Edição do dia 22/02/2020

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Serviços são alterados neste Carnaval
GERAL
Crime de importunação sexual tem pena de até cinco anos de reclusão
ECONOMIA
Avenida joga amistoso na tarde deste sábado nos Eucaliptos
ESPORTES
Sistema usado no HSC é eleito melhor prontuário eletrônico da América Latina
GERAL
Prefeitura inicia melhorias no campo do Bom Jesus
ESPORTES - Investimentos serão realizados para implantação de novo gramado e iluminação
Edemilson pede demissão da prefeitura
GERAL - Secretário de Cultura deverá assumir compromissos pessoais com produções culturais
Locomotiva: os passos para a revitalização
VARIEDADES - O monumento estava em Canoas, antes de ser trazido para Santa Cruz, em 2015
Mistura de enérgico com álcool pode ser perigosa
GERAL - Cardiologista não recomenda realizar a combinação das bebidas, pois pode causar graves danos ao organismo e dependência
Sihmatel: 22 anos de tradição
EMPRESARIAL - Empresa está em novo endereço, com espaço mais amplo para melhor atender seus clientes
Avenida joga amistoso na tarde deste sábado nos Eucaliptos
ESPORTES - Técnico quer ajustar equipe para estreia dia 1º de março em Rio Grande
Caxias e Grêmio decidem primeiro turno na serra
ESPORTES
Afasc: Os resultados das categorias de base
ESPORTES
Judô: União Corinthians busca apoio para auxiliar atleta surda
ESPORTES
Lifasc: Posse da nova coordenação ocorre dia 27
ESPORTES
Santa-cruzenses correm para regularizar título de eleitor
GERAL - Fila quilométrica foi registrada na manhã de ontem, 21, nas imediações da Justiça Eleitoral
Seminário regional debate sobre a água
GERAL - Ação realizada na quarta, 19, foi uma promoção das prendas da 5ª Região Tradicionalista
Brigada Militar prende foragido
POLÍCIA
PRE combate embriaguez no feriadão de Carnaval
POLÍCIA

Onde há fumaça, há fogo

De Olho na Informação - Júlio Mello - 04/10/2019

Tenho ouvido aqui e ali sobre os possíveis candidatos a prefeito em nossa cidade. Tem alguns nomes que são lançados apenas para teste de popularidade. O que, nós do jornalismo, estamos cansados de saber. Contudo, o velho e bom ditado sempre diz que, onde a fumaça, há fogo. Dias atrás eu escrevi aqui, sobre a possibilidade de ter um nome ligado à segurança pública como candidato a prefeito. Na verdade, eu falava do delegado regional Luciano Menezes. Isso mesmo. Ele que apareceu esta semana nas redes sociais limpando a frente do seu prédio e, claro, inaugurando a nova Delegacia de Polícia. Que certamente servirá de modelo para todo o estado. 
Conversei com o delegado nesta quinta, e a primeira pergunta que fiz, foi se ele estava filiado a algum partido político: “Não, ainda não, mas tem uns três ou quatro me procurando”. Também de forma clara e objetiva, fiz outra pergunta: o senhor tem interesse em concorrer nas eleições do ano que vem? “Na verdade, não confirmo e nem descarto”. A inauguração da nova Delegacia contou com a presença do vice-governador, do prefeito de Santa Cruz e outras autoridades. Foi sem dúvida alguma, um evento e tanto. Onde a estrela maior foi sim, o delegado Luciano Menezes.
Na modesta opinião deste colunista, ele tem mérito neste empreendimento. Foi dele a iniciativa de angariar fundos para a reforma na Delegacia, sem nenhum recurso público. Os maiores detalhes (sobre a inauguração) o leitor pode conferir na matéria do colega Grasiel Grasel, na página 4 desta edição. Por qual partido ele iria? PSD, o partido do prefeito ou PTB, do vice-governador?

