Início Geral Coomcat passa a realizar serviço inclusive aos sábados

Coomcat passa a realizar serviço inclusive aos sábados

Luiz Fernando Bertuol
Coomcat funcionará inclusive aos sábados pela manhã, das 7h30 ao meio-dia

A partir desta semana, a Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz (Coomcat) passa a efetuar recolhimentos inclusive aos sábados pela manhã, das 7h30 ao meio-dia, somente na região central da cidade. Nos demais bairros, a coleta continuará a ser feita de segunda a sexta-feira, nos mesmos horários. Também aos sábados, somente pela manhã, funcionará o Ponto de Entrega Voluntária (PEV), na Rua Venâncio Aires, 1445, Centro.

Horários da Coleta Seletiva Solidária

Segundas e quartas
Universitário – 13h
Avenida – 13h30

Segundas e sextas
Goiás – 7h30
Higienópolis – 7h30
Santo Inácio – 8h30

Terças
Arroio Grande – 7h30
Ana Nery – 8h30
Belvedere – 14h30
Bonfim – 13h
Margarida – 14h
Monte Verde – 13h30

Quartas e sextas
Independência –8h (quarta) e 13h30 (sexta)
Renascença – 7h30 (quarta) e 13h (sexta)
Várzea – 8h30 (quarta) e 14h (sexta)

Segundas, terças, quartas,
quintas e sextas
Centro – das 7h30 às 12h e das 13h às 19h

Sábados
Centro – das 7h30 às 12h

Ponto de Entrega Voluntária: Rua Venâncio
Aires, 1445 – Centro, Santa Cruz do Sul-RS

O que é a Coleta Seletiva Solidária?

É um sistema de recolhimento de materiais recicláveis em residências, comércio, empresas e órgãos públicos, executado pela Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat). Destinar os resíduos possibilita que dezenas de catadoras e catadores possam exercer sua profissão com mais dignidade, melhor retorno financeiro e, sobretudo, inclusão mais trabalhadores. Com a separação e a destinação desses resíduos, a comunidade contribui para um ambiente mais sustentável, tornando possível eles voltem ao ciclo produtivo por meio da reciclagem e evitando assim o consumo excessivo de energia e a extração de recursos naturais.

Como separar e para quem destinar?

Resíduos recicláveis – Papel, plástico, vidro e metal. Exemplos: garrafa pet, jornal, revista, caixa de papelão, garrafas de vidro, embalagens longa vida, isopor, sucatas de metal, latas de refrigerantes e alimentos. Entregue os resíduos recicláveis aos catadores da Coleta Seletiva Solidária, de acordo com o dia e horário que eles percorrem as ruas do seu bairro ou no Ponto de Entrega Voluntária (PEV), na Rua Venâncio Aires, 1445, Centro.

Resíduos orgânicos – Casca de frutas e legumes, restos de alimentos e resíduos de podas de plantas.
Destinação 1: Faça uma composteira doméstica e terá um adubo orgânico de qualidade.
Destinação 2: Encaminhe ao sistema de coleta habitual de resíduos, de acordo com o dia e horário que o caminhão percorre as ruas do seu bairro.

Resíduos perigosos – Eletroeletrônicos e óleo de cozinha saturado. Exemplo: notebook, CPU, celular, fogões, carregador, monitores, secador de cabelo, câmera fotográfica, aparelho de áudio, televisor de tubo, LCD, plasma, DVD, VHS, rádio, microondas, teclado, tablet, mouse, MP3, refrigeradores, impressoras, controle remoto de vídeo game e óleo de cozinha saturado. Entregue esses resíduos aos catadores da Coleta Seletiva Solidária, de acordo com o dia e horário que eles percorrem as ruas do seu bairro ou no PEV. Para descartar pilhas, baterias, latas de tinta, medicamentos, chapas de raio-X, blisters, cartões magnéticos, pneus, lâmpadas, solventes e lubrificantes, contate a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade de Santa Cruz do Sul pelo telefone 3713-8242.
Resíduos não-recicláveis – Papel higiênico, fio dental, madeira, papel engordurado e fraldas. Esses resíduos devem ser destinados para o sistema de coleta habitual de resíduos, de acordo com o dia e o horário que o caminhão percorre as ruas do seu bairro.