Câmara faz algumas homenagens sem nexo e completamente desnecessárias. Todavia, na última segunda-feira, a Câmara realizou sessão solene na noite desta segunda-feira, dia 19, para a entrega do título de Cidadão Honorário ao professor Nestor Raschen, diretor do Colégio Mauá, um dos melhores da nossa cidade. A proposta partiu do vereador Hildo Ney Caspary (Progressistas). A sessão foi muito concorrida com a presença da comunidade escolar do Colégio Mauá, na qual Nestor é diretor. Raschen nasceu no dia 25 de outubro de 1959, em Trombudo, atualmente Vale do Sol, filho dos agricultores, Cecilia e Alfredo Raschen. É casado há 37 anos com Núria Selenia Raschen, pai de três filhos Thiago e Matheus, já falecidos e, Samuel, que é professor de Matemática, e é casado com Sheila Bischoff Rocha. Samuel e Sheila têm dois filhos – Monique e Fernando. Nestor fez seus estudos primários na Escola Estadual Guilherme Fischer, em Vale do Sol e o Ensino Médio na Escola Normal Evangélica de Ivoti. Possui graduação em Letras e pós-graduação em Administração Escolar. Iniciou suas atividades profissionais em 1978, como professor do Colégio Barão do Rio Branco, em Cachoeira do Sul, onde também exercia atividades na Comunidade Evangélica de Cachoeira do Sul. Em 1980 transferiu-se para o colégio Mauá e acumulando diferentes funções. Entre 1980 e 1987 também exerceu funções pastorais na Comunidade Evangélica. Em janeiro de 1987, a convite da sociedade Escolar de Santa Cruz – mantenedora do Colégio Mauá e por indicação do Professor e Diretor Wilson Ademar Griesang, assumiu o cargo de vice-diretor geral do Colégio Mauá, deixando então o trabalho que exercia na Comunidade Evangélica. Em dezembro de 2013, o vice-diretor Nestor Raschen assumiu a direção geral do Colégio Mauá, substituindo ao professor Wilson Ademar Griesang. E deu sequência no plano em desenvolvimento de construir o novo prédio idealizado para bem atender a comunidade escolar. “Missão concluída com êxito no início de 2019, quando o colégio colocou à disposição da comunidade um moderno prédio de 4.600 metros quadrados e com capacidade para 800 alunos”, observa o vereador Hildo Ney Caspary.

Hildo Ney Caspary, Nestor Raschen e Bruna MolzHildo Ney Caspary, Nestor Raschen e Bruna Molz Crédito: Assessoria/Câmara Vereadores

MDB tem eleição neste final de semana
O MDB do possível candidato a prefeito, Alex Knak, realiza neste sábado, a sua convenção municipal. Está marcada para começar às 10h e com término previsto para às 12h30. Na pauta tem reunião dos núcleos do MDB Mulher e MDB Jovem e apresentação de novos filiados. A convenção será na Câmara de Vereadores. O vereador Alex Knak, embora com alguma resistência deverá ser indicado para assumir a presidência do partido.

Membros do partido querem que vereador assuma a presidênciaMembros do partido querem que vereador assuma a presidência Crédito: Julio Mello

Deputados unem esforços para priorizar obras na Região Central 
Embora não tenha muita coisa diretamente para a nossa cidade eu achei boa a ideia dos deputados da nossa região. As demandas da Região Central uniram os esforços de três parlamentares de partidos diferentes. Os deputados estaduais Edson Brum (MDB), Adolfo Brito (Progressistas) e Kelly Moraes (PTB) firmaram na quarta-feira, 21 de agosto, acordo pelo qual priorizam, no exercício dos seus mandatos, obras estruturais para os municípios que representam. Os parlamentares estiveram com o Chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, e solicitaram audiência com o governador Eduardo Leite para encaminhar o assunto. Os deputados pretendem concentrar esforços, inicialmente, em obras na malha viária estadual. As obras priorizadas incluem: ERS-410, trecho de Candelária ao Bexiga; ERS-403, trecho Rio Pardo a Cachoeira do Sul; Acesso de Lagoão até o município de Segredo, perfazendo 28 quilômetros; A recuperação do trecho entre os municípios de Sobradinho a Segredo; Acesso a Tunas pelo município de Jacuizinho, perfazendo 13 quilômetros pela estrada ERS-531; Acesso municipal entre Lagoa Bonita e Passa Sete; entre outras obras.

Kelly Moraes, Adolfo Brito, Otomar Vivian e Edson BrumKelly Moraes, Adolfo Brito, Otomar Vivian e Edson Brum Crédito: Leandro Luz