Início Geral Comitê da Copa vistoria infraestrutura da Unisc

Comitê da Copa vistoria infraestrutura da Unisc

Na tarde desta quinta-feira, 19 de janeiro, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) recebeu a visita do Comitê Organizador da Copa de 2014, representado por Ricardo Nunes, coordenador da Câmara Temática de Estádios e Gramados, e pelo arquiteto Airton Giachini, integrante da empresa Arena, que presta serviços de monitoramento de estádios e campos ao comitê. O motivo da vinda foi vistoriar a infraestrutura da instituição, principalmente o complexo esportivo, uma vez que Santa Cruz do Sul é candidata a sediar um dos Centros de Treinamento de Seleções (CTS) na Copa do Mundo de 2014.

Felipe Nopes/Unisc

Vice-prefeito Campis acompanhou medição do campo de futebol da Unisc por representantes da Fifa

Durante a visita, o comitê foi acompanhado pelo vice-prefeito Luiz Augusto Costa a Campis; pela secretária municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Marla Hansen; pelo coordenador do setor Unisc Esporte, Fabrício Gianezini; e pelo chefe de gabinete da reitoria, professor Ângelo Hoff. Por mais de duas horas, foram analisadas as instalações do campo de futebol, piscina térmica, pista atlética, cancha de areia, ginásio pedagógico, vestiários, academia de ginástica, Laboratório de Atividade Física (Lafisa), auditório central e Clínica de Fisioterapia da universidade.

Divulgação

Representantes da Prefeitura e Unisc com membros da empresa que presta serviços ao comitê da Copa

Conforme o coordenador Nunes, a análise leva em conta mais de 100 detalhes técnicos, como o sistema de abastecimento elétrico e de água, os acessos para as equipes e para a imprensa, o local para realização de entrevistas e demais instalações para os atletas, assim como o tipo de solo e a drenagem, entre outros itens. Para Marla, Santa Cruz oferece uma estrutura favorável para sediar um CTS. “Sempre acreditamos que seria possível. São vários fatores a favor, principalmente o complexo esportivo da Unisc, que é um dos destaques no nosso estado”, apontou a secretária.

Rolf Steinhaus

Comitiva avaliou a infraestrutura da Unisc e de outros locais da cidade

Segundo Gianezini, a visita do comitê foi bastante positiva. “Pelo que nos foi passado, nos encaixamos dentro do que está sendo exigido, valorizando, assim, os serviços prestados pela Unisc e a estrutura do seu complexo esportivo”, salientou. O comitê organizador deverá oferecer à Federação Internacional de Associações de Futebol (Fifa) 64 locais aptos a serem CTS. Porém, o objetivo é dar 90 opções para as seleções participantes. A escolha é exclusivamente das equipes e só acontece depois do sorteio final da Copa do Mundo, marcado para dezembro de 2013. Os representantes do Comitê visitaram também o Hospital Santa Cruz e o Hotel Charrua.