Início Religião Com adaptações, Santa Cruz celebra Corpus Christi

Com adaptações, Santa Cruz celebra Corpus Christi

Evento da Catedral São João Batista não contou com os tradicionais tapetes coloridos

Grasiel Grasel
[email protected]

Neste ano, tradicionais tapetes coloridos foram preparados apenas dentro da Catedral – Rolf Steinhaus

Pela primeira vez não foi a chuva que atrapalhou a celebração de Corpus Christi dos santa-cruzenses. Com a pandemia, milhares de católicos tiveram que acompanhar de suas casas, através da internet ou do rádio, a celebração que era conhecida por levar às ruas da cidade os belíssimos tapetes de serragem colorida. A procissão, que também era marca registrada do evento, acabou virando um cortejo motorizado, que passou nos hospitais da cidade para deixar uma bênção.

A festa de Corpus Christi iniciou às 9 horas dessa quinta-feira, 11, com uma celebração na Catedral São João Batista, que só pode contar com a lotação máxima de 30 pessoas estabelecida pela Prefeitura e foi concluída com a bênção do Santíssimo Sacramento. Logo após, por volta das 10 horas, o cortejo motorizado com Jesus Eucarístico percorreu as ruas de Santa Cruz, passando pelo Hospital Ana Nery, o Hospital de Campanha montado no Poliesportivo e, por fim, no Hospital Santa Cruz. Todo o evento foi transmitido ao vivo e integralmente no Facebook, pela página oficial da Pastoral da Comunicação (Pascom), e na Rádio Santa Cruz.

No caminho do cortejo, alimentos não-perecíveis e agasalhos foram arrecadados, pois, segundo Pe. Roque Hammes, coordenador de pastoral da Diocese, como neste momento a fé não pôde ser manifestada através da eucaristia, a orientação do Vaticano foi de que isso aconteça através da ajuda aos irmãos. Os donativos, que serão entregues para famílias em situação de vulnerabilidade, ainda não haviam sido contabilizados até o fechamento desta edição.

Cortejo motorizado deu a bênção aos hospitais da cidade e arrecadou donativos – Rolf Steinhaus

Para preservar a saúde de fiéis e membros da Diocese, somente pessoas que não fazem parte do grupo de risco participaram da organização do evento. Até mesmo o Bispo Dom Aloísio Alberto Dilli, que costumava participar, não esteve presencialmente para também incentivar os fiéis a acompanharem o evento pela internet. “Sempre primamos pela vida e neste momento isso significa adotar o distanciamento social. Dentro do que a prefeitura nos pede, então, adaptamos a celebração”, justifica Pe Roque.

A celebração de Corpus Christi está diretamente ligada à Quinta-feira Santa, o dia em que os católicos celebram a instituição da eucaristia, a figura de Jesus com seus apóstolos durante a última ceia. Esse sentido é reafirmado pelos devotos na eucaristia, que é vista como a presença de Jesus em seu corpo. Embora não tenha sido possível realizar o evento em seus moldes tradicionais, a Diocese comemorou a aceitação dos fiéis. “A gente sempre vê a Catedral cheia nesse dia, as ruas movimentadas, mas neste momento isso não aconteceu porque a situação não permite, mas dentro do que planejamos tudo correu bem”, finaliza Pe Hammes.