Edição do dia 28/01/2020

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Fábrica da Philip Morris elimina copos plásticos descartáveis
GERAL
Depois de 7 anos, Boate Kiss segue sem condenados
GERAL - Primeiro julgamento deve acontecer em março, mas nem todos vão a júri em Santa Maria
Riovale Jornal engajado em campanhas
GERAL - Bem na Tampa do Hospital Santa Cruz e Hábito Legal do Hospital Ana Nery continuam arrecadando tampas e lacres recicláveis
Por que há lixo espalhado ao lado de contêineres?
GERAL - Fatos recentes aconteceram em regiões centrais da cidade
Novo Coronavírus deixa o mundo em alerta
SAÚDE - Até o momento estão constadas 80 mortes e 2.761 casos suspeitos
Prefeitura nos Bairros chega ao Bom Jesus
GERAL
Produtores podem devolver suas embalagens vazias de agrotóxicos
GERAL
Receita Estadual inicia primeira fase de Programa de Autorregularização
ECONOMIA
Prefeitura abre inscrições para processo seletivo de estagiários
GERAL
Estado paga segunda parcela do RS Verão Total
SAÚDE
2019: Gastos de brasileiros no exterior caem 5,4%
ECONOMIA
A fila no INSS envergonha o Brasil
OPINIÃO
Feliz safra nova
OPINIÃO
Netflix em busca da estatueta de ouro
OPINIÃO
Dia do Aposentado: Ação de panfletagem marca a data
GERAL - Realizada pelo Cpers, ação se concentrou na Praça Getúlio Vargas
Educação alerta pais e abre segunda chamada
EDUCAÇÃO - 106 crianças de 4 e 5 anos não tiveram suas matrículas efetuadas dentro do prazo
Aspede e Unico firmam parceria
ESPORTES
Patrick completa 100 jogos pelo Inter
ESPORTES

Nada definido no governo municipal?

De Olho na Informação - Júlio Mello - 08/11/2019

O governo Municipal ainda não definiu o substituto do secretário de Segurança, Esporte e Cidadania. Como todos já sabem, Delsio Mayer, foi para a Agricultura e agora a sua pasta está sem o titular. O nome de Cleber dos Santos Pereira está na mesa do prefeito Telmo Kirst. Contudo, tem os que dizem, que o prefeito ainda não se decidiu por ninguém. Alguns mais chegados ao governo não afirmam abertamente, mas deixam nas entrelinhas que o prefeito teria a intenção de mexer em mais secretarias. Solange Finger, que sempre votou com o governo, está quase dentro da prefeitura. Também existe a possibilidade de o chefe do executivo colocar de volta alguns nomes que hoje estão fora do governo. Será mesmo?

Nada confirmado, mas....
Uma fonte me disse esta semana que o prefeito poderia estar esperando de propósito para anunciar os nomes dos novos secretários. Na verdade, tem político que saiu do governo e quer voltar e não assume isso abertamente. Ainda segundo esta fonte, o prefeito poderia apostar em três secretarias chaves. Nas Obras, Transportes e Serviços Públicos e na secretaria de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte. Sendo neste último alguém do PSDB, que até agora ainda não confirmou se fica ou não com o governo no ano que vem. Justamente pela falta de espaço que está tendo neste momento. E aí vem a pergunta. Quem assumiria? Seria Gerson Trevisan? Este atua na área da segurança há muitos anos? Seria o nome? Não sei, só perguntando para ele na segunda-feira.

Elo preocupado
O agora vereador Elo Schneiders, SD, assumiu na última segunda-feira, na Câmara de Vereadores, onde mais uma vez manifestou sua conformidade com as investigações do Ministério Público. Segundo ele, a sua saída do executivo, entre outros motivos, foi para deixar o caminho livre para as investigações do MP.

Elo Schneiders, SDElo Schneiders, SD Crédito: Jacson Stulp

Homenagem muito importante
Uma bela sessão solene marcou a entrega do título de Cidadão Santa-cruzense a Lenio Luiz Streck. A proposição foi do vereador Edmar Hermany (Progressistas) e a homenagem foi prestigiada por amigos, familiares e pessoas próximas a Streck. Em seu pronunciamento, o vereador Edmar Hermany destacou a ligação de Streck com Santa Cruz do Sul. “Trata-se de uma pessoa que marcou muito sua passagem pela cidade e que segue com laços intensos em Santa Cruz do Sul. Uma pessoa muito relevante para todos nós”, destacou. Lenio usou a tribuna para lembrar algumas passagens pelo município, no qual teve uma atuação profissional, conseguiu sua formação e formou família. “Guardo laços profundos com Santa Cruz por onde eu vou e sou muito agradecido por este reconhecimento”, citou. O Diretório Acadêmico do Direito da Unisc também fez a entrega de uma placa em sua homenagem.

Edmar Hermany, PP, Lenio Luiz Streck e Bruna Molz, PTBEdmar Hermany, PP, Lenio Luiz Streck e Bruna Molz, PTB Crédito: Jackson Stülp

Bolsonaro quer o fim das pequenas cidades
E o presidente Jair Bolsonaro, quer acabar com as pequenas cidades. Segundo a proposta do excelentíssimo, as cidades com até 5 mil habitantes e cuja arrecadação própria é inferior a 10% da receita total, seriam incorporadas por localidades vizinhas. O governo alega que os municípios menores não têm sustentabilidade financeira e não atendem de forma satisfatória a população. O governo não informou se tem estudo sobre quantos municípios estão nesta situação e seriam atingidos pela medida. De acordo com o IBGE, pelo Censo de 2018, dos 5.570 municípios brasileiros, 1.257 têm menos de 5 mil habitantes. A maioria está concentrada nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo. O assunto ainda vai render muita discussão entre os nossos deputados. Muitos deles se elegem com o voto destas pequenas comunidades.

Uma grande pessoa
Na noite de segunda-feira, como é de praxe, sempre acompanhamos as reuniões da Câmara. Nesta última, conversei por um bom tempo com o Silvério Stolben e com o Coralino da Rosa, ambos políticos de partidos diferentes. Também com muita alegria conversei com o Tibicuera Almeida, filho do saudoso e mestre dos mestres, João Carlos de Almeida. Esse foi um dos melhores professores que tive na minha adolescência. Ele era demais. Quero deixar aqui um grande abraço ao Tibicuera e seu pai, ambas pessoas da mais alta qualidade.

Astor Wartchow, João Carlos de Almeida, Lenio Luiz Streck e Tibicuera AlmeidaAstor Wartchow, João Carlos de Almeida, Lenio Luiz Streck e Tibicuera Almeida Crédito: Jackson Stulp

Falando em professor
Estive lá no Polivalente na última quarta-feira. Colégio onde passei longos anos estudando e fui tudo o que um aluno poderia ser dentro de uma escola. Fui líder de sala de aula, diretor de esportes do Grêmio Estudantil e depois presidente e membro do Conselho Escolar. Também tive professores do mais alto gabarito. Dei um grande abraço na estimada ex-diretora, Rejane Henn, e ainda conheci duas professoras de qualidade, a supervisora da noite, Cíntia Juliana e a professora de educação física, Nádia Habekost. Mas vou falar mais sobre isso na segunda-feira.