Edição do dia 13/09/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Solidariedade declara apoio a Telmo
POLÍTICA
Saiba como ter desconto especial no IPTU do ano que vem
GERAL
A Hipnose pode auxiliar no autodesenvolvimento de forma eficaz
EMPRESARIAL - Especialista desmistificou tema e apontou benefícios da técnica no Café Empresarial
Reforma Tributária é tema da apresentação de Rigotto em Santa Cruz
GERAL
Dada a largada para a Semana Farroupilha
GERAL - Abertura aconteceu no Parque de Eventos na manhã desta sexta-feira
Fórum atrai dois secretários de Estado a Santa Cruz do Sul
GERAL - Representantes de todas as 28 regiões estiveram na Unisc nessa quinta-feira
Lino e Laila serão tema do Novo Cemai
GERAL
Aulas de autoescola com ou sem simulador de direção?
GERAL
Sessão especial para o ensino médio
VARIEDADES
Estudante de Santa Cruz conquista certificado de excelência internacional
EDUCAÇÃO
RGE instala aquecedores solares nas residências de 150 famílias
GERAL
Embarques devem superar os US$ 2 bilhões
GERAL
Depressão deve ser tratada no início, afirma especialista
ESPECIAIS - Mulheres sofrem de depressão duas vezes mais do que os homens
Tributo a Herb Alpert é hoje
VARIEDADES - Teatro do Mauá recebe apresentação às 20h
Sociedade Ginástica: Jantar Baile marca comemoração dos 126 anos
EMPRESARIAL
Farmácia Municipal reabre na segunda no novo prédio
SAÚDE
Grupo Tholl traz Casinha de Chocolate
VARIEDADES
18,2 mil exemplares foram vendidos
VARIEDADES - Além do sucesso em vendas, o público também compareceu e lotou a Praça Getúlio Vargas

Juntos ou não?

De Olho na Informação - Júlio Mello - 06/09/2019

A pergunta mais ouvida nos últimos dias nas rodinhas políticas é sobre a possível junção de PTB e PP nas próximas eleições. Tudo porque uma foto nas redes sociais do final de semana com Sérgio Moraes e o vereador Mathias Bertram com a família Hermany, causou um furor na política local. O encontro pode ter sido casual e a foto uma simples cortesia de quem quis tirar. Em tese é apenas isso neste momento. Pelas redes sociais, o presidente do PP, Henrique Hermany, salientou que o ranço do passado em nada tem a ver com os políticos de hoje. Também falou em políticos da nova geração. Inclusive citou os nomes de Bruno Faller, Alex Knak, Fabiano Dupont e Mathias Bertram. Disse mais, “eu não preciso brigar com o Mathias só porque ele é do PTB; ou com o Alex porque ele é MDB! Eu não preciso herdar as discórdias do passado. Sei respeitar as diferenças, sei ouvir e saberei ajudar a construir um Projeto de Cidade, que esteja acima de qualquer interesse”. Olha, pode até não ter nenhum fundamento, mas que estão alinhados estão. Esta postagem do Henrique Hermany, diz muita coisa. Na minha leitura trata-se de uma defesa bem tranquila para uma futura união. Eu não descarto esta possibilidade, ainda mais depois dos últimos passos do prefeito de Santa Cruz.

Helena Hermany, Sérgio Moraes, Henrique Hermany, Mathias Bertram e Edmar HermanyHelena Hermany, Sérgio Moraes, Henrique Hermany, Mathias Bertram e Edmar Hermany Crédito: Reprodução

PP, MDB, PDT, PSB e PTB todos juntos?
Deixo claro que não existe nada deliberado entre estes partidos para caminharem juntos no ano que vem. São apenas ilações deste colunista no momento atual. Lá na frente é que as coisas se decidem. Na verdade, são as ações dos próprios partidários que nos levam a tirar algumas conclusões sobre possíveis acordos. Seguidamente os partidários estão reunidos ou estão em eventos. Na Câmara, os discursos de Alex Knak, Mathias Bertram e Bruno Faller estão afinados. Destes apenas o do PTB sempre foi oposição.

