Edição do dia 06/12/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

A crítica social no Catolicismo
EDITORIAL
Operação Papai Noel começa na próxima Terça-feira
GERAL - A novidade é a implantação da uma base móvel, equipada com câmeras, computadores e outros dispositivos de segurança
Multi Espaço VIA 9: cultura, educação e um bom café
GERAL - O local conta com loja de artesanatos e realiza diversos eventos e atividades
Neste sábado tem Prefeitura nos Bairros
GERAL
Feira do Livro de 2020 será em maio
GERAL - Patrona, Homenageado e Personalidade Incentivadora da Leitura foram divulgados nesta sexta-feira
Secretaria de Cultura registra 172 entes e agentes culturais
POLÍTICA - Cadastro havia sido fechado em agosto, mas foi reaberto no mês passado
Força-Tarefa fiscaliza supermercado no centro
GERAL - Ação realizou a segunda operação do grupo em Santa Cruz nesta semana
Campanha realiza exames preventivos gratuitos de câncer de pele neste sábado
SAÚDE - Os atendimentos acontecem das 9h às 15h, no Ambulatório do COI do Hospital Ana Nery
Greve do Magistério atinge mais de 1,5 mil escolas
EDUCAÇÃO - Com 80% de participação da categoria, a greve é considerada histórica
Economista dá dicas para utilizar o 13ºsalário
ECONOMIA - O pagamento é uma oportunidade para colocar as finanças em dia, afirma Silvio Cezar Arend
Cartório ainda aguarda mais de 30 mil para recadastramento biométrico
GERAL
Inscrições abertas para o Educar-se nas Férias 2020
EDUCAÇÃO
Alta no preço da carne resulta no aumento da Cesta Básica
ECONOMIA
Saiba os dias de abertura do comércio neste Natal
GERAL
Novo Cabrais: Bryan é mais um ganhador da promoção
GERAL
Novo Cabrais: Escolinha ACF é campeã geral da Uef Cup
ESPORTES
Abertura da Christkindfest acontece hoje
VARIEDADES - Programação se estende até o dia 22 de dezembro, com atividades artísticas e culturais e Casa do Papai Noel
Storch Contabilidade conta com novas e modernas instalações
GERAL

Agradou ou não?

De Olho na Informação - Júlio Mello - 15/11/2019

O Prefeito de Santa Cruz, Telmo Kirst, PSD, anunciou no início da semana alguns nomes para fechar o time de secretariado do primeiro escalão de seu governo. Ele chamou o vereador Licério Agnes para comandar a secretaria de Segurança, Defesa Civil e Esporte e o outro é o Nasário Bohnen, para a secretaria de Fazenda. Também chamou a suplente de vereadora, Solange Finger, como diretora de cultura, com quem teria um compromisso. Geci Severo vai ocupar a vaga de Marcelo Diniz, que vai ser vereador. O prefeito realocou alguns nomes. A procuradora-geral do Município, Tricia Schaidhauer, será a secretária de Comunicação. E o Zeno Assmann, sai da fazenda e vai comandar a secretaria de Obras. As mudanças já eram previstas. Contudo, o mundo político estava vendo outra jogada do prefeito. Nestas mudanças ele poderia ter chamado o MDB de volta e porque não dar mais espaço ao PSDB? Já que é um dos poucos partidos, que ainda não se manifestou de forma pública em apoio ao prefeito para 2020. Evidente que falta muito e não se pode afirmar que a ação do prefeito foi errônea. Sabemos do alto QI do nosso prefeito. Não foi por acaso que ele conquistou os dois mandatos. Portanto, vamos acompanhar os próximos passos do prefeito para ver no que vai dar as próximas mudanças.

Prefeito fez questão de chamar todo secretariadoPrefeito fez questão de chamar todo secretariado Crédito: Viviane Fetzer

Décimo terceiro com empréstimo
Com tantas criticas ao gringo, o ex-governador José Ivo Sartori, o agora governador Eduardo Leite, não tem dinheiro para pagar o décimo terceiro dos funcionários públicos. Os funcionários terão que pegar um empréstimo em seus nomes daquilo que é deles por direito. E olha que ouvi muito o Leite dizer que o problema não era a falta de dinheiro e sim uma reorganização do fluxo de caixa. Será que era só isso sr. governador Eduardo Leite. Olha que o Leite vai azedar. Segunda, os professores começam a apertar o teu sapato. 

