Início Saúde Dezembro Vermelho: Enfermeira do Cemas reforça importância da prevenção ao HIV

Dezembro Vermelho: Enfermeira do Cemas reforça importância da prevenção ao HIV

Foto: Luiz Fernando Bertuol

Apesar dos avanços médicos e da quantidade de informação disponível, a mudança dos hábitos sexuais em todas as faixas etárias vem causando um aumento do contágio por infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), incluindo o vírus HIV. A constatação tem preocupado a enfermeira Micila Chielle, coordenadora do Centro Municipal de Apoio à Sorologia (Cemas).

Com a chegada do Dezembro Vermelho, campanha nacional de prevenção ao HIV/AIDS, a profissional quer chamar a atenção da sociedade para os cuidados necessários para evitar o contágio pela doença.

Mensalmente, o Cemas tem registrado de 10 a 15 novos casos de HIV, além do registro de outras doenças sexualmente transmissíveis. E as ocorrências não têm tido restrição de idade: abrangem desde jovens adultos até pessoas idosas. A enfermeira relata que o surgimento de estimulantes sexuais, aplicativos de relacionamento e até mesmo a adoção de comportamentos mais liberais, sem os devidos cuidados, tem influenciado o aumento dos episódios de contaminação. Por isso, Micila enfatiza a necessidade de pessoas com vida sexual ativa realizarem periodicamente a testagem para o HIV. Disponível gratuitamente na rede municipal, o exame é rápido e oferece o resultado em 15 minutos. Muitos pacientes têm chegado ao Cemas em estado bastante grave. “Por isso é importante a realização do teste a cada seis meses, para termos um diagnóstico precoce”, explica.

A enfermeira também aconselha a adoção de uma conduta mais responsável em relação à vida sexual. Junto com o uso de preservativos – masculino e feminino, o Ministério da Saúde recomenda uma série de condutas para o “sexo seguro”. Micila informa que a prefeitura de Santa Cruz do Sul oferece uma ampla estrutura de atendimento à população. Os testes rápidos e gratuitos para HIV estão disponíveis em ao menos 30 unidades de saúde – postos de saúde, no Cemas e no SIS da Unisc. Em todos estes locais e nas farmácias municipais também é possível retirar preservativos de forma gratuita. Além disso, o Cemas ampliou seu horário de atendimento às quartas-feiras, realizando a testagem das 17h30min às 19h30min, e aconselhamento e informações até às 20h30min.

Micila destaca ainda a importância da discussão sobre o assunto em família com os jovens e, para aqueles com vida sexual ativa, conhecer os exames dos parceiros sexuais, falar abertamente sobre o tema e fazer o teste a cada seis meses. “Tão importante quanto usar preservativo nas relações sexuais, é conversar sobre a sorologia dos parceiros e debater o tema no ambiente familiar”, enfatiza a enfermeira.

O Cemas fica na rua Thomaz Flores, 806. Telefone: 3715-6368.