Início Geral Dedicação e carinho pela vida humana

Dedicação e carinho pela vida humana

Profissionais de Enfermagem são fundamentais nas ações de saúde

Ana Souza
[email protected]

Hoje, 12 de maio, é um dia especial para os trabalhadores da área da Enfermagem. Nesta data comemora-se o Dia Internacional da Enfermagem, celebrado mundialmente desde 1965. Porém, a data só foi estabelecida oficialmente em 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros. A função desses profissionais é essencial para garantir a recuperação e salvamento de vidas em perigo, seja nos hospitais ou demais instituições que necessitam da assistência contínua de cuidados médicos. O Dia Internacional da Enfermagem passou a ser uma data comemorativa no Brasil em 1938, quando a data foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas, através do Decreto no 2.956, de 10 de agosto daquele ano.


A data foi escolhida como homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna. De nacionalidade inglesa, nasceu em Florença, na Itália. Aos 17 anos decidiu ser enfermeira, acreditando ter um chamado de Deus para fazer enfermagem. Foi na guerra da Crimeia, em que o Reino Unido participou entre 1853 e 1856, que o seu trabalho se tornou mais conhecido, e ela foi chamada de “Dama da Lâmpada”, instrumento que usava durante a noite para ajudar melhor os feridos. Florence fundou a primeira Escola de Enfermagem secular do mundo na Inglaterra, em 1860.


PREVENÇÃO

Sempre presente nas ações de saúde, o curso de Enfermagem da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) teve início em 1994, e formou cerca de 1,5 mil enfermeiros, que compõem a grande maioria dos serviços da rede de saúde do Município de Santa Cruz do Sul e regiões do Vale do Rio Pardo e Taquari. Além dessas regiões, encontram-se egressos atuando em outros estados brasileiros e em outros países.

Com a formação de enfermeiro generalista, prima-se pelo conhecimento científico com competências e habilidades técnicas e carga horária expressiva de práticas, desde o primeiro semestre, nos diversos cenários da saúde. Essas práticas são desenvolvidas em hospitais e rede básica de atenção à saúde, bem como na clínica escola – SIS e no hospital de ensino que agregam diferenciais ao curso. Nos dois últimos semestres do curso, os estudantes cumprem 800 horas de estágio, além das práticas.

Como os demais cursos da universidade, o de Enfermagem incluiu-se no processo de reinvenção da nova arquitetura curricular, em que as competências e habilidades profissionais são trabalhadas por meio de recursos tecnológicos e metodologias ativas, em módulos, buscando integrar nessa trilha de aprendizagem, docentes, estudantes e comunidade.

A coordenação atual do Curso é realizada por duas enfermeiras, professoras Maristela Soares de Rezende e Leni Dias Weigelt. Essa teve início em janeiro de 2018 e desenvolve suas atividades de forma integrada com os demais professores e estudantes, que constituem o colegiado. As decisões ocorrem de forma participativa em reuniões do Núcleo Docente Estruturante, colegiado do curso e nas demais instâncias da Universidade. Na última avaliação pelo MEC, em 2020, obteve-se o conceito quatro, sendo que cinco é a nota máxima. Esse conceito foi confirmado com a nota quatro conquistada no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Conforme as coordenadoras do curso, parabeniza-se os enfermeiros e ressalta-se sua importância para a atenção à saúde, incluindo desde a vigilância epidemiológica até a recuperação da saúde. “A nossa profissão é regulamentada e conta com legislação própria, porém, mesmo sendo alicerce do sistema de saúde, ao longo dos anos, vem lutando pelo piso salarial e carga horária de 30 horas semanais em reconhecimento à sua dedicação e trabalho incansável junto à sociedade. Portanto, a Enfermagem, como ciência e arte, visa a defesa da vida, do trabalho, da educação e da sustentabilidade do Sistema Único de Saúde”, destacam.

INTEGRAÇÃO

A Enfermagem está envolvida de forma integral em todos os contextos dos serviços de saúde, na prevenção de riscos e agravos, na assistência, promoção e recuperação da saúde. “O profissional enfermeiro é responsável pelo planejamento, coordenação das ações da equipe de enfermagem, bem como mediar as relações entre a equipe multiprofissional. Salienta-se, ainda, a importância de seu envolvimento na educação em saúde, atendimentos em grupos e individualizados, respeitando as singularidades”, frisam.

Durante a pandemia de Covid- 19, as ações se intensificaram e novos desafios exigiram tomadas de decisão e condutas rápidas e inovadoras. “As tensões do cotidiano, as buscas por respostas às demandas tais como, o tempo de duração da pandemia, e se o Sistema de Saúde suportará, entre outras, geram desgastes físicos e emocionais nos profissionais de saúde, dentre eles os enfermeiros”, relataram.


As ações de enfrentamento ocorrem na rede pública de saúde, nos hospitais e na Unisc, de forma integrada. Atividades de investigação, promoção da saúde e prevenção de riscos e agravos intensificaram-se na Unisc e a Enfermagem está presente em todas elas. A Universidade, através do Serviço Integrado de Saúde (SIS), assumiu grande parte das imunizações contra a Covid-19. Essa vacinação iniciou no SIS com professores e acadêmicos de Enfermagem voluntários, no período de férias e, ao longo desse semestre, professores e acadêmicos dos demais cursos integraram-se a essa atividade, coordenada por enfermeiras do curso.

HSC e Unisc promovem palestras para os profissionais de enfermagem

O Hospital Santa Cruz (HSC), a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e o curso de Enfermagem da Unisc promovem, nos dias 12 e 24 de maio, a 14ª Jornada de Enfermagem da Unisc e 15º Encontro de Enfermagem Unisc/HSC. Os eventos serão alusivos ao Dia do Enfermeiro (12) e ao Dia do Técnico de Enfermagem (20) e terão como tema “Gestão do cuidado de Enfermagem para o enfrentamento da Covid-19: aprendizados e desafios”. A abertura das atividades, que ocorrerão de forma on-line, será nesta quarta-feira, 12, às 13h30. A transmissão será feita pelo YouTube no canal Unisc Ao Vivo, com acesso pelo link www.youtube.com/channel/UCYPmSwzVhE5XUFBL2E_BXCg .A primeira palestra terá início às 14h, com o tema “Gestão para o enfrentamento da crise e gestão na crise”, com as enfermeiras Fernanda Gallisa e Katiuscia Brandenburg, do HSC. A mediadora será a enfermeira e professora da Unisc, Adriane Anacker. Em seguida, a enfermeira do trabalho, Ana Elizabeth Kautzmann, e a técnica em segurança do trabalho, Silvana Gomes Dick, irão falar sobre “Saúde e segurança dos profissionais de enfermagem”, com mediação da professora e enfermeira Luciane Alves.