Vai assumir como vereador?
Conversei ontem por telefone com o Marcelo Diniz, professor Marcelo Diniz. Eu o conheço já tem um tempo bem grande. Conheço toda a sua família. Ele deverá assumir na próxima segunda-feira, uma vaga na Câmara de Vereadores. Ele não me autorizou a dizer, mas deixou claro que não tem medo e certamente vai estar na Câmara segunda-feira, “vou assumir sim e vou lá fazer o meu trabalho e o trabalho que um vereador precisa fazer”, afirmou Diniz.

Marcelo Diniz assume na segunda-feiraMarcelo Diniz assume na segunda-feira Crédito: Luiz Fernando Bertuol/SECOM

Progressistas querem a vaga
O residente do PP, em Santa Cruz, Henrique Hermany, através de sua rede social, informou que o Progressistas, irá entrar na justiça pedindo e perda de mandato do vereador Marcelo Diniz, que vai assumir na próxima segunda-feira. “Em razão do mesmo estar desfiliado e, portanto, inapto para o exercício do mandato. É pacífico o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral em relação a casos semelhantes, contando-se o prazo decadencial para ação de perda de mandato no momento que o trânsfuga assume a vaga do titular, fato publicizado nesta data. Da mesma forma, iremos notificar o vereador titular Licério Agnes, para que retorne à Câmara ou que deixe o partido imediatamente, sob pena de remessa do caso à Comissão de Ética e Fidelidade Partidária, para as devidas providências, sem prejuízo dos encaminhamentos que também poderão resultar na perda do seu mandato. Agiremos não apenas em respeito à legislação eleitoral, mas acima de tudo por não concordar com projetos pessoais de poder, reafirmando assim nosso compromisso com a Boa Política e com Santa Cruz”. O assunto ainda vai render muito.

Faleceu um grande árbitro
Faleceu no começo desta semana um dos mais famosos árbitros de futebol da nossa cidade. Sérgio Jacobs, o Babão faleceu em casa no começo desta semana. Babão foi árbitro de futebol amador aqui da cidade e um dos mais folclóricos que teve. Dificilmente alguém brigava com ele. Sempre sorridente e brincalhão, Babão fez muitos amigos no mundo da bola. Depois que largou o apito, ele abriu um bar na rua Galvão Costa. Também foi presidente da Asca, a entidade dos árbitros aqui da cidade. Meus sentimentos aos familiares.

Babão era muito conhecido no futebol amadorBabão era muito conhecido no futebol amador Crédito: Divulgação

Entram em greve na segunda-feira
Os professores da rede pública estadual entram em greve na próxima segunda-feira. A decisão foi tomada nesta quinta-feira. Segundo os sindicalistas, o governo Leite tem errado e muito contra a classe dos professores, que não aceitam pagar a conta. “Quem tem menos paga cada vez mais para sustentar a injustiça. Tentam fazer da penúria dos educadores(as) um modelo para o trabalhador precarizado: dócil e servil, vitimado por uma crise fiscal insolúvel e sem alternativas fora da agenda neoliberal. Somos usados para convencer a sociedade a aceitar qualquer medida, por mais virulenta que se apresente. Mas a crise não é nossa, é do projeto neoliberal. A crise é o próprio projeto. Por trás deste projeto está a intenção de acabar com a escola pública e os sonhos de milhões de gaúchos. Querem privatizar o ensino e cobrar das famílias a conta do acesso à educação. Não vamos deixar que isso aconteça”. Este é um pedaço da nota dos professores endereçada ao governo.

Eles merecem a homenagem
Uma sessão especial realizada pela Câmara de Vereadores na segunda-feira, dia 11, prestou uma homenagem aos diretores das escolas públicas do Estado e Município. A proposta foi do vereador Alceu Crestani (PSDB), que fez uso da tribuna, para destacar o trabalho dos educadores. Crestani, que é professor e foi diretor do Colégio Estadual Monte Alverne, disse que embora pouco valorizado, o professor é essencial para o futuro da sociedade e a figura precisa ser cada vez mais valorizada. Fizeram uso da palavra ainda a secretária municipal de Educação, Jaqueline Marques, e o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura. A homenagem se justifica devido a falta de valorização dos nossos professores. Parabéns ao Crestani pela bela iniciativa.

Educação recebe homenagem da CâmaraEducação recebe homenagem da Câmara Crédito: Jacson Stulp

Reunião ordinária será às 17h 
A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul recebeu 11 novas matérias para a sessão da próxima segunda-feira, dia 18, no Plenário. A reunião ordinária inicia às 17h, sendo que às 19h tem uma reunião especial para homenagear participantes do Palco do Saber, requerida por Francisco Carlos Smidt (PTB) e às 20h ocorre uma solene para homenagear a Mitra Diocesana, requerida por Alberto João Heck (PT). Com informações da Assessoria de Imprensa.