Início Geral Com foco no futuro, Sincotec-Varp comemora 74 anos

Com foco no futuro, Sincotec-Varp comemora 74 anos

Sede social da entidade, em Santa Cruz, está disponível para os
associados dos 24 municípios de abrangência desde 1995

Há 74 anos, em 13 de maio de 1948, iniciava-se uma história de valorização dos profissionais da contabilidade nas regiões do Vale do Rio Pardo e do Centro-Serra. O Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Rio Pardo (Sincotec-Varp) atravessou mais de sete décadas com a missão de ser a referência para a categoria. Com uma trajetória sólida e presença em 24 municípios, a entidade representa, hoje, mais de 2 mil profissionais, que, ao longo dos anos, tornaram-se protagonistas na organização das empresas.


O presidente do Sincotec-Varp, Ernani Baier, explica que, no decorrer da trajetória da entidade, a vida no mundo se modificou. O papel do profissional da contabilidade igualmente se transformou, colocando a categoria sobre os holofotes das organizações empresariais. “Há 74 anos, o contabilista era visto como um ‘guarda-livros’, alguém que apenas detinha-se aos cálculos e conferência de informações fiscais das empresas. Hoje, o profissional da contabilidade é muito mais um consultor financeiro, em uma posição de relevância dentro da sociedade contemporânea”, observa.


Baier revela que o contabilista deixou de “apenas registrar a história” das organizações para participar da construção do futuro, atuando de forma direta na gestão, prevendo riscos e apontando caminhos para o empresário. “Especialmente em pequenas e médias empresas, nas quais não existe a figura do gestor financeiro, o contabilista desempenha essas atividades, desenvolvendo um planejamento estratégico junto à organização por ele assistida”, define.

Baier: profissional é relevante para a sociedade


O Sincotec-Varp promove cursos de qualificação dos profissionais da contabilidade das duas regiões, como o “Conexão Contábil”, encontro mensal de atualização e network dos associados. “Dispomos de benefícios para nossos associados, com produtos e serviços de interesse da categoria, como convênios com Unimed e Uniodonto, certificação digital e plano de telefonia”, pontua Baier.

Uma viagem pela história


Sediado em Santa Cruz do Sul, o Sincotec-Varp conta como associados cerca de 40% dos profissionais do Vale do Rio Pardo com registro no Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC-RS). A sua base territorial é formada por 24 municípios: Amaral Ferrador, Arroio do Tigre, Barros Cassal, Candelária, Encruzilhada do Sul, Estrela Velha, Herveiras, Gramado Xavier, Ibarama, Jacuizinho, Lagoa Bonita do Sul, Passo do Sobrado, Passa Sete, Pantano Grande, Rio Pardo, Salto do Jacuí, Santa Cruz do Sul, Segredo, Sinimbu, Sobradinho, Tunas, Vale do Sol, Venâncio Aires e Vera Cruz.


A entidade foi fundada em 1948 por um grupo de profissionais da contabilidade que vislumbrou a necessidade da criação uma associação que representasse os interesses da classe. Além da representação dos profissionais da área, uma das grandes conquistas foi a construção da atual sede social, no ano de 1995. O espaço tem a estrutura completa para receber eventos, reuniões ou festas, com capacidade para 100 pessoas. No ano de 2018, durante as comemorações dos 70 anos, a entidade se modernizou ainda mais, com um investimento em energia fotovoltaica, contribuindo para a geração de energia limpa.