Edição do dia 12/11/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Mudanças são anunciadas nas secretarias
GERAL
Dia de visitações, experiências e expectativas no Viva Unisc 2019
GERAL
Solenidade marca aniversário do General Gomes Carneiro
GERAL - Na ocasião também foi comemorada a chegada do III Batalhão ao município
Pequenas atitudes
OPINIÃO
Verrugas Estelares
OPINIÃO
Em defesa da vida
OPINIÃO
CDL aponta 800 vagas temporárias
ECONOMIA - Expectativa é de boas oportunidades de emprego para o período
ACI: Eleição ocorre hoje
GERAL
Vigilância Colaborativa: Lançamento do Programa acontece hoje
GERAL
GREVE: Polícia Civil paralisa nesta quarta-feira
POLÍCIA
Campeonato Municipal inicia no próximo dia 22
ESPORTES
AMO/Unimed VTRP: Atletas brilham pelo estado
ESPORTES
Dois times largam com vitória na estreia da Copa Lisaruth
ESPORTES
Estadual sub 19: Santa Cruz vence fora e fica perto da final
ESPORTES
Regional: São José larga na frente nas semifinais
ESPORTES
Universidade aguarda mais de cinco mil estudantes
GERAL
Bate papo: Doações por incentivos fiscais
ECONOMIA
Comdica realiza 4ª Noite Cultural na Unisc
VARIEDADES - O evento que tem entrada franca visa enaltecer projetos sociais realizados por diversas entidades

Faltou água outra vez

De Olho na Informação - Júlio Mello - 01/11/2019

O que não é nenhuma novidade em se tratando de Santa Cruz. Tem sido corriqueiro a falta de água. O Vereador Alex Knak, MDB, foi até a tribuna para externar o problema. “Não tem mais o que falar desta empresa. Vem prestando um péssimo trabalho e arrecadando bastante. Chega de remendos senhores. É inadmissível, que as mães, pais e crianças não possam tomar banho em suas casas”. O vereador tem razão, não se pode mais conviver com este tipo de problema a todo momento.

Boa e bonita homenagem
Eu conheço bem o Sargento Sortica, convivi com ele um bom tempo lá em Monte Alverne, onde vi de perto o seu trabalho. Sempre sorridente e pronto para atender a comunidade, ele conseguiu deixar boas marcas junto a população local. Ele não era apenas a face da segurança em Monte Alverne. Sortica se integrou realmente a comunidade. Trabalhou muito na área social. O atual sub-prefeito Mauri Frantz, aprovou a homenagem. “Edson Sortica sempre foi um companheiro e amigo de todos, auxiliando de forma exemplar e com muito profissionalismo. O Sortica realmente resolvia os problemas da Brigada Militar de Monte Alverne com muita competência. Um homem respeitoso e íntegro”. Mauri Frantz salientou ainda que trabalhou com Sortica em muitos momentos, como as campanhas do agasalho e, não apareceu ninguém igual a ele. E que até hoje o Sortica continua auxiliando as pessoas no que pode.

Gerson Trevisan, PSDB, Sortica e Alberto Heck, PTGerson Trevisan, PSDB, Sortica e Alberto Heck, PT Crédito: Jacson Stülp/Assessoria da Câmara

Comando reconheceu a importância 
Já o Comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo, Coronel Valmir José dos Reis destacou que a Brigada Militar sente-se honrada de ter tido em suas fileiras, o Sargento Sortica, pela dedicação com a qual ele desempenhava as inúmeras missões de polícia ostensiva, com honradez e altruísmo. Quem gosta do que faz, não trabalha um dia sequer na vida, dizia o Sargento Sortica. O Comandante Reis apontou, também, que o Sargento Sortica foi um servidor e líder na comunidade de Monte Alverne e referência na Brigada Militar, sempre fez mais do que foi determinado a fazer, eternizando suas atitudes e virtudes até hoje.

Monte Alverne é um local acolhedor
Monte Alverne é como acontece com os jogadores de futebol que jogam aqui em nossos clubes. Chegam se apaixonam e ficam. Com o Sortica não foi diferente. Ele continua morando em Monte Alverne, é casado com Bruna Vogt e pai de Ana Carolina Sortica, de 16 anos. A esposa Bruna destacou que inúmeras vezes aconteceu do marido largar um evento familiar para atender uma ocorrência, mas que todos compreendiam a situação, já que era da natureza da profissão de policial militar. Contudo, Bruna descreve Edson Sortica como um homem muito atencioso e dedicado a família que sempre foi sua prioridade. Além disso, descobrimos com Bruna que Sortica adora uma pescaria e é um ótimo cozinheiro.

Mérito Desportivo para os ciclistas
Na mesma noite em que a câmara fez uma homenagem ao Sortica, igualmente foi concedido o título de Mérito Desportivo ao Santa Cruz Biker's Clube - Grupo Santa Ciclismo, e aos ciclistas Giovane Faccin, Miguel Pedro Lawisch e Douglas Faccin. A prática do ciclismo é incentivada em todo o mundo por uma série de fatores: economia para os usuários; melhoria na mobilidade urbana, pois proporciona rapidez e agilidade ao trânsito; por ser mais ecológico já que não poluem o ambiente e pela saúde dos que pedalam. O ciclismo além de um esporte é um modo de vida, uma forma de conhecer lugares e se integrar com a natureza. E o Santa Cruz Biker's Clube - Grupo Santa Ciclismo incentiva as duas modalidades, o esporte de competição e o cicloturismo. Portanto, podemos dizer que o ciclismo é muito desenvolvido em Santa Cruz do Sul, tanto que a Federação Gaúcha de Ciclismo está sediada na cidade, pela atuação dos membros do Santa Ciclismo e pela sua equipe que obteve ótimos resultados em inúmeras competições. 

Histórias lindas
Giovane Faccin nasceu em 10 de fevereiro de 1972, em Santa Cruz do Sul. Giovane ganhou vários títulos nos anos de 1980 e 1990. Entre eles Campeão Gaúcho de Bicicross, Campeão Gaúcho de Ciclismo e Campeão Gaúcho de Enduro Bike. No ano de 1987 foi Campeão Brasileiro de Bicicross e, no ano seguinte foi Vice-campeão Pan-americano de Bicicross em São Paulo. Miguel Pedro Lawisch nasceu em 21 de setembro de 1965, em Santa Cruz do Sul. Em 1988, Miguel foi para Santa Catarina ida e volta com o irmão. Foram 2200 quilômetros pedalados.  Em 89 foi para o Rio de Janeiro, pedalando, só de ida. E em 1990 cruzou o Uruguai, Argentina e Chile de bicicleta num total de 2800 quilômetros. Mas sua maior viagem de cicloturismo foi a ida aos Estados Unidos entre 91 e 92 que relatamos anteriormente. Douglas Faccin nasceu em 22 de maio de 1973, em Santa Cruz do Sul. Em Santa Cruz Douglas, junto com a equipe de bicicross, faz a manutenção da pista de bicicross do Parque da Oktoberfest, que é uma pista pública, auxilia os atletas nos seus treinos, passando as suas experiências aos mais jovens ou aos que estão apenas andando pela pista. Douglas também é diretor de bicicross do Santa Ciclismo, cargo que ocupa desde 1996. Ele é responsável pela realização e organização das provas de BMX em Santa Cruz.

Taxa para o cemitério foi discutida
Um pouco antes da reunião ordinária da segunda-feira, em uma iniciativa do vereador Francisco Carlos Smidt (PTB), a Câmara realizou uma reunião especial, onde debateu a instituição da taxa municipal para a manutenção do Cemitério Municipal. Segundo o vereador proponente, a iniciativa foi verificar os investimentos que serão realizados a partir da instituição da taxa. “A partir da cobrança desta taxa para a população, buscamos conhecer melhorias que serão realizadas no local. Recebemos esta demanda da comunidade e trouxemos o secretário para explicar o objetivo”, observou Smidt. A reunião foi comandada pelo vereador Gerson Trevisan (PSDB). O secretário de Transportes e Serviços Públicos, Gerson Vargas, destacou que a taxa será de R$ 63,13 por sepultura a cada ano. Este valor deve ser quitado até o dia 30 de novembro. A cobrança será realizada nos 5 mil cadastros ativos de espaços no Cemitério Municipal, localizado na Avenida Independência, em Santa Cruz do Sul. “Entre as melhorias projetadas está o aumento do muro da Rua São José, e a realização de investimentos em iluminação, instalação de sistema de alarmes e videomonitoramento no local”, observa. Esses investimentos, segundo Vargas, também serviriam para evitar novas depredações e furtos de materiais e atos de vandalismo que ocorrem no local. Participaram da reunião os vereadores Zé Abreu e Elstor Desbessell (PTB), Bruno César Faller (PDT), Alex Knak (MDB), Solange Finger (Solidariedade) e Edmar Hermany (Progressistas).

Gerson Vargas e Gerson Trevisan, PSDBGerson Vargas e Gerson Trevisan, PSDB Crédito: Jacson Stülp/Câmara de Vereadores