Início Geral Educação: 70% dos alunos deverão retornar ao ensino presencial

Educação: 70% dos alunos deverão retornar ao ensino presencial

Mesmo com a volta às aulas prevista para o próximo dia 4, ainda será mantido o ensino híbrido como opção para escola e responsáveis

Diego Dettenborn

[email protected]

Dando continuidade ao Calendário Escolar de 2021, a Rede Estadual de Ensino retoma as atividades na próxima quarta-feira, 4, em Santa Cruz do Sul. Estudantes e professores retornarão ao modelo híbrido de ensino, com aulas presenciais e remotas, por meio de plataforma. A movimentação inicia com os professores retomando as atividades já na terça-feira, 3, onde participarão de encontros formativos, com orientações pedagógicas. A ação, organizada pelas equipes diretivas de cada escola, reunirá todos os professores da Rede Estadual de Ensino. O Coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, destaca a retomada. “O que vimos é uma forte campanha para que todos os alunos, incluindo aqueles que estavam no ensino remoto, voltem às atividades presenciais. Que nós tenhamos o maior número de alunos no presencial. Para isso, as escolas utilizaram o período de recesso para reestruturar e organizar”. 

No que se refere ao ensino presencial, a plataforma Google Meet deve continuar para aqueles alunos que, por espaço físico da escola ou por opção dos responsáveis, não possam estar na sala de aula, em ocasiões onde a escola irá dividir as turmas e os alunos estarão em sala de aula em semanas alternadas, comenta o coordenador, que ainda destaca a importância da conscientização. “Algumas escolas já estão se organizando para isso, sendo que no primeiro semestre já aconteceu. As turmas em que não houver muitos alunos, as aulas poderão ser dadas para todos de forma presencial, respeitando as orientações do protocolo. Quando não for possível comportar todos os alunos, eles terão as aulas de segunda a sexta, em formato Meet”.

Luiz: “Que nós tenhamos o maior número de alunos no presencial”

Presencial x tempo real

A retomada prevista para a próxima semana deverá movimentar cerca de 70% dos nove mil alunos que integram a rede de Ensino, divididos em 18 escolas. Para tanto, foi necessário efetividade e organização no que diz respeito ao ensino ofertado e todas as possibilidades existentes dentro do período pandêmico. “Planos de intervenções pedagógicas para trabalhar as perdas de aprendizagem dos alunos, pois cada aluno foi avaliado, sabemos a média da regional e de cada escola, turma e aluno, quais habilidades que precisam ser trabalhadas, e nada melhor do que trabalhar essas habilidades no presencial. Precisamos buscar o quanto antes recuperar toda essa aprendizagem que ficou para trás, nos anos de 2020 e 2021. Claro, respeitando os protocolos sanitários e de distanciamento social”.

Outra novidade é a efetivação das aulas de segunda a sexta-feira, uma vez que antes do recesso, o quinto dia da semana era utilizado para aula exclusivamente através da plataforma.

A diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Gaspar Bartholomay, Ana Maria Belinaso Hilgert, comenta o retorno. “Tivemos essa mudança em que as aulas irão de segunda a sexta-feira, e agora estamos aguardando orientação sobre a forma que iremos utilizar o Meet. Mas existe a possibilidade de realizarmos as aulas em formato Meet simultaneamente, em tempo real com aula dada na sala de aula”.