Início Geral Cuidado amplo com a saúde em foco na Bandeira

Cuidado amplo com a saúde em foco na Bandeira

Nova promoção é uma evolução da tradicional Caminhada Rumo à Saúde, Beleza e Bem-Estar

Lançar um olhar diferenciado sobre os cuidados pessoais, com atenção mais ampla e natural, é a proposta do 1º Encontro de Saúde e Terapias Integrativas de Santa Cruz do Sul, neste sábado, 21, na Praça da Bandeira, das 9 horas às 17h30, numa realização do Espaço de Vie e da Prefeitura. O evento estava programado para 9 de abril, marcando as passagens do Dia Internacional da Mulher (8 de março) e do Dia Mundial da Saúde (7de abril), mas foi transferido na ocasião devido ao mau tempo. Como maio é o mês das práticas integrativas e complementares em saúde (Pics), o momento é especial e propício para a promoção.


A idealizadora do Espaço de Vie e da iniciativa, Fátima Siqueira, explica que as Pics são recursos terapêuticos que para prevenção de doenças e recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo curativo e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. “Nós, do Espaço de Vie, já trabalhamos com esse olhar há muito tempo e estamos muito felizes em poder somar forças com novos parceiros, compartilhando com a comunidade os benefícios dessa abordagem terapêutica, sendo adotada inclusive pelo SUS (Sistema Único de Saúde)”, destaca.
O Encontro é uma evolução da Caminhada Rumo à Saúde, Beleza e Bem-estar, que tradicionalmente acontecia em março, tendo por objetivo conscientizar que esses três conceitos caminham juntos. A primeira edição foi em 2002 e já foram realizadas 12. Fátima ressalta o que surge de novo em um momento pós-pandemia. “Nunca o ser humano teve tanta necessidade de olhar para si sob todos os aspectos, cuidando muito do seu emocional e de sua saúde. E com esse olhar apresentamos uma proposta de um evento mais amplo, que, além da caminhada em si, proporcione aos participantes uma expansão de consciência”, explica.


Diversas atividades estão previstas ao longo do dia e uma delas é a 13ª Caminhada Rumo à Beleza, Saúde e Bem-Estar, com saída prevista para as 9h30. “Quem comparecer no evento trazendo uma das regatas, de qualquer edição da Caminhada, ganhará uma ecobag personalizada, enquanto durarem os estoques”, afirma Fátima, indicando que a sacola tem edição limitada. Há também distribuição de troféus para: maior grupo, melhor grito de guerra e grupo com o maior número de pessoas utilizando as regatas das edições anteriores.


O 1º Encontro de Saúde e Terapias Integrativas é uma promoção do Espaço de Vie e da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por meio das secretarias de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, de Saúde, de Cultura, de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, de Segurança e Mobilidade Urbana e Gabinete da Prefeita. Conta com o apoio de Grupo Fisioquantic, Eora, Catalmedic, Loja De Vie, Di Larouffe, João Dick Empreendimentos, Parque das Nascentes, Michele Henn Waechter Comunicação Integrada e Restaurante Marquês – Parrilla München.


Participam e apoiam o evento: Pró-Saúde/Unisc, Empório Vida Fit, Alkhemia do Campo, Evoluir-se, Divina Luz Velas Naturais, Saber Ancestral, CTSul, Atelier da Marta, Uninter – Polo Santa Cruz, Ana Mueller Massagem, Lili Silva, Terapeuta Marlene Carvalho, Terapeuta Erani da Rosa, Panisul e Magrass. Além disso, a Ervateira Macedo vai distribuir de erva-mate e água quente e a Liga Feminina de Combate ao Câncer expõe seu trabalho e vende produtos com a marca da entidade.

Programação

7h às 8h – Recepção dos expositores e profissionais para montagem da infraestrutura
9h – Início das atividades
9h30 – 13ª Caminhada Rumo à Saúde e Bem-Estar: alongamento e caminhada orientada
11h – Abertura oficial do evento
11h15 – Dança Circular
13h30 – Vivência de constelação familiar “Cura do Feminino”
14h45 – Yoga ao ar livre (levar tapete ou toalha)
16h – Lian Gong
16h30 – Dança Circular
17h – Show da Banda Res3rva
Ao longo do dia
• Arteterapia: Construindo uma mandala integrativa com a comunidade
• Exposição e comercialização de produtos ligados ao propósito do evento (naturais, suplementos alimentares, florais, aromas)
• Participação da Secretaria Municipal de Saúde
• Participação dos serviços do Pró-Saúde da Unisc;
• Divulgação do curso Tecnólogo em Práticas Integrativas e Complementares pela Uninter
• Atendimentos e serviços relacionados às Pics