Início Geral Domingo marcado pela fé na cerimônia da 19ª Romaria da Santa Cruz

Domingo marcado pela fé na cerimônia da 19ª Romaria da Santa Cruz



Presidida por Dom Aloísio Dilli, bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul, a missa foi realizada no altar da Romaria junto ao Seminário São João Batista (Monique Rodrigues)

Monique Rodrigues
Sabrina Heming
[email protected]

Com a chegada da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), foram necessárias adaptações no nosso dia a dia. Estamos vivenciando o novo normal e no último domingo, 13, não foi diferente. Durante a manhã aconteceu a 19ª Romaria da Santa Cruz. Porém, desta vez, não houve a tradicional peregrinação, mas a devoção marcou a data no município.

Presidida por Dom Aloísio Dilli, bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul, a missa foi realizada no altar da Romaria junto ao Seminário São João Batista. Com a presença de poucas pessoas, devido ao distanciamento social, a celebração foi transmitida pela Rádio Santa Cruz e pelas redes sociais da Pastoral da Comunicação da Catedral São João Batista (Pascom). Além disso, a Comarca de Santa Cruz do Sul, foi responsável pelos cânticos.

Para manter a tradição de fé e solidariedade, o que marca a Romaria, os fiéis foram convidados a fazer a Romaria nas comunidades, caminhando até a capela para um momento de oração junto ao sacrário e ofertando um quilo de alimento ou material de higiene para os irmãos mais pobres da paróquia ou diocese.

Temática

A Romaria retomará a invocação do Espírito Santo, feita pelo Bispo, no momento em que unge a fonte do crismando: recebe, por este sinal, o Espírito Santo, o dom de Deus.

Também trata presente a oração de imposição das mãos, quando pede: Deus todo-poderoso, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, pela água e pelo Espírito Santo, fizestes renascer estes vossos servos e servas, libertando-os do pecado, enviai-lhes, Senhor, o Espírito Paráclito; dai-lhes, Senhor, o espírito de sabedoria e inteligência, o espírito de conselho e fortaleza, o espírito de ciência e piedade e enchei-os do espírito do vosso temor.