Edição do dia 15/10/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Calendário de Eventos 2020
GERAL
35ª Oktoberfest: Shows tradicionalistas são atração desta quarta-feira
GERAL - Festa da Alegria terá apresentações do Grupo Fandangaço, às 20h, e Os Serranos, às 22h30, no Lonão
Festa da Alegria recebe 20 mil pessoas no Dia da Maturidade Ativa
GERAL - Mais de 40 grupos e excursões de todo o Estado estiveram na 35ª Oktoberfest nesta terça-feira, 15 de outubro
Dia do Professor: educação para a erradicação do trabalho infantil
GERAL - Conheça a história de dois profissionais que estão na linha de frente do programa ARISE, iniciativa que muda a realidade de crianças e adolescentes
Praça da Cultura levará o nome de José Paulo Rauber Filho
GERAL - Inauguração do local ocorreu no sábado, 12 e contou com a presença da família do homenageado
Terça-feira será de ponto facultativo nas escolas
GERAL - Além das escolas municipais e estaduais, algumas particulares também não terão aula neste dia
Dia do Eletricista é nesta quinta-feira
GERAL - Data marca a importância do profissional habilitado
Inscrições abertas para a Escola de Educação Infantil
GERAL - Há vagas gratuitas e pagas para crianças de 4 e 5 anos
Rodrigo Solda é o novo presidente
GERAL - Além dele, outros prefeitos foram empossados para a diretoria e conselho fiscal do biênio 2020/2021
Evento discute problemas do contrabando e a pirataria
GERAL - Palestra apresentou dados sobre as ameaças do mercado ilegal para a economia
Sicredi Vale do Rio Pardo enaltece o cooperativismo durante o desfile da 35ª Oktoberfest
GERAL
Quase 17 milhões já foram emprestados pelo município
GERAL
Primeiros dias de Oktoberfest superam 54,6 mil pessoas pagantes
GERAL - Semana segue repleta de atrações
Fala, professor!
EDUCAÇÃO - Especial Dia do Professor
Histórico da data
EDUCAÇÃO - Especial Dia do Professor
O profissional que dedica a sua vida a ensinar
EDUCAÇÃO - Especial Dia do Professor
O big bang é o Operacional Divino
OPINIÃO
Permitir não é obrigar
OPINIÃO

Vereador Ari Thessing vai para o Cidadania

De Olho na Informação - Júlio Mello - 13/09/2019

Um dos mais tradicionais políticos do Partido dos Trabalhadores vai sair e entrar em outro partido. O vereador Ari Thessing, eleito por sete mandatos pelo PT, deixa a sigla em março na janela política. Dentro do partido, ele se elegeu por sete mandatos seguidos. Foi sempre um dos líderes do partido. Partiu dele uma dobradinha com o PTB, quando Kelly Moraes se elegeu com o vice Luiz Augusto Costa Campis. Thessing foi presidente do partido e sempre teve a maioria do diretório em suas mãos. Tudo mudou quando ele e seu ex-colega Paulo Lersch, resolveram por conta própria apoiar o atual governo. Depois disso, ele começou a sofrer críticas de colegas de partido. Inclusive com representação contra ele em esfera estadual. Em conversa colateral, na última segunda-feira, o vereador já estava fazendo planos para a eleição do ano que vem. O Cidadania, para onde ele vai, é o antigo PPS, do Ernesto Doer, que apoia o governo municipal. Na próxima segunda-feira, o vereador deverá fazer um pronunciamento anunciando a sua ida para o novo partido.

Vereador que hoje é situação vai para o CidadaniaVereador que hoje é situação vai para o Cidadania Crédito: Divulgação

Boa fala vereador Thessing
Aproveitando que estamos falando do vereador Ari Thessing, ainda no PT, ele fez um pronunciamento interessante na última segunda-feira. Falando a favor da imprensa escrita, o nobre edil, se posicionou contra uma medida do Presidente Bolsonaro que determinou uma mudança na publicação de avisos de licitações públicas em jornais. Pelo texto, da MP 896, esses processos passam a ser divulgados apenas na imprensa oficial ou nos sites dos órgãos envolvidos nas concorrências em questão. “Para mim, isto é um retrocesso na transparência. Este negócio me cheira, a acordos para se fazer licitação por baixo dos panos”. O vereador vai encaminhar uma moção de repúdio ao Congresso Nacional para que seja derrubada esta medida.

