Início Geral Dois anos e nenhum condenado

Dois anos e nenhum condenado

As atividades que deram início às homenagens alusivas aos dois anos do incidente na boate Kiss foram marcadas de emoção e pedidos de justiça pela morte dos 242 jovens que morreram no incêndio, na noite do dia 27 de janeiro de 2013. No asfalto foi pintado um coração branco, envolto por velas e dentro do mesmo foi depositada fotografia das vítimas. 
Com cartazes em mãos e vestidos de branco, familiares e amigos das vítimas começaram a chegar à Praça Saldanha Marinho por volta das 19h da segunda-feira. Foi passado um vídeo com mensagens de pais e mães das vítimas, dos sobreviventes e com imagens de manifestações realizadas durante estes dois anos. Após a exibição do vídeo, foi iniciada a caminhada silenciosa até a boate, onde iniciou a vigília em homenagem às vítimas. 
À meia-noite, 242 balões brancos luminosos foram soltos no céu da cidade. Pontualmente às 2h30min da madrugada desta terça-feira, horário em que o fogo teria começado no dia 27 de janeiro de 2013, pais, mães, irmãos, irmãs e amigos das vítimas fizeram a contagem do um ao 242,  representando o número dos mortos. A cada número, a batida de um bumbo ecoava no meio da noite, acompanhando o ato. 
Após a vigília, o movimento do Luto à Luta fez caminhada, com saída da frente da boate Kiss, rumo ao prédio do Ministério Público em Santa Maria protestando por justiça. Oito réus respondem criminalmente pelo incidente – quatro por homicídio doloso (quando há intenção de matar) e tentativa de homicídio, e quatro por falso testemunho e fraude processual. Até o momento, a Justiça está colhendo depoimentos das testemunhas de defesa. Cerca de cem pessoas já foram ouvidas como testemunhas de acusação. Os réus – que estão em liberdade – falarão por último, porém ainda não há data certa para isso.
 
 
Divulgação/Agência Brasil
O incêndio na boate Kiss causou a morte de 242 pessoas