Início Sem categoria Covid-19: Santa Cruz inicia vacinação de professores da Educação Infantil nesta quinta

Covid-19: Santa Cruz inicia vacinação de professores da Educação Infantil nesta quinta

Foto: Agência Brasil

A Secretaria Municipal de Saúde (SESA) vai iniciar a vacinação dos professores em Santa Cruz do Sul, conforme decreto assinado pela prefeita Helena Hermany. Nesta quinta-feira, 13, a aplicação da primeira dose da Covishield (Fiocruz/Astrazeneca/Oxford) para a categoria será restrita a professores, monitores, atendentes e estagiários da Educação Infantil nas redes municipal e privada. A rede estadual não entra nesta etapa, uma vez que atende apenas alunos do Ensino Fundamental e Médio.

“Desde fevereiro venho defendendo a vacinação dos professores. Agora conseguimos alcançar um ponto em que temos segurança jurídica, dados técnicos e doses que nos permitem dar a largada e garantir a vida de profissionais tão importantes para o futuro de uma cidade”, disse Helena.

Entre as razões elencadas no decreto nº 10.907 para o início da vacinação dos professores e profissionais da Educação, constam a necessidade de garantir o retorno efetivamente seguro das aulas presenciais e o estágio avançado da aplicação da primeira dose no Município conforme as fases determinadas pelo Programa Nacional de Imunização.

Já a escolha prioritária pelos profissionais da Educação Infantil ocorre em razão de serem esses os que estão diariamente em contato com as crianças pequenas, que não têm a obrigatoriedade do uso de máscaras e que, em tese, poderiam transmitir o vírus com mais intensidade que os demais alunos, que precisam utilizar o EPI.

A imunização para os profissionais da Educação Infantil será no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. É imprescindível que as pessoas levem documento de identificação com foto e comprovação do cargo e vínculo profissional, como CTPS, contracheque ou folha de pagamento, contrato do CIEE ou declaração assinada pelo diretor da escola.

A Sesa alerta ainda que quem tomou a vacina contra a gripe, deve aguardar o intervalo de 15 dias para receber a dose contra a Covid-19.

Vacinação da população de 40 anos ou mais com comorbidades segue nos postos de saúde

Nos postos de saúde da cidade e do interior, além do Cemai, a população de 40 anos ou mais com comorbidades encontra doses da Covishield para a primeira aplicação. Demais grupos prioritários também são imunizados: pessoas com 60 anos ou mais; pessoas com Síndrome de Down, maiores de 18 anos; pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no BPC, de 40 anos ou mais; pacientes com doença renal crônica em terapia de substituição renal (Hemodiálise), acima de 18 anos; e trabalhadores das forças de segurança e salvamento.

O horário de atendimento na área urbana é das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30 e no interior da 8h às 11h30 e das 13h às 16h. As ESF Senai e ESF Faxinal estarão abertas até as 18h30.

Segunda dose da Covishield na Unisc

A segunda dose da vacina Covishield (Fiocruz/Oxford/Astrazeneca) continua sendo administrada no SIS da Unisc, no Bloco 31. O intervalo de aplicação é de 12 semanas da primeira. O horário de atendimento é das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

Ainda não há previsão de retomada da vacinação da segunda dose da CoronaVac.