Edição do dia 24/01/2020

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Brigada Militar prende suspeito com animal abatido
POLÍCIA
Saboreares: opção de qualidade o ano inteiro
EMPRESARIAL
Mecânica do Fernando: há nove anos prestando serviços de qualidade
EMPRESARIAL
Sabores deliciosos é na CremoLatto Sorvetes
EMPRESARIAL
O que você precisa saber sobre vagas para idosos e deficientes
GERAL
Cepru Unisc: Inscrições para Instrutor de Trânsito estão abertas
GERAL
Vegetação na Av. do Imigrante obstrui visão de motoristas
GERAL - Apesar de todo embelezamento, cidadãos reclamam que plantas prejudicam o trânsito
Mais seis escolas da rede municipal estão sendo revitalizadas
EDUCAÇÃO - Pintura interna e externa, aquisição de mobiliário, reforma nas quadras esportivas, instalação de playground, entre outros serviços estão sendo realizados
Vestibular solidário da Uninter ajuda escolas carentes
GERAL
Exposição fotográfica do Capsia está sendo realizada no Shopping Santa Cruz
VARIEDADES
O que o Novo Cemai terá de diferente?
SAÚDE
Campanha visa arrecadar material escolar
GERAL - Criada por um grupo de torcedores do Inter, ação se estende até o dia 15 de fevereiro
Brinqmania realiza festa beneficente para Juju
GERAL
Segunda edição do Bailinho da Borges está confirmada
VARIEDADES - O evento será realizado dia 15 de fevereiro, na Rua Borges do Medeiros
Literatura Brasileira dos Catarinenses
OPINIÃO
MP denuncia mais um vereador por 'rachadinha'
POLÍTICA - Alceu Crestani (PSDB) também teria mantido um funcionário fantasma em Monte Alverne
Aproveite seu verão no Park Nativo
GERAL
Novo valor da passagem gera controvérsia
ECONOMIA - Promotor de Defesa Comunitária vê espaço para cálculo com tarifa menor

Juntos ou não?

De Olho na Informação - Júlio Mello - 06/09/2019

A pergunta mais ouvida nos últimos dias nas rodinhas políticas é sobre a possível junção de PTB e PP nas próximas eleições. Tudo porque uma foto nas redes sociais do final de semana com Sérgio Moraes e o vereador Mathias Bertram com a família Hermany, causou um furor na política local. O encontro pode ter sido casual e a foto uma simples cortesia de quem quis tirar. Em tese é apenas isso neste momento. Pelas redes sociais, o presidente do PP, Henrique Hermany, salientou que o ranço do passado em nada tem a ver com os políticos de hoje. Também falou em políticos da nova geração. Inclusive citou os nomes de Bruno Faller, Alex Knak, Fabiano Dupont e Mathias Bertram. Disse mais, “eu não preciso brigar com o Mathias só porque ele é do PTB; ou com o Alex porque ele é MDB! Eu não preciso herdar as discórdias do passado. Sei respeitar as diferenças, sei ouvir e saberei ajudar a construir um Projeto de Cidade, que esteja acima de qualquer interesse”. Olha, pode até não ter nenhum fundamento, mas que estão alinhados estão. Esta postagem do Henrique Hermany, diz muita coisa. Na minha leitura trata-se de uma defesa bem tranquila para uma futura união. Eu não descarto esta possibilidade, ainda mais depois dos últimos passos do prefeito de Santa Cruz.

Helena Hermany, Sérgio Moraes, Henrique Hermany, Mathias Bertram e Edmar HermanyHelena Hermany, Sérgio Moraes, Henrique Hermany, Mathias Bertram e Edmar Hermany Crédito: Reprodução

PP, MDB, PDT, PSB e PTB todos juntos?
Deixo claro que não existe nada deliberado entre estes partidos para caminharem juntos no ano que vem. São apenas ilações deste colunista no momento atual. Lá na frente é que as coisas se decidem. Na verdade, são as ações dos próprios partidários que nos levam a tirar algumas conclusões sobre possíveis acordos. Seguidamente os partidários estão reunidos ou estão em eventos. Na Câmara, os discursos de Alex Knak, Mathias Bertram e Bruno Faller estão afinados. Destes apenas o do PTB sempre foi oposição.

