Início Geral Dia do Músico: Marketing de influência para artistas independentes

Dia do Músico: Marketing de influência para artistas independentes

Divulgação/RJ

Um dia dedicado aos profissionais que trabalham com a música. Dia 22 de novembro é a data alusiva para homenagear os artistas, mesmo dia em que se comemora Santa Cecília, padroeira da classe. Para lembrar a data, o Riovale Jornal traz um conteúdo sobre marketing, que visa influenciar os músicos independentes.
Se você tem procurado recentemente por formas de vender sua música, provavelmente deve ter lido sugestões de como usar influenciadores de redes sociais. É um ótimo conselho. Trabalhar com influenciadores pode ser um meio eficaz de vender sua música on-line. Mas se você está confuso, pensando como isso tudo realmente funciona na prática, você não está sozinho. De todos os novos termos que surgiram no dicionário da geração de redes sociais, “influenciador” é um deles. O que é um influenciador? O que eles fazem?
De acordo com o Glossário de Música Moderna, um influenciador é: “Alguém que tem um conhecimento considerável e um grande número de seguidores em um cenário cultural específico, que pode usar sua influência para decisões de compras ou tendência entre aqueles que fazem parte da mesma comunidade. Influenciadores frequentemente usam as redes sociais para dar voz às suas opiniões sobre as atividades na comunidade que participam”.
Na indústria musical, um influenciador pode ser um crítico que motiva aqueles que leem suas avaliações, um rótulo que define o gosto de seus ouvintes, ou um criador de vídeos no YouTube, que utiliza da música para se conectar com seus seguidores. Entenda porque você precisa de uma plano de Marketing.

Como artistas vendem sua música com influenciadores?

Cada vez mais músicos têm começado a trabalhar com influenciadores nas plataformas das redes sociais para aumentar sua audiência e converter aqueles fãs em pessoas notáveis com streams e vendas de produtos.
Gabe Herring, administrador de estratégias da plataforma CD Baby, também trabalha por conta própria como administrador de marcas para artistas indie. Ele trabalha com artistas que estão no início de carreira e os ajuda a crescer como artistas e marcas. Grande parte da estratégia de Herring é a de atrair especialistas em influenciadores de plataformas de redes sociais para criar campanhas para artistas que trabalham com ele.
Um exemplo foi um artista chamado Astronomers, cuja música “Skywalking” foi repleta de referências a Star Wars. “Nós realmente atingimos com força a comunidade Star Wars do Reddit”, disse Herring. “Começamos a conquistar alguns entusiastas que fazem uns vídeos de sabres de luz bem legais. Eles escolheram vídeos bem apelativos para combinar seus sabres de luz com o fundo, então foi fácil para nós fazer com que a canção chamasse atenção”.
Outro cliente de Herring, da Califórnia, escreveu uma música sobre estar na praia com os amigos depois de praticar surf. “Nos voltamos para a gigantesca quantidade de contas de surfistas do sul da Califórnia e nos conectamos com a audiência. O vídeo mostrava a banda na praia com um ukulelê para completar o cenário. Foi com uma velocidade enorme que vimos vídeos sendo criados com isso. Era desse conteúdo que as pessoas usavam o som de fundo para seus vídeos”.

Quais redes sociais são as mais efetivas para o marketing musical?

TikTok: “É a rede social que tem mais foco”, diz Herring. “É a mais fácil de trabalhar porque ainda é uma plataforma bem recente”. Como os músicos que trabalham com ele têm normalmente uma média de 20 a 150 mil ouvintes no Spotify, Herring sempre procura por criadores no TikTok que tenham por volta de 5 a 10 mil seguidores. “Eles são mais apropriados para trabalhar com artistas porque também estão tentando ganhar mais seguidores”, diz ele. Esses influenciadores com poucos números de seguidores são chamados de “microinfluenciadores”. Em sua maioria, tendem a ser novos na plataforma e estão tentando montar uma audiência própria, o que pode tornar uma parceria entre eles e os artistas benéfica para ambos os lados.
Reels do Instagram: “O mesmo acontece com o Reels, já que também é algo novo”, diz Herring. “Mas como o Instagram é mais antigo, os influenciadores podem ser mais populares e talvez tenham uma agência para lidar, e dessa forma teria mais dinheiro envolvido”.
Byte: “É um dos cofundadores do Vine. São vídeos de loops de seis segundos com qualquer conteúdo, então você precisa ser bem criativo. É mais fácil encontrar criadores no Byte que queiram fazer uma parceria, já que estão em uma fase que fariam uma colaboração por bem menos dinheiro”.
Snapchat: Sim, as pessoas ainda usam o Snapchat. “Durante as eleições de 2020, a plataforma foi o centro para a atividade política”, diz Henning. “Foi responsável por apresentar o mundo político para muitos jovens pela primeira vez; isso pelos influenciadores da plataforma”.
Reddit: “Eu acompanhei o Reddit se tornar uma plataforma onde as tendências começam e então se espalham para as outras redes sociais. Muitas coisas começam por lá primeiro, então está se tornando um lugar que as pessoas procuram para promover sua música. Nós temos usado o Reddit para começar campanhas no TikTok ou outras plataformas para medir o engajamento”.

Como sei que estou pronto para procurar uma parceria com influenciadores?

Pode parecer um pouco abstrato, mas Herring aconselha que escute sua música com honestidade. “É no sentido da qualidade do conteúdo”, diz ele. “Você pode conseguir isso pelo feedback inicial das redes sociais. Qual é a opinião daqueles que nunca ouviram sua música?” E pode parecer óbvio, mas apenas para relembrar: “Você quer ter certeza que está usando seu melhor trabalho. Com o quê as pessoas vão associá-lo?”. Então é melhor não usar aquela demo que você gravou usando aquele microfone na sua sala.

Como encontro um influenciador para trabalhar comigo?

Entre na Internet e faça pesquisas. Procure nas redes sociais alguns criadores de conteúdos que você admira.

Se encontrar um, como entro em contato com um influenciador?

Herring recomenda algumas coisas para considerar quando for entrar em contato com o influenciador: Analise o conteúdo do perfil. Tenha certeza de que quer associar sua marca com a dele. Analise o engajamento do perfil. Eles podem ter uma tonelada de seguidores, mas isso não significa que haja uma interação real. Dê uma olhada nos comentários e tenha certeza de que os seguidores estejam participando. Se estiverem, significa que provavelmente vão participar de qualquer campanha que você fizer com aquele influenciador. Tenha certeza de que a marca e a estética deles estejam alinhadas com a sua. Sua audiência precisa se conectar com o que o influenciador está fazendo e vice e versa. Perceba quão bem eles se comunicam. Eles são difíceis de se lidar? Se a comunicação for devagar e sem compromisso, pode levar muito tempo para criar uma campanha – isso se ela for à frente. Faça um contrato, se puder. Isso pode ser um pouco difícil com microinfluenciadores, que talvez não queiram assinar um contrato se forem novos na área. Se for por pouco dinheiro, você precisa decidir se vale a pena continuar trabalhando com eles sem um contrato.

Como criar uma campanha de marketing com um influenciador?

Assim que encontrar um influenciador com quem queira trabalhar, entre em contato e insista em um acordo para criar uma campanha para sua música. É hora de moldar de verdade seu trabalho. Se você é um artista relativamente novo e sem muita experiência de marketing, Herring aconselha que deixe o influenciador moldar o conteúdo primeiro. “Eles conhecem melhor sua audiência”, diz ele. “Então sabem o que os conecta e o que funciona”. Lembre-se: até microinfluenciadores têm experiência de uso com sua marca e perfil para falar com sua audiência. Mas é claro que você conhece melhor sua música. “Se sinta absolutamente livre para recusar as ideias deles se isso for contra sua marca ou identidade. Tudo se resolve com conversa”.

O que devo esperar depois que a campanha for lançada?

Herring é honesto sobre os resultados: “É uma aposta. Esperamos visualizações que queremos ver e compartilhamentos em comum. Às vezes elas são tão baixas que até o influenciador se surpreende”. Um truque que ele compartilha é tirar o conteúdo e postar de novo. “Nós observamos isso nos nossos posts originais no TikTok. Havia pouca diferença no post e sem nenhum comentário. Então postamos mais uma vez e houve uma melhor resposta dos seguidores”.

Quais são os sinais de uma campanha de sucesso?

O objetivo mais difícil mas mais importante da campanha de marketing é a conversão. Esse é um passo que um usuário usa ao ver sua campanha na plataforma, entrando no link da sua música em uma rede de streaming ou procurando por ela em outro lugar. Basicamente transformando o usuário em um ouvinte e um fã. “Só porque alguém é um seguidor, não significa que seja um ouvinte”, diz Herring. “A ideia é juntar o marketing de influência com o aumento da audiência”.

Como converter usuários em ouvintes?

“Uma forma de converter pessoas é fazer anúncios. Nós os configuramos de um jeito que faz o usuário ir para sua plataforma de streaming preferida”. Herring utiliza diferentes programas de anúncios:

Facebook Ads
Anúncios no YouTube com o Google Ad Sense
Anúncios no Spotify a partir do Show.co

Ultimamente, o destaque de uma campanha de sucesso termina com a quantidade de seguidores de seu perfil de streaming e no quanto sua música foi ouvida se comparada a anteriormente. Esse crescimento em seu fã clube significa que o lucro de seu streaming aumentou, assim como as visualizações de suas lives e a força das vendas de sua mercadoria. (Com informações: Somos Música – CD Baby)