Santa Cruz do Sul respira polêmicas na nossa política local. Ora é uma questiúncula envolvendo o governo municipal, outra envolve o poder legislativo. E assim caminhamos para um embate duro lá na frente, ou seja, no ano que vem, quando teremos eleições na proporcional e majoritária. As discussões frequentes vistas nos últimos dias pela imprensa e redes sociais, pode ter um desdobramento em 2020. Henrique Hermany, que outrora foi do governo municipal, hoje troca farpas seguidas com o prefeito de Santa Cruz. Um dos últimos embates envolve o agora empossado vereador Marcelo Diniz, DEM. Inclusive com respingos nos demais vereadores. Pois Henrique Hermany, afirmou em sua rede social, que a Câmara como um todo não existe mais. Dando a entender claramente que este poder está sendo usado pelo executivo. O vereador Elstor Desbessel, PTB, não gostou desta fala e foi à tribuna para responder fortemente o jovem presidente do PP em Santa Cruz. Dando como exemplo positivo o próprio Edmar Hermany, pai de Henrique, o petebista pediu respeito com os vereadores. Também pediu que o mesmo ‘dê nome aos bois’ e não use o poder legislativo para as suas rusgas com o poder executivo. Confira algumas falas destes assuntos logo a seguir.
Petebista está “brabo”
O vereador Elstor Desbessel, PTB, deixou claro a sua inconformidade com o presidente do PP, Henrique Hermany. Henrique Hermany teria afirmado que a Câmara vive dias de constrangimento, devido aos rachas de salários entre assessores e troca de apoio por indicação de parentes na Prefeitura de Santa Cruz. “Quero que o estimado presidente do PP, meu amigo Henrique Hermany, diga quem são os vereadores que possuem filhos, esposas indicadas no poder executivo. Eu não tenho nenhum parente indicado e nunca tive. Preciso que ele diga quem são os vereadores”. O petebista demonstrando tranquilidade pediu ao presidente do PP, que quando o mesmo “brigar” com o prefeito, ele deveria ser mais claro. “Ou fala diretamente o nome de algum vereador ou não fala sobre o poder legislativo”, finalizou Desbessel.
Elstor Desbessel, PTB Crédito: Divulgação/Câmara de vereadores
Mais segurança em Monte Alverne
A Comunidade de Monte Alverne está mais tranquila agora. Depois de muitas cobranças por parte da comunidade e políticos por falta de um efetivo da Brigada Militar, agora os moradores receberam um policial residente. O soldado Alefe Oliveira foi transferido de Mato Leitão e agora se incorpora como morador da localidade. Ele foi apresentado na semana passada para a comunidade.
Vereadores querem conhecer projeto de Vigilância Colaborativa
Numa iniciativa dos vereadores Marcelo Diniz (DEM) e Gerson Luís Trevisan (PSDB) está ingressando no Legislativo um pedido para a realização de reunião especial para que seja apresentado na Câmara de Vereadores o projeto de Vigilância Colaborativa. Segundo a justificativa dos vereadores o assunto segurança é de interesse de todos os cidadãos, das empresas e dos próprios órgãos públicos. “Todos precisam de segurança e o projeto de Vigilância Colaborativa representa um avanço importante para isso, uma vez que permite que haja flexibilidade na participação de entes públicos e da iniciativa privada”, destaca o pedido. Assim, estão sendo convidados o Grupo de Gestão Integrada do Município (GGIM), a Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), a Promotoria, entre outros. A matéria ingressa na pauta da próxima sessão, quando após ser aprovada, deve ser estabelecida uma data para a realização da reunião.
Marcelo Diniz, quer fazer pautas positivas em sua atuação na Câmara Crédito: Jacson Stülp
Por qual partido mesmo?
Todos sabem que o vereador Edmar Hermany, PP, é lenda da nossa política municipal. Portanto, tudo que ele fala vira notícia. Sabendo já da resposta que iria receber, ele não titubeou em perguntar para a presidente da casa, Bruna Molz, PTB, por qual partido o Marcelo Diniz estava entrando na Câmara. “Presidenta, a senhora poderia me dizer por qual partido este cidadão estaria assumindo o cargo de vereador”. Molz respondeu de que era pelo DEM. Conversei com o vereador Marcelo Diniz, na tarde de ontem. Questionei sobre este assunto e ele foi direto e reto na resposta, “quero paz e não quero confusão com ninguém”. Me disse que pretende fazer uma gestão positiva.
Ginásio do Faxinal já tem data para inauguração
O complexo esportivo construído no Bairro Faxinal Menino Deus dentro do terreno onde se encontra o Centro Social Urbano, já tem data para ser inaugurado. Na tarde de ontem, alguns secretários da Prefeitura de Santa Cruz, estiveram no local, para averiguar alguns pontos obscuros da obra. A inauguração está prevista para o dia 7 de dezembro. A comunidade esportiva daquela região certamente estava ansiosa para saber desta data.
Secretário Licério Agnes, Cleber Pereira, coordenador de esportes e o secretário de obras Zeno Assmann Crédito: Julio Mello
Força Arno Frantz
O Arno Frantz, que já foi nosso prefeito, está com problema de saúde. Ele quebrou o fêmur nesta semana e deverá ficar um tempo em recuperação. Um dos nossos mais efetivos políticos que tivemos em ação. Desejamos uma boa recuperação ao seu Arno.