Início Esportes Com técnico uruguaio, Corinthians conquistou o tetra estadual

Com técnico uruguaio, Corinthians conquistou o tetra estadual

Fernando Larralde substituiu Juarez Franco, o Bola, na disputa dos quadrangulares de 1986

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

O time do Corinthians que se sagrou tetra campeão estadual de basquete em 1986. – Fotos: Divulgação

Uma conquista marcada pela mudança de rumo em meio à competição. Assim se resume a conquista do quarto título estadual obtido pelo Corinthians em 1986, mas que teve a competição finalizada em janeiro de 1987. Com resultados ruins e problemas de relacionamento com alguns atletas, o técnico Juarez Franco, o Bola, que havia sido campeão estadual como jogador e treinador em 83 e 84, informou aos dirigentes corintianos que estava se desligando do cargo no dia 31 de dezembro de 1986, alegando que estava se sentindo desgastado pelos resultados e atuações do time.

Conforme foi noticiado pelo Riovale Jornal na edição de 3 de janeiro de 1987, a direção do Corinthians procurou um novo técnico e acertou a contratação do uruguaio Fernando Larralde, que estava treinando o Ypiranga, de Rio Grande. Após o acerto, Larralde, que estava passando férias em Montevidéu, capital do Uruguai, iniciou a viagem de ônibus na cidade uruguaia, onde precisou pegar quatro itinerários, passando por Chuí, Pelotas, Porto Alegre e desembarcando em Santa Cruz.

Em entrevista concedida ao Riovale na última terça, 16, Larralde lembrou com detalhes a sua chegada ao Corinthians. “Cheguei no dia 3 de janeiro no clube e já dei o primeiro treino, pois no dia 6 de janeiro já disputaria o quadrangular em Santa Cruz. Sabia que seria muito difícil”, conta o ex-treinador.

Bicampeão em 83 e 84, o ex-jogador Rudimar Gerhardt, o Piru, conta que o ambiente no clube estava tenso pela falta de apoio e outras situações internas. Com a saída do técnico, Piru, que mantinha uma amizade com Bola, também tinha decidido não jogar os quadrangulares finais do estadual, mas acabou sendo convencido a mudar de ideia pelo amigo. “O Bola estava muito incomodado e quando ele saiu, eu também decidi não jogar mais. O próprio Bola veio conversar comigo e me convenceu a jogar”, lembra o ex-armador tricolor.

Com Piru em quadra e sob o comando de Larralde, o Corinthians disputou o primeiro quadrangular em Santa Cruz do Sul contra Grêmio Náutico União (POA), Sogipa (POA) e Ubirajá (Lajeado), sendo duas vitórias tricolores por 81×72 sobre a Sogipa e 72×61 sobre o Ubirajá, e uma derrota para o União por 61×57, indo para Porto Alegre em desvantagem de quatro pontos no saldo de cestas para o adversário.

O segundo turno do quadrangular foi realizado no Ginásio do Grêmio Náutico União, na capital. O tricolor iniciou a fase decisiva com derrota para a Sogipa por 66×63. No dia seguinte, com apoio do torcedor santa-cruzense, que lotou quatro ônibus e se fez presente em grande número no ginásio porto-alegrense, o Corinthians venceu o União por seis pontos de diferença, vantagem que o clube santa-cruzense precisava para ultrapassar o adversário na tabela de classificação. Restando 14 segundos, coube a Piru converter dois lances livres que decretaram a conquista do título estadual para a equipe santa-cruzense. “Faltando poucos segundos para terminar o jogo, estávamos ganhando de quatro pontos e precisávamos vencer de seis. Tivemos dois lances livres nas mãos do Piru, que acertou os dois e nos consagramos campeões do estadual”, conta Larralde.

No último jogo, o Corinthians venceu o Ubirajá, de Lajeado, por 73×51 e confirmou o título estadual pela quarta vez na sua história. O time tetra estadual, treinado por Juarez Franco e depois por Fernando Larralde, foi formado com Márcio, Candelária, Piru, Poyares, Léo, Hugo, Reginaldo, Eleno, João, Cássio e Tesch. “Todos foram importantes para a conquista, mas individualmente tivemos o Piru, que foi decisivo nos lances livres e o Márcio, que garantiu os rebotes defensivos e ofensivos”, salientou o treinador uruguaio.

O estadual de 86 com o Corinthians foi o primeiro título adulto de Fernando Larralde, que também foi escolhido como melhor técnico daquele estadual. “Ser escolhido o melhor treinador adulto da temporada de 86 me abriu portas em Santa Cruz pela torcida, diretoria e facilitou o meu trabalho por 13 anos consecutivos no Corinthians”, destacou Larralde, que foi o segundo treinador uruguaio a treinar o Corinthians. O primeiro foi o uruguaio Luiz Leder Comas, o Castelhano, que veio do Corinthians, de Santa Maria, e treinou o tricolor santa-cruzense em 1970. “Castelhano foi um excelente profissional, que abriu portas no Brasil e facilitou o trabalho dos uruguaios no Rio Grande do Sul”, destacou Larralde, que antes de chegar ao Corinthians, passou pelo Guanabara, de Santana do Livramento, e treinou o Ipiranga, de Rio Grande, por oito anos.

No Corinthians, Larralde atuou em diferentes funções até 1999, quando foi campeão estadual com as equipes infantil e juvenil, e com participação direta nas grandes equipes do tricolor santa-cruzense comandas por Ary Vidal, nos anos 90, com a conquista de títulos estaduais e do brasileiro de 1994, que serão contadas nas próximas reportagens. O uruguaio também passou pelo Unitri, de Uberlândia, por 15 anos, e obteve 14 títulos mineiros, um brasileiro (2004), uma Copa Centro-Sul (2004) e um Sul-Americano (2005). Trabalhou na implantação do Vitória Basquete, em Salvador, e como supervisor da Confederação Brasileira de Basquete, sendo chefe de delegação da seleção brasileira em competições internacionais de base. Atualmente, com 74 anos, reside em Santa Cruz do Sul e está atuando como supervisor de basquete do União Corinthians na disputa do Campeonato Brasileiro de Basquete.

Primeiras participações na taça Brasil

Fernando Larralde com o troféu de melhor técnico de 86

As conquistas estaduais de 83, 84 e 86 renderam ao Corinthians as suas primeiras participações na Taça Brasil de Basquete Adulto Masculino. Na primeira participação, em 1985, o time santa-cruzense foi a Franca, no interior de São Paulo, onde enfrentou a Francana, Corinthians Paulista e Unicap (PE), com duas derrotas para as equipes paulistas e uma vitória sobre a Unicap, por 74×60. Em 1986, o tricolor sediou os jogos da chave A em Santa Cruz do Sul onde foi derrotado pelo Monte Libano, de São Paulo, que havia sido o campeão brasileiro de 85 e venceu a Unicap, por 72×71, que rendeu a primeira classificação do time gaúcho. Na fase seguinte, o Corinthians foi a São Paulo e foi derrotado por Francana, Corinthians Paulista e Flamengo.

Em 1988, na terceira participação, o Corinthians sediou novamente a etapa inicial em Santa Cruz onde enfrentou Náutico, Sírio, de São Paulo, time treinado por Ary Vidal e a Francana, sendo eliminado na primeira fase. A quarta participação ocorreu em 1989, na cidade de Santa André, em São Paulo, onde o time enfrentou o Corinthians Paulista, Pirelli e Vasco, sendo novamente derrotado nas três partidas.