Edição do dia 15/10/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Calendário de Eventos 2020
GERAL
35ª Oktoberfest: Shows tradicionalistas são atração desta quarta-feira
GERAL - Festa da Alegria terá apresentações do Grupo Fandangaço, às 20h, e Os Serranos, às 22h30, no Lonão
Festa da Alegria recebe 20 mil pessoas no Dia da Maturidade Ativa
GERAL - Mais de 40 grupos e excursões de todo o Estado estiveram na 35ª Oktoberfest nesta terça-feira, 15 de outubro
Dia do Professor: educação para a erradicação do trabalho infantil
GERAL - Conheça a história de dois profissionais que estão na linha de frente do programa ARISE, iniciativa que muda a realidade de crianças e adolescentes
Praça da Cultura levará o nome de José Paulo Rauber Filho
GERAL - Inauguração do local ocorreu no sábado, 12 e contou com a presença da família do homenageado
Terça-feira será de ponto facultativo nas escolas
GERAL - Além das escolas municipais e estaduais, algumas particulares também não terão aula neste dia
Dia do Eletricista é nesta quinta-feira
GERAL - Data marca a importância do profissional habilitado
Inscrições abertas para a Escola de Educação Infantil
GERAL - Há vagas gratuitas e pagas para crianças de 4 e 5 anos
Rodrigo Solda é o novo presidente
GERAL - Além dele, outros prefeitos foram empossados para a diretoria e conselho fiscal do biênio 2020/2021
Evento discute problemas do contrabando e a pirataria
GERAL - Palestra apresentou dados sobre as ameaças do mercado ilegal para a economia
Sicredi Vale do Rio Pardo enaltece o cooperativismo durante o desfile da 35ª Oktoberfest
GERAL
Quase 17 milhões já foram emprestados pelo município
GERAL
Primeiros dias de Oktoberfest superam 54,6 mil pessoas pagantes
GERAL - Semana segue repleta de atrações
Fala, professor!
EDUCAÇÃO - Especial Dia do Professor
Histórico da data
EDUCAÇÃO - Especial Dia do Professor
O profissional que dedica a sua vida a ensinar
EDUCAÇÃO - Especial Dia do Professor
O big bang é o Operacional Divino
OPINIÃO
Permitir não é obrigar
OPINIÃO

Semana do Gaúcho

De Olho na Informação - Júlio Mello - 20/09/2019

Esta semana é o auge para todos nós do Rio Grande do Sul. Nestes dias comemoramos a Semana Farroupilha, onde o orgulho de ser Gaúcho vai lá em cima. Não conheço muito a história, já que não é a minha área. Contudo, elevamos os nossos feitos no passado pela nossa gente. Além de comemorar a data, neste sábado, nós aqui de Santa Cruz podemos comemorar a vinda de uma grande empresa para Santa Cruz. Inaugura neste sábado a nova loja da Havan. Queremos saudar esta nova empresa em Santa Cruz e que seja bem-vinda e tenha sucesso junto a nossa comunidade. Nos tempos bicudos como os de hoje, temos sim que saudar a chegada de uma empresa deste porte. É mais emprego para a nossa gente e consequentemente mais giro no mercado financeiro. Todos ganham com a vinda da Havan. Seja bem-vinda.

Homenagem para quem merece
A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizou sessão solene na noite da última segunda-feira, dia 16, proposta pelo vereador Francisco Carlos Smidt (PTB), em homenagem ao tabelião Ivaldir Celso Trentin. A sessão foi prestigiada por familiares, funcionários e amigos do homenageado, que tem atuação no município de mais de 30 anos. Além da atuação no tabelionato Trenti participa ativamente de outras atividades como do Lions-Centro e, posteriormente, Lions Clube Aliança, auxiliando o movimento a promover importantes ações sociais junto a instituições filantrópicas e pessoas carentes. Assumiu por três oportunidades a presidência do Conselho Pró-Segurança Pública (Consepro), sendo atualmente vice-presidente. Presidiu por duas oportunidades a Comunidade São João Batista e integra o Conselho Fiscal do Hospital Ana Nery.

