Início Destaque Eleições Municipais: Últimos candidatos serão conhecidos amanhã

Eleições Municipais: Últimos candidatos serão conhecidos amanhã

Por: Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Foto: Ricardo Gais – RJ

Serão conhecidas as últimas chapas para concorrer à majoritária e as nominatas de candidatos a vereadores para concorrerem ao Legislativo de Santa Cruz do Sul nas eleições municipais programadas para o dia 15 de novembro. Os partidos Progressistas, PL, PTB, PSD, PSDB e Solidariedade irão definir, em convenções on-line nesta quarta, 16, último dia do prazo eleitoral para a realização das convenções partidárias, os seus candidatos e homologar as últimas coligações para a disputa à Prefeitura.

Progressistas e Partido Liberal (PL) deverão homologar a dobradinha Helena Hermany (Progressistas) como candidata a prefeita e Elstor Desbessel (PL) como vice-prefeito. Para vereador, o Progressistas deverá ter uma nominata com 26 nomes e o PL entre 14 a 17 candidatos ao Legislativo.

O mistério ronda as convenções de PTB, PSDB e PSD. No PTB, o vereador Mathias Bertram é o indicado para concorrer ao Executivo, mas ainda não tem vice definido. Para a Câmara de Vereadores, o PTB deverá ter uma nominata com 26 nomes. No PSDB, o cenário está indefinido. O partido estuda uma chapa pura formada pelo vereador Francisco Carlos Smidt, o Carlão, como candidato a prefeito e César Cechinato a vice ou a coligação com outra sigla. Para o Legislativo, o PSDB terá nominata completa com 26 nomes.

No PSD, partido do atual prefeito Telmo Kirst, o cenário também está indefinido. O partido estuda lançar a dobradinha formada pelo ex-secretário da Saúde, Régis de Oliveira Junior, e o empresário Ido Dupont, mas também não descarta a coligação com alguma sigla para a majoritária. Para vereador, o partido deverá ter uma nominata com 20 nomes. Já o Solidariedade, deverá confirmar Irton Marx como candidato a prefeito e Walter Couto a vice. Já a nominata de vereadores do Solidariedade, ainda está indefinida.

CANDIDATURAS OFICIALIZADAS

Após o Partido Novo ser o primeiro a oficializar os candidatos Carlos Eurico Pereira para prefeito e Paulo Roberto Bigolin a vice, foram conhecidos no último fim de semana mais duas candidaturas para concorrer à Prefeitura. No sábado, 12, foram realizadas as convenções do MDB e PSB, que confirmaram o vereador Alex Knak (MDB) como candidato a prefeito e Fabiano Dupont (PSB) como vice. Advogado e empresário, Alexsander Knak tem 40 anos. Concorreu pela primeira vez em 2008 ao Legislativo e a Deputado Federal em 2010. Atuou como secretário Municipal de Transportes no primeiro mandato do prