Edição do dia 19/11/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Nota da Prefeitura esclarece atendimentos na saúde feitos por sindicatos
SAÚDE - Ajustes que foram estabelecidos em comum acordo são apresentados
Projeto Carinhoso: atração cultural beneficiará a terceira idade
GERAL - Artistas locais levarão arte para casas geriátricas a partir do mês que vem
Samu: Regulação compartilhada deve entrar em operação até o fim do ano
SAÚDE
Campanhas estimulam a Solidariedade
GERAL
Escritora santa-cruzense lança o livro Melodia Perversa
VARIEDADES
Lifasc: Soberania dos visitantes domina
ESPORTES
Municipal Feminino: Muitos gols marcam a rodada
ESPORTES
Santa Cruz luta, mas perde nos pênaltis para o Soledade
ESPORTES
Regional 2019:Trombudo sai na frente nas semifinais
ESPORTES - Nos Aspirantes deu o Formosa contra o Unidos
Amigos do Cinema exibe Tarkovski
VARIEDADES
Associação Pró-Cultura: Vernissage abre última mostra
VARIEDADES
NOVEMBRO ROXO: Exposição dá início às atividades
SAÚDE - Hospital Santa Cruz preparou também palestra e oficina sobre o mês da Prematuridade
Cisvale debate temas expressivos para a região
GERAL
Portal Lunetas e Mercur promovem bate-papo sobre Infâncias
GERAL
Confraria Nativista: Nova diretoria será empossada
GERAL
Comissão Especial da OAB promove eventos para abordar a Reforma da Previdência
GERAL
Vacinação contra o Sarampo: Nova fase começou nesta segunda
SAÚDE
Santa Cruz tem oito escolas paralisadas
EDUCAÇÃO - Em outros sete educandários o atendimento é parcial e em quatro as atividades seguem normalmente

Vereador se salvou?

De Olho na Informação - Júlio Mello - 25/10/2019

Na semana passada quando escrevi que um vereador estaria na berlinda, não citei nenhum nome em especial. Contudo, na Câmara, surgiram vários comentários sobre a questão. Os boatos são de que seria beltrano ou ciclano foram grandes. Contudo, ao conversar com este ou aquele, notei que existe sim um certo temor por parte de um ou outro edil. Não estamos aqui para caçar bruxas. Muito pelo contrário. Todavia, estamos atentos ao que vem ocorrendo naquele poder. Neste momento não se pode dizer que A ou B tenha se salvado. Não podemos discutir o que disse o ex-vereador Paulo Lersch, que teria dito que existem outros casos semelhantes ao dele dentro da casa do povo, mas sim, averiguar se realmente procede.

PSDB quer aumentar o número de vereadores
Conversei ontem com o líder de governo na Câmara, o vereador Gerson Trevisan, do PSDB, o Partido da Social Democracia Brasileira. Falei com ele sobre a participação do partido junto ao atual governo e quando seria o anúncio de que os tucanos estariam fechados com o governo. “A eleição ainda está longe e o cenário distante. O partido está preocupado em buscar pessoas com referência de trabalho na comunidade para concorrer”. Falou que a grande preocupação no momento é de fazer um trabalho correto nos locais onde o partido tem representação. “O pensamento é de aumentar a nossa representação na Câmara. Hoje temos dois e queremos aumentar para três vereadores”. Portanto, o partido não deverá fazer nenhum tipo de pronunciamento público de apoio na eleição do ano que vem de forma antecipada. Outros partidos ligados a base do atual governo já fizeram. Não sei como o prefeito vai receber este tipo de comportamento.

Gerson Trevisan: 'eleição ainda está longe'Gerson Trevisan: 'eleição ainda está longe' Crédito: Julio Mello

O PDT não quer voltar para o governo
Escrevi aqui neste espaço perguntando quem era o partido que estaria disposto a voltar ao governo. Perguntei se seria o PDT ou MDB? Na reunião da Câmara na última segunda-feira, indaguei o vereador Bruno Faller, PDT, sobre a questão e ele foi bastante enfático. “Nós não temos esta intenção”. O vereador Alex Knak, MDB, afirmou que também não tem esta disposição. Contudo, disse aos dois que alguém dos dois partidos teria pedido uma reunião com o prefeito Telmo Kirst. De imediato, Knak, afirmou que pediu sim uma reunião com o prefeito, mas segundo ele, com outro propósito. “Não queremos voltar para o governo. Apenas pedi uma reunião com prefeito para tratar sobre projetos para Santa Cruz”. Portanto, este colunista não estava tão errado assim. Um contato aconteceu com alguém ligado ao governo.

