Edição do dia 12/11/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Mudanças são anunciadas nas secretarias
GERAL
Dia de visitações, experiências e expectativas no Viva Unisc 2019
GERAL
Solenidade marca aniversário do General Gomes Carneiro
GERAL - Na ocasião também foi comemorada a chegada do III Batalhão ao município
Pequenas atitudes
OPINIÃO
Verrugas Estelares
OPINIÃO
Em defesa da vida
OPINIÃO
CDL aponta 800 vagas temporárias
ECONOMIA - Expectativa é de boas oportunidades de emprego para o período
ACI: Eleição ocorre hoje
GERAL
Vigilância Colaborativa: Lançamento do Programa acontece hoje
GERAL
GREVE: Polícia Civil paralisa nesta quarta-feira
POLÍCIA
Campeonato Municipal inicia no próximo dia 22
ESPORTES
AMO/Unimed VTRP: Atletas brilham pelo estado
ESPORTES
Dois times largam com vitória na estreia da Copa Lisaruth
ESPORTES
Estadual sub 19: Santa Cruz vence fora e fica perto da final
ESPORTES
Regional: São José larga na frente nas semifinais
ESPORTES
Universidade aguarda mais de cinco mil estudantes
GERAL
Bate papo: Doações por incentivos fiscais
ECONOMIA
Comdica realiza 4ª Noite Cultural na Unisc
VARIEDADES - O evento que tem entrada franca visa enaltecer projetos sociais realizados por diversas entidades

Nada definido no governo municipal?

De Olho na Informação - Júlio Mello - 08/11/2019

O governo Municipal ainda não definiu o substituto do secretário de Segurança, Esporte e Cidadania. Como todos já sabem, Delsio Mayer, foi para a Agricultura e agora a sua pasta está sem o titular. O nome de Cleber dos Santos Pereira está na mesa do prefeito Telmo Kirst. Contudo, tem os que dizem, que o prefeito ainda não se decidiu por ninguém. Alguns mais chegados ao governo não afirmam abertamente, mas deixam nas entrelinhas que o prefeito teria a intenção de mexer em mais secretarias. Solange Finger, que sempre votou com o governo, está quase dentro da prefeitura. Também existe a possibilidade de o chefe do executivo colocar de volta alguns nomes que hoje estão fora do governo. Será mesmo?

Nada confirmado, mas....
Uma fonte me disse esta semana que o prefeito poderia estar esperando de propósito para anunciar os nomes dos novos secretários. Na verdade, tem político que saiu do governo e quer voltar e não assume isso abertamente. Ainda segundo esta fonte, o prefeito poderia apostar em três secretarias chaves. Nas Obras, Transportes e Serviços Públicos e na secretaria de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte. Sendo neste último alguém do PSDB, que até agora ainda não confirmou se fica ou não com o governo no ano que vem. Justamente pela falta de espaço que está tendo neste momento. E aí vem a pergunta. Quem assumiria? Seria Gerson Trevisan? Este atua na área da segurança há muitos anos? Seria o nome? Não sei, só perguntando para ele na segunda-feira.

Elo preocupado
O agora vereador Elo Schneiders, SD, assumiu na última segunda-feira, na Câmara de Vereadores, onde mais uma vez manifestou sua conformidade com as investigações do Ministério Público. Segundo ele, a sua saída do executivo, entre outros motivos, foi para deixar o caminho livre para as investigações do MP.

Elo Schneiders, SDElo Schneiders, SD Crédito: Jacson Stulp

Homenagem muito importante
Uma bela sessão solene marcou a entrega do título de Cidadão Santa-cruzense a Lenio Luiz Streck. A proposição foi do vereador Edmar Hermany (Progressistas) e a homenagem foi prestigiada por amigos, familiares e pessoas próximas a Streck. Em seu pronunciamento, o vereador Edmar Hermany destacou a ligação de Streck com Santa Cruz do Sul. “Trata-se de uma pessoa que marcou muito sua passagem pela cidade e que segue com laços intensos em Santa Cruz do Sul. Uma pessoa muito relevante para todos nós”, destacou. Lenio usou a tribuna para lembrar algumas passagens pelo município, no qual teve uma atuação profissional, conseguiu sua formação e formou família. “Guardo laços profundos com Santa Cruz por onde eu vou e sou muito agradecido por este reconhecimento”, citou. O Diretório Acadêmico do Direito da Unisc também fez a entrega de uma placa em sua homenagem.

Edmar Hermany, PP, Lenio Luiz Streck e Bruna Molz, PTBEdmar Hermany, PP, Lenio Luiz Streck e Bruna Molz, PTB Crédito: Jackson Stülp

Bolsonaro quer o fim das pequenas cidades
E o presidente Jair Bolsonaro, quer acabar com as pequenas cidades. Segundo a proposta do excelentíssimo, as cidades com até 5 mil habitantes e cuja arrecadação própria é inferior a 10% da receita total, seriam incorporadas por localidades vizinhas. O governo alega que os municípios menores não têm sustentabilidade financeira e não atendem de forma satisfatória a população. O governo não informou se tem estudo sobre quantos municípios estão nesta situação e seriam atingidos pela medida. De acordo com o IBGE, pelo Censo de 2018, dos 5.570 municípios brasileiros, 1.257 têm menos de 5 mil habitantes. A maioria está concentrada nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo. O assunto ainda vai render muita discussão entre os nossos deputados. Muitos deles se elegem com o voto destas pequenas comunidades.

Uma grande pessoa
Na noite de segunda-feira, como é de praxe, sempre acompanhamos as reuniões da Câmara. Nesta última, conversei por um bom tempo com o Silvério Stolben e com o Coralino da Rosa, ambos políticos de partidos diferentes. Também com muita alegria conversei com o Tibicuera Almeida, filho do saudoso e mestre dos mestres, João Carlos de Almeida. Esse foi um dos melhores professores que tive na minha adolescência. Ele era demais. Quero deixar aqui um grande abraço ao Tibicuera e seu pai, ambas pessoas da mais alta qualidade.

Astor Wartchow, João Carlos de Almeida, Lenio Luiz Streck e Tibicuera AlmeidaAstor Wartchow, João Carlos de Almeida, Lenio Luiz Streck e Tibicuera Almeida Crédito: Jackson Stulp

Falando em professor
Estive lá no Polivalente na última quarta-feira. Colégio onde passei longos anos estudando e fui tudo o que um aluno poderia ser dentro de uma escola. Fui líder de sala de aula, diretor de esportes do Grêmio Estudantil e depois presidente e membro do Conselho Escolar. Também tive professores do mais alto gabarito. Dei um grande abraço na estimada ex-diretora, Rejane Henn, e ainda conheci duas professoras de qualidade, a supervisora da noite, Cíntia Juliana e a professora de educação física, Nádia Habekost. Mas vou falar mais sobre isso na segunda-feira.