Eleição interessante no ano que vem
Se realmente confirmar que PP e PTB venham juntos no ano que vem e ainda com o MDB, PDT e PSB, será uma das eleições mais disputadas em nossa cidade. A situação também deverá reunir alguns partidos interessantes. Já estão no governo PSDB, DEM, PSD, PRB, SD, PSL e PPS. Não se sabe ainda os nomes da possível chapa da majoritária. Assim como a oposição ainda não tem nada neste sentido. Existem apenas rumores de possíveis candidatos do governo e eu não arrisco a escrever nenhum deles. Pela situação tem gente apostando em nomes que ainda não figuram em partidos políticos. Seria uma aposta em um nome totalmente novo. O que para os tempos de hoje não seria nenhuma novidade. Falam até que poderia ser uma pessoa ligada a segurança pública. Será? Não sei. Só ano que vem para saber.

Tem ainda PT, PSTU e PL.
O Partido dos Trabalhadores vai escolher neste final de semana seus mandatários. Uma das poucas vezes em que o vereador Ari Thessing, não estará envolvido no pleito. Teve eleição que Thessing acertava até mesmo o percentual de quem venceria a eleição. Como se sabe, ele deverá deixar o partido dos Trabalhadores. Foi o tempo que ele comandava o partido. Assim como o PT, o PSTU, tem tido candidatos a prefeito nas eleições anteriores. O PL, por enquanto ainda é uma incógnita. Não se sabe para onde vai. Me parece que apenas a partir de março, quando abre a janela para mudanças, o partido deverá discutir o futuro.

Vereador em conflito com o partido deverá sairVereador em conflito com o partido deverá sair Crédito: Julio Mello

PT terá eleições internas neste domingo
Neste domingo, dia 8 de setembro, acontece o Processo de Eleições Diretas (PED), do Partido dos Trabalhadores (PT), em todo o país. Em Santa Cruz do Sul, a votação acontecerá na Câmara de Vereadores das 9 às 18h, com apuração e divulgação do resultado no mesmo dia. Os filiados e filiadas ao partido irão às urnas para eleger um novo diretório e presidente. Sem disputas internas, o PT se uniu em consenso na chapa 'A unidade para a reconstrução de um partido popular e de esquerda'. Também de comum acordo, o PT terá candidato único à presidência no município. Trata-se do jornalista Frederico de Barros Silva, que atualmente preside a Comissão Provisória da sigla. Para votar, basta apresentar um título de eleitor ou documento com foto para a Comissão Eleitoral responsável pelo pleito.

Delegados serão definidos na eleição
O Processo de Eleições Diretas (PED) é um instrumento de democracia interna que está em constante aprimoramento. Em nível estadual e nacional, diversas chapas concorrem com suas teses e tendências. Neste primeiro momento, além da votação municipal, serão definidos os delegados que definirão os rumos do PT estadual e nacional, elegendo uma nova executiva e a presidência do partido no Rio Grande do Sul e no Brasil.

Nada mais justo
O vereador Alberto Heck é o novo líder da bancada do PT na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul. O anúncio foi feito pelo vereador Ari Thessing na sessão da última segunda-feira, dia 2, que era até então o líder do partido. Heck ocupou a tribuna para destacar sua preocupação com a cidade. "Solicitamos a atenção do Executivo com algumas situações relacionadas às tipuanas, principalmente com o risco de acidentes que podem decorrer da queda de galhos de menor ou maior porte, muitos deles já quebrados e presos às árvores apenas por erva de passarinho ou outras plantas parasitas que se desenvolvem nas mesmas". Alberto Heck está bem alinhado com os novos rumos do partido.

Alberto Heck, PTAlberto Heck, PT Crédito: Assessoria de Imprensa/Câmara

Trabalho nas redes sociais
O Secretario Gerson Vargas está fazendo em suas redes sociais uma propaganda do seu trabalho junto à secretaria de Transportes e Serviços Públicos. Seguidamente ele coloca lá que a Prefeitura está colocando lâmpadas em algum bairro da cidade. Também escreve sobre os trabalhos nas tipuanas. Também vi outro dia, que a Prefeitura está melhorando os espaços de acessibilidade, nas esquinas das ruas. Agora, dias atrás ele postou que a sua pasta iniciou os estudos para eliminar a fiação aérea em frente à Catedral São João Batista, como fizeram Paris e Nova York. No que eu acho correto. Fazer uma selfie hoje, na frente da Igreja não fica legal. Agora sem os fios vai ficar linda demais.