Bruno Faller: 'eu não quero voltar para o governo'Bruno Faller: 'eu não quero voltar para o governo' Crédito: Julio Mello

Reforma da Previdência
O Plenário do Senado Federal aprovou em segundo turno no começo da semana, dia 22, com 60 votos favoráveis e 19 contrários, a Reforma da Previdência (PEC 6/2019). Mas ficaram pendentes de votação um destaque apresentado pelo PT e outro pela Rede. A principal medida da reforma da Previdência é a fixação de uma idade mínima, 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, para a aposentadoria, extinguindo a aposentadoria por tempo de contribuição. O texto também estabelece o valor da aposentadoria a partir da média de todos os salários, ao invés de permitir a exclusão das 20% menores contribuições, eleva alíquotas de contribuição para quem ganha acima do teto do INSS, hoje em R$ 5.839,00, e estabelece regras de transição para os trabalhadores em atividade. Cumprida a regra de idade, a aposentadoria será de 60% com o mínimo de 15 anos de contribuição. Cada ano a mais eleva o benefício em dois pontos percentuais, chegando a 100% para mulheres com 35 anos de contribuição e para homens com 40.

Projeto Bio Plast é homenageado pela Câmara de Vereadores 
Um projeto desenvolvido por alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) resultou num produto que pode ser muito útil ao dia-a-dia das pessoas e muito benéfico para o meio ambiente. Trata-se de uma sacola biodegradável, produzida a partir de materiais que se desintegra de forma muito rápida na natureza. O projeto foi apresentado na Câmara de Vereadores, em reunião especial, requisitada pelo vereador Francisco Carlos Smidt (PTB). Ele destacou que a iniciativa é muito importante partindo de alunas que estão preocupadas com o meio ambiente e desenvolveram uma forma alternativa para reduzir os impactos ambientais com o uso de sacolas plásticas. O projeto foi desenvolvido pelas alunas do curso de Aprendizagem do Senac Santa Cruz do Sul, Maria Eduarda Arend e Rafaela Meulam, que criaram o Bio Plast. Trata-se de sacolas 100% biodegradáveis para auxiliar a diminuir o uso desenfreado de embalagens plásticas convencionais no comércio. O projeto foi apresentado no Experience Senac, em Porto Alegre. Sob a orientação da professora Márcia Marinez Wenzel, as alunas realizaram uma pesquisa sobre o quão prejudicial é o plástico e se haviam outros tipos do material que poderiam causar menos impactos na natureza. Foi realizado teste de degradação acelerada do bioplástico, como forma de evidenciar a decomposição da matéria prima orgânica e voltando ao seu estado líquido. As embalagens foram produzidas artesanalmente por aprendizes do Senac, com matéria prima fornecida pelo Miller Supermercados, empresa parceira. A distribuição aconteceu em unidades da rede de supermercados onde os clientes receberam informações sobre a composição e processo de degradação da embalagem. A sessão contou com a participação da diretora do Senac Santa Cruz do Sul, Daniela Rohers Laner, das professoras Marcia Marinez Wenzel e Melissa Persson Schuck e do proprietário do Supermercados Miller, Celso Canísio Müller.

Os Reis do Baile recebem homenagem
Numa iniciativa do vereador Elstor Desbessell (PTB) foi realizada uma sessão especial para homenagear a banda Os Atuais, na noite da última segunda-feira, dia 21. A entrega ocorreu na presença dos integrantes da banda ao líder do elenco, Acilino Alves da Silva, o Pino. Além disso, amigos da banda, em especial da turma do Blaue Mondag também prestigiaram a sessão. O vereador Elstor Desbessel, fez um resgate histórico do grupo, fundado há mais de 50 anos na cidade de Tucunduva.  Os Atuais iniciou em 5 de janeiro de 1968 em Tucunduva (RS), fundado por Ivar David Costa e mais quatro amigos. Em 1971 o grupo gravou o primeiro disco. Com o passar do tempo, surgiram sucessos que caíram na boca do povo, como ”Morena de 15 anos”, Buona Sera, Angelina”, “Barco do amor”, “Fim de Semana”, “Alice”, “Sem amor ninguém vive”, “De Segunda a Domingo”, “40 grados”, “Amada minha”, “a 150 por minuto”, e tantos outros. Em nome do grupo, Acilino Alves da Silva, o Pino, agradeceu a homenagem e relatou o carinho que a banda tem com Santa Cruz do Sul, município onde toca há mais de 40 anos. “Temos neste município um grande número de amigos, pessoas que se conheceram ao som das nossas músicas e onde os filhos e netos já estão se divertindo nos bailes que animamos. É um momento muito especial, um reconhecimento que levaremos para sempre”, observou. O grupo atualmente é composto por Pino e Paulinho Diehl (vocal), o santa-cruzense Rodrigo Bayer (vocal e teclado), Gerson e Micael (trompete), Cristian (guitarra), Ivair (contrabaixo) e Guilherme (bateria).

Elstor Desbessel, Acilino Alves da Silva e Bruna MolzElstor Desbessel, Acilino Alves da Silva e Bruna Molz Crédito: Jacson Miguel Stülp