Início Religião Dom Aloisío Dili “Precisamos contar histórias verdadeiras”

Dom Aloisío Dili “Precisamos contar histórias verdadeiras”

Bispo pede que população não dissemine fake news neste período de pandemia

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Dom Aloísio Dili e Padre Roque Hammes conversaram com a imprensa em live ao vivo na rede social Facebook – Reprodução/Facebook

Em live realizada na manhã de ontem, 21, na página da Diocese de Santa Cruz do Sul na rede social Facebook, o bispo Dom Aloísio Dili e o padre Roque Hammes promoveram uma conversa virtual com a imprensa, em ação válida pela semana da comunicação e o dia mundial da Comunicação Social, que será comemorado no próximo domingo, 24. O evento estava previsto para ocorrer de forma presencial, mas devido a pandemia do novo coronavírus, a Diocese optou pelo distanciamento social através da plataforma online para resguardar a saúde de todos os participantes.

Na conversa, Dom Aloisio leu a mensagem do Papa Francisco com o tema de 2020 “A vida se faz história”, onde comentou trechos destacando que Deus se comunica permanentemente com a humanidade. Ele salientou ainda que a divindade está presente na vida humana e que os cristãos jamais perdem a alegria e a esperança. “Deus entra na história da humanidade em Jesus Cristo. Nós, cristãos, nunca perdemos a alegria e esperança. Somos salvos em cristo e com ele já está a nossa humanidade junto de Deus e da santíssima trindade”, destacou.

Dom Aloisio frisou que na mensagem o Papa Francisco pede que possamos compartilhar boas histórias para criar uma memória do passado que possa ser útil para viver no presente. Ele também destacou que neste período da pandemia precisamos orar e ter fé em Deus e também salientou para que tenhamos cuidado com o ódio e não espalhar mentiras através das chamadas “fake news”. “Precisamos contar boas histórias, verdadeiras e positivas nos meios de comunicação para que a rede seja interligada com a verdade e possamos construir juntos e iluminar com a palavra de Deus”, salientou.

Durante a conversa, o bispo confirmou que em breve o município deverá emitir um novo decreto tratando sobre a liberação das celebrações religiosas. Ele frisou que as regras estão sendo editadas e que a igreja irá tomar todos os cuidados, de acordo com os protocolos estabelecidos pelos órgãos públicos. “Queremos cuidar da vida e vamos seguir todos os cuidados e orientações das autoridades. Temos que elogiar e parabenizar pelo trabalho que vem sendo feito pelos órgãos públicos de nossa região visando à saúde e a proteção das pessoas”, disse Dom Aloísio.

Sobre as celebrações online, o bispo valorizou as outras formas disponíveis que ajudam as famílias e pequenos grupos a rezarem e destacou a caridade de ajudar ao próximo neste período, salientando a doação de 10 mil máscaras confeccionadas por pessoas da ação social e que foram doadas para hospitais e demais grupos, além da doação de cestas básicas para pessoas necessitadas. “Cada paróquia está fazendo o trabalho social na sua comunidade. Pedimos que todos possam ser mais caridosos para ajudar ao próximo”, finalizou Dom Aloisio.