Aprovado Centro de Gestão
Foi aprovada a lei que institui o Sistema Municipal de Incentivo à Cultura, de autoria do Executivo, além da criação do Centro de Gestão e Qualificação Municipal (CGQM). A Secretaria Municipal de Administração e Transparência irá atuar na capacitação profissional dos servidores municipais por meio do Centro de Gestão e Qualidade Municipal (CGQM), que terá como missão institucional  treinar e desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes dos servidores municipais de modo eficiente e efetivo, objetivando a melhoria da gestão dos recursos públicos e o aumento da qualidade dos serviços públicos. A criação do CGQM não implicará em criação de cargos comissionados, tampouco de função gratificada, pois os servidores do Departamento de Gestão de Qualidade e Transparência serão os responsáveis pela gestão de suas atividades. A manutenção do CGQM se dará com recursos já existentes da SEAT, sem necessidade de novos aportes orçamentários/financeiros, não implicando em aumento de despesas.

Crédito aprovado
A Câmara aprovou na segunda-feira, a contratação de crédito do Badesul no valor de R$ 1 milhão para reequipamento da Guarda Municipal.

Partido NOVO promove almoço em Santa Cruz do Sul
O Partido NOVO promove neste sábado, 14, um almoço especial, com o objetivo de arrecadar fundos para a sigla. O Costelão do NOVO inicia às 11 horas e será realizado no Secret Spot (Rua Capitão Fernando Tatsch, 101). Mais informações e ingressos no link: https://novo.org.br/detalhes?id=2289. O evento é aberto ao público. Na oportunidade estarão presentes lideranças do partido, como o Deputado Estadual eleito pelo NOVO em 2018, Giuseppe Riesgo. Ele falará sobre sua atuação na Assembleia Legislativa e como o partido tem se destacado ao apresentar uma maneira diferente de fazer política. É uma oportunidade de entender como aplicar as ideias do partido no contexto de Santa Cruz do Sul.

Soberanas visitam a Câmara
A Câmara de Vereadores de Santa Cruz ficou bem mais linda na última segunda-feira. Devido à presença das soberanas da Oktoberfest. O presidente da Assemp, Leo Schwingel, a rainha Ana Paula Bohnen e suas princesas Jayne Heck e Graziela Schoeninger. Schwingel agradeceu o apoio de sempre do poder Legislativo, assim como as soberanas. A presidente Bruna Molz, salientou a importância do trabalho que é realizado por todos os voluntários, “sabemos do trabalho e o quanto todos se dedicam para a realização desta grande festa. Para nós é uma honra receber esta comitiva aqui na Câmara”. A temática da 35ª edição será História, Cultura e Tradição entre os dias 9 e 20 de outubro, no Parque da Oktoberfest. Para a edição de 2019, a maior festa alemã do Rio Grande do Sul prepara uma programação artística e cultural com atrações para todos os públicos.

Comitiva da 35ª Oktoberfest esteve na reunião de segunda-feira Comitiva da 35ª Oktoberfest esteve na reunião de segunda-feira Crédito: Jacson Stülp

Boa fala do vereador
O vereador Alberto Heck, PT, falou de um assunto bastante importante nos dias de hoje. Em sua fala na tribuna da Câmara, Heck, ao elogiar a presença dos representantes do Centro de Valorização da Vida (CVV), o vereador falou da importância que tem a causa. Também sobre o setembro amarelo, onde elogiou o vereador Licério Agnes, pela aprovação do projeto. Por outro lado, chamou a atenção sobre o auto índice de suicídios e de tentativas de suicídios entre os adolescentes. O que para ele é um problema muito sério. "São estatísticas que a imprensa normalmente não apresenta e os setores da saúde pública fazem questão que não apareça". Ao final de sua fala, Heck, disse ser importante a apresentação destas estatísticas à comunidade.

Vereador falou sobre um assunto grave da comunidadeVereador falou sobre um assunto grave da comunidade Crédito: Divulgação