Gerson Trevisan, PSDB, Ivaldir Celso Trentin e Carlão, PTBGerson Trevisan, PSDB, Ivaldir Celso Trentin e Carlão, PTB Crédito: Jacson Miguel Stülp

Elogios ao Projeto Pratas da Casa
Os vereadores Mathias Bertram, José de Abreu e Luis Ruas, ambos do PTB, usaram a tribuna para tecer elogios a Assaf, pela bela campanha que está fazendo na Série Ouro de Futsal. Os dois vereadores desejaram sucesso ao clube neste sábado, quando enfrenta a Assoeva, no Ginásio da Unisc, às 19h.

Deputado esteve na Câmara
O deputado Federal Giovani Cherini, PL, esteve em Santa Cruz na quarta-feira. Ele visitou o Hospital Ana Nery, onde tem encaminhado uma emenda parlamentar de R$ 300.000,00. Depois se dirigiu até a Câmara de Vereadores, onde também estava a prefeita de Sinimbu Sandra Backes, vereadores e outras lideranças do município, também estiveram presentes pessoas de Rio Pardo e Vera Cruz, onde o PL já trabalha para compor diretórios também. A pauta foi a estruturação do PL no Estado e também nas eleições de 2020.

Deputado conversou com colegas de partidoDeputado conversou com colegas de partido Crédito: Rolf Steinhaus

Prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, esteve presentePrefeita de Sinimbu, Sandra Backes, esteve presente Crédito: Rolf Steinhaus

Foram contra a moção
A intenção foi boa do vereador Ari Thessing, PT, mas não deu certo. Contudo, acho elogiável a atitude do petista. Os seus colegas rejeitaram em plenário o requerimento de Thessing, para que a Câmara enviasse ao presidente da República, Jair Bolsonaro, uma moção de repúdio à medida provisória editada por ele na  semana passada que prevê o fim da obrigatoriedade da publicação de editais de concursos, licitações e leilões em jornais impressos. De qualquer forma ficou bem claro a desconformidade do vereador em prol dos jornais.

Super-secretário em Santa Cruz
O secretário de Transportes e Serviços Públicos, Gerson Trevisan, assume também a Secretaria de Obras e Viação. A princípio é por trinta dias. Já que o titular Leandro kroth, pediu férias. Vargas adiantou a coluna que não vai mudar em especifico, “vamos continuar o que está sendo feito. Eu já trabalhei três anos lá na secretaria”. No início da semana ele se apresentou lá na secretaria de Obras.

Gerson Vargas vai acumular duas secretariasGerson Vargas vai acumular duas secretarias Crédito: Sara Rohde

Mais apoio ao prefeito
Na tarde de ontem, 19, na sede do Palacinho, o prefeito Telmo Kirst recebeu o apoio de alguns políticos que migraram para o DEM. Partido que está no governo, porém vai contar agora com novas adesões. Estavam lá Délsio Meyer, Ricardo Scherer, Nazário Bohnen, Zeno Assmann, Marcelo Diniz e Cleber Pereira. Provavelmente todos candidatos a vereador. Também podendo ter um destes nomes para a majoritária. Qual será o próximo partido a apoiar o atual governo? O PSDB, seria?

Políticos vão apoiar governo Telmo após migração para o DEMPolíticos vão apoiar governo Telmo após migração para o DEM Crédito: Julio Mello

Carlos Renato assume direção do PSD em Santa Cruz
O PSD, atual partido do prefeito Telmo Kirst está com direção provisória. Depois da saída do seu presidente, João Ledur, que foi para o PP. O radialista, Carlos Renato Thiel, então vice-presidente, assume interinamente até a próxima eleição partidária em data a ser definida.