Início Geral Diocese participa do 10º Encontro Mundial das Famílias

Diocese participa do 10º Encontro Mundial das Famílias

Evento tem como objetivo valorizar a união das famílias

Ana Souza
[email protected]

A Diocese de Santa Cruz do Sul está inserida nas atividades do 10º Encontro Mundial das Famílias, com expectativa de reunir mais de 250 pessoas na Catedral São João Batista no ponto alto da programação, previsto para domingo, 26. O evento ocorre de três em três anos em um lugar escolhido pelo papa. Devido à pandemia de covid-19, foi adiado de 2021 para 2022 e acontece de hoje até domingo, agora com o aspecto multicêntrico, ou seja, em todas as dioceses do planeta.


O coordenador diocesano de Pastoral e assessor da Pastoral Familiar em Santa Cruz, padre Rodrigo Eduardo Hillesheim, explicou que o encontro tem como propósito valorizar e criar espaço para refletir sobre a importância da família no mundo. “A família é a célula básica da sociedade. Se a família vai bem, a sociedade também vai bem. Existem muitos ataques internos e externos, que vêm de fora do lar, tais como as ideologias, as políticas que não favorecem, além do que se cria dentro do próprio ambiente familiar. A família precisa ser fortalecida pelo que representa, ou seja, uma força para a sociedade. Ela pode construir um mundo melhor e é preciso que as pessoas que estão dentro do lar se relacionem com amor. Muitas precisam de suporte, precisam ser conduzidas no caminho de Deus”, observou.


A Catedral São João Batista terá uma programação especial no próximo domingo, quando serão utilizados os espaços da própria igreja, do Salão Paroquial e do Colégio Marista São Luís. Haverá acolhida a partir das 8h30, com missa de abertura às 9 horas, presidida por dom Aloísio Dilli, momento em que será feita a leitura da carta do bispo às famílias. Às 10h30, formação para crianças, jovens e casais; ao meio-dia, almoço de confraternização entre as famílias; 13 horas, espaços temáticos, apresentações, oportunidade de aconselhamento, esportes e mateada; 14h45, caminhada pelas ruas da cidade; e, 15h30, benção e envio na Catedral. As inscrições para participar da celebração do Encontro das Famílias podem ser feitas na secretaria de cada paróquia dos bairros. Outras informações pelo número (51) 99267-3701.

Momentos especiais da programação de domingo

• Às 12h45, apresentação da peça teatral “Devoção” pelo Grupo de Artes São João Paulo II, de Novo Hamburgo, no auditório do Colégio Marista São Luís, mesmo local da formação para casais. Sinopse: Sherlock Holmes e seu parceiro, Dr. Watson, viajam para o México, onde se deparam com uma síndrome muito rara em uma gestante, cuja família é muito devota à Nossa Senhora de Guadalupe.


• Logo após a apresentação teatral, iniciam as atividades de integração, com jogos de futebol e vôlei e recreação no São Luís para crianças, adolescentes e jovens, e momento de integração para casais com músicas e sorteio de brindes no Salão Paroquial. Os adultos também poderão praticar os esportes. Crianças pequenas terão brincadeiras no espaço da educação infantil do colégio. No pátio do educandário, próximo às quadras esportivas, haverá uma equipe que animará os casais com canções, mensagens e sorteio de brindes.


• Para quem desejar, haverá oportunidade de confissões e aconselhamento com sacerdotes. Também haverá aconselhamento com os profissionais da Equipe Multidisciplinar de Apoio às Famílias: psicóloga, pedagoga, psicopedagoga e terapeuta ocupacional.


• As famílias podem levar material para fazer seu chimarrão. A ervateira Elacy oferecerá erva e água quente. A Livraria Diocesana vai expor livros e objetos religiosos, que serão abençoados ao final do encontro.


• A Caminhada da Família iniciará na Rua Marechal Floriano, em frente ao Colégio São Luís, às 14h45, seguindo por Sete de Setembro, Marechal Deodoro e Ramiro Barcelos, acabando em frente à Catedral. As crianças carregarão balões e palavras ligadas ao amor em família. Os movimentos podem levar os seus estandartes. Durante a caminhada haverá momentos de oração, reflexão e cantos. Ao final, será invocada pelo bispo uma benção de envio para missão das famílias nas comunidades. Depois disso, cada família receberá uma lembrança do encontro.