Início Editorial Democracia: conquista preciosa

Democracia: conquista preciosa

Na fase atual da realidade sociopolítica brasileira, alguns movimentos têm se manifestado a favor do fechamento do Congresso e do STF. Por parte desses movimentos, a ideia é que a democracia seja deixada de lado, e o Executivo estabeleça uma ditadura sustentada por militares. Uma observação essencial que deve ser feita sobre este assunto, é a posição do Executivo a favor da democracia e de uma relação normalizada com os demais poderes.

Essa posição do Executivo, de fato, existe. O governo não quer uma ditadura e não pretende acabar com a democracia, por mais que haja pressões dentro e fora do governo para acabar com o regime democrático. Mas é importante que o assunto seja debatido, pois, na política, as situações podem mudar. Uma posição hoje, pode ser outra amanhã. É preciso considerar as variadas possibilidades, para não sofrermos adiante.

Preservar a democracia é fundamental e, quando há movimentos para acabar com ela, a sociedade precisa estar bem atenta. Vale dizer que a democracia demorou muitíssimo tempo para ser adotada. Ao longo da História, antes e depois de Cristo, a humanidade esteve submetida a regimes repressores na maior parte do tempo. No final do século 18 depois de Cristo, iniciou a nossa era, a Idade Contemporânea, que possui como um dos marcos principais a adoção do que hoje conhecemos como democracia. Mesmo na nossa era, houve muitos tropeços, e muitos países vivem atualmente sob ditadura.

A democracia, como a conhecemos hoje, envolve essencialmente a separação de poderes e a convivência entre esses poderes. A partir de movimentos como a Revolução Francesa e a independência dos Estados Unidos, a separação de poderes tornou-se inerente à democracia. Acabar com a democracia é um retrocesso histórico gigantesco, é abandonar uma conquista preciosa.