Delegado Menezes poderá vir a ser candidato em Santa Cruz?Delegado Menezes poderá vir a ser candidato em Santa Cruz? Crédito: Rolf Steinhaus

Na saúde também tem um novo nome
Na mesma toada de novos nomes para serem candidatos a prefeito no ano que vem, em Santa Cruz, falei sobre a possibilidade de um nome da área da saúde ganhar força. Agora nos últimos dias alguém largou o nome do dr. Carlos Eurico, como possível candidato a prefeito pelo partido Novo. Eu já tinha ventilado o nome dele aqui na nossa redação, mas não tinha a certeza de que ele teria esta disposição. Tentei um contato, mas não obtive resposta. Contudo, me disseram que ele tem potencial para tanto. Seu nome deverá passar por uma seletiva dentro do partido. 

Henrique no governo do Estado
O tempo é o senhor dos nossos passos e não adianta ir contra. No começo deste ano, Henrique Hermany pediu demissão da Prefeitura alegando que precisava cuidar das suas coisas pessoais. Ele atua como advogado na empresa da família. Cheguei a escrever que certamente ele iria ocupar um cargo junto ao governo do Estado, o que foi negado veementemente na época. Ao contrário do que se falou, Henrique Hermany assumiu como diretor administrativo-financeiro do IPE-Saúde, na manhã desta quinta-feira. Como eu disse, o tempo é o senhor dos nossos passos.

Henrique Hermany (ao centro) assumiu o IPE Henrique Hermany (ao centro) assumiu o IPE Crédito: Divulgação/Governo do Estado

Experiência na saúde
O ex-secretário de Saúde assumiu nesta quinta a Diretoria Administrativa-Financeira do Instituto em Porto Alegre. Hermany foi empossado pelo governador do Estado, Eduardo Leite, e vai atuar junto ao diretor-presidente, Marcus Vinícius Vieira de Almeida, responsável pela recomendação do nome de Henrique ao Governo. A Diretoria tem sob suas responsabilidades outras cinco gerências: contabilidade, finanças, administração, recursos humanos e tecnologia e informação.
Para assumir a função, se faz necessário possuir graduação no ensino superior, especialização e experiência na área. Henrique, que tem graduação em Direito, foi secretário da Saúde de Santa Cruz do Sul em 2015 e 2016 e especializou-se ao concluir um MBA em gestão hospitalar no ano passado.
Hermany destaca as metas que deseja cumprir na nova função. “Agradeço a confiança do governador Eduardo Leite e do presidente Marcus Vinicíus e aceito essa grande missão para contribuir com os objetivos e desafios a serem superados, buscando também qualificar o atendimento do instituto no interior do Estado”, enfatiza.  Atualmente o IPE Saúde possui 1 milhão de beneficiários e em 2018 realizou 14 milhões de atendimentos. Conta com 7.400 médicos credenciados, 320 hospitais e 1.400 clínicas e laboratórios no Rio Grande do Sul. O Instituto está conveniado com 245 prefeituras e 68 câmaras municipais. Em Santa Cruz, possui 8.227 beneficiários, contando com 112 médicos, 2 hospitais, 6 laboratórios e 14 clínicas credenciadas.

Reunião dos tucanos
Na noite desta quinta, na Sede da Polícia Civil em Santa Cruz, a cúpula do PSDB de toda a região esteve reunida. Esteve em Santa Cruz, o presidente estadual do partido, Mateus Wesp. Ele exerce o seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa e o seu mandato à frente dos tucanos é de dois anos.

Senado aprovou teto de gastos para o ano que vem
Os senadores aprovaram no meio da semana, o projeto de lei que define o teto de gastos de campanha para as eleições municipais de 2020. O texto prevê que o valor seja o mesmo do pleito de 2016, corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A matéria segue para sanção presidencial, que deve ocorrer até esta sexta, para que a medida tenha validade nas próximas eleições. Por modificar a Lei Eleitoral, a medida engloba todos os cargos eletivos e não apenas para os de prefeito e vereador, que estarão em disputa nas eleições do ano que vem. O PL também define o autofinanciamento de parlamentares, que ficará limitado a 10% do teto estabelecido para o cargo ao qual o candidato concorre.

Licério também vai sair
Não foi surpresa nenhuma o anúncio da saída do vereador Licério Agnes do PP. Já era dada como certa devido a sua aproximação com o prefeito Telmo Kirst. É outro que vai para o PSD, mesmo partido do prefeito. Onde já estão vários membros da atual administração.