Eleição interessante no ano que vem
Se realmente confirmar que PP e PTB venham juntos no ano que vem e ainda com o MDB, PDT e PSB, será uma das eleições mais disputadas em nossa cidade. A situação também deverá reunir alguns partidos interessantes. Já estão no governo PSDB, DEM, PSD, PRB, SD, PSL e PPS. Não se sabe ainda os nomes da possível chapa da majoritária. Assim como a oposição ainda não tem nada neste sentido. Existem apenas rumores de possíveis candidatos do governo e eu não arrisco a escrever nenhum deles. Pela situação tem gente apostando em nomes que ainda não figuram em partidos políticos. Seria uma aposta em um nome totalmente novo. O que para os tempos de hoje não seria nenhuma novidade. Falam até que poderia ser uma pessoa ligada a segurança pública. Será? Não sei. Só ano que vem para saber.

Tem ainda PT, PSTU e PL.
O Partido dos Trabalhadores vai escolher neste final de semana seus mandatários. Uma das poucas vezes em que o vereador Ari Thessing, não estará envolvido no pleito. Teve eleição que Thessing acertava até mesmo o percentual de quem venceria a eleição. Como se sabe, ele deverá deixar o partido dos Trabalhadores. Foi o tempo que ele comandava o partido. Assim como o PT, o PSTU, tem tido candidatos a prefeito nas eleições anteriores. O PL, por enquanto ainda é uma incógnita. Não se sabe para onde vai. Me parece que apenas a partir de março, quando abre a janela para mudanças, o partido deverá discutir o futuro.

Vereador em conflito com o partido deverá sairVereador em conflito com o partido deverá sair Crédito: Julio Mello

PT terá eleições internas neste domingo
Neste domingo, dia 8 de setembro, acontece o Processo de Eleições Diretas (PED), do Partido dos Trabalhadores (PT), em todo o país. Em Santa Cruz do Sul, a votação acontecerá na Câmara de Vereadores das 9 às 18h, com apuração e divulgação do resultado no mesmo dia. Os filiados e filiadas ao partido irão às urnas para eleger um novo diretório e presidente. Sem disputas internas, o PT se uniu em consenso na chapa 'A unidade para a reconstrução de um partido popular e de esquerda'. Também de comum acordo, o PT terá candidato único à presidência no município. Trata-se do jornalista Frederico de Barros Silva, que atualmente preside a Comissão Provisória da sigla. Para votar, basta apresentar um título de eleitor ou documento com foto para a Comissão Eleitoral responsável pelo pleito.

Delegados serão definidos na eleição
O Processo de Eleições Diretas (PED) é um instrumento de democracia interna que está em constante aprimoramento. Em nível estadual e nacional, diversas chapas concorrem com suas teses e tendências. Neste primeiro momento, além da votação municipal, serão definidos os delegados que definirão os rumos do PT estadual e nacional, elegendo uma nova executiva e a presidência do partido no Rio Grande do Sul e no Brasil.

Nada mais justo
O vereador Alberto Heck é o novo líder da bancada do PT na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul. O anúncio foi feito pelo vereador Ari Thessing na sessão da última segunda-feira, dia 2, que era até então o líder do partido. Heck ocupou a tribuna para destacar sua preocupação com a cidade. "Solicitamos a atenção do Executivo com algumas situações relacionadas às tipuanas, principalmente com o risco de acidentes que podem decorrer da queda de galhos de menor ou maior porte, muitos deles já quebrados e presos às árvores apenas por erva de passarinho ou outras plantas parasitas que se desenvolvem nas mesmas". Alberto Heck está bem alinhado com os novos rumos do partido.

Alberto Heck, PTAlberto Heck, PT Crédito: Assessoria de Imprensa/Câmara

Trabalho nas redes sociais
O Secretario Gerson Vargas está fazendo em suas redes sociais uma propaganda do seu trabalho junto à secretaria de Transportes e Serviços Públicos. Seguidamente ele coloca lá que a Prefeitura está colocando lâmpadas em algum bairro da cidade. Também escreve sobre os trabalhos nas tipuanas. Também vi outro dia, que a Prefeitura está melhorando os espaços de acessibilidade, nas esquinas das ruas. Agora, dias atrás ele postou que a sua pasta iniciou os estudos para eliminar a fiação aérea em frente à Catedral São João Batista, como fizeram Paris e Nova York. No que eu acho correto. Fazer uma selfie hoje, na frente da Igreja não fica legal. Agora sem os fios vai ficar linda demais.