Início Editorial Discursos complementares

Discursos complementares

Com todas as dificuldades causadas pela pandemia, o ano de 2020 é também um ano eleitoral. O debate e a reflexão no que tange à política, ficarão ainda mais intensos ao longo dos próximos meses. É bem verdade que, na última década, independente da realização de eleições, a discussão política tornou-se muito forte no Brasil, mas é preciso ter uma atenção especial na fase em que nos encontramos, pois prefeitos e vereadores serão eleitos para os próximos quatro anos.

Um fator que marcou as campanhas eleitorais ao longo de décadas, foi a propaganda no rádio e na TV. Embora a influência das redes sociais tenha crescido nos últimos tempos, o rádio e a TV ainda possuem uma relevância significativa no período de campanha. No Youtube, é possível assistir as propagandas eleitorais da televisão divulgadas em campanhas passadas. Trata-se de um exercício de resgate histórico e, ao mesmo tempo, de uma possibilidade de compreender e refletir sobre os discursos políticos.

Em 1994, por exemplo, a eleição presidencial foi marcada pelo duelo entre Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, e Luiz Inácio Lula da Silva, do PT. Nos vídeos disponíveis sobre o pleito daquele ano, é possível perceber, no discurso de FHC, uma postura moderada, que poderia ser interpretada até mesmo como uma postura conservadora. FHC não representava um rompimento, pois estava ancorado no governo vigente, do então presidente Itamar Franco. FHC era ao mesmo tempo uma mudança, pois havia sido gestor do Plano Real e falava em um “plano social” para o Brasil, mas também representava a continuidade.

E Lula, o que dizia em 1994? Era dono de um discurso mais pungente, mais radical, colocando “o dedo na ferida” ao referir-se à problemática social brasileira, repleta de desigualdades. Se FHC poderia ser interpretado dentro de um espectro mais conservador, Lula era um esquerdista convicto e combativo. Em 2002, quando Lula venceu as eleições, ele passou a ser o homem do discurso moderado, o que lhe abriu mais possibilidades sob o ponto de vista político e eleitoral.

Com erros e acertos de ambos os lados, FHC e Lula trouxeram discursos complementares e importantes para o desenvolvimento da realidade brasileira. Com erros e acertos, ambos ajudaram a transformar a vida socioeconômica do nosso país, embora muitos tropeços ainda impeçam uma igualdade maior entre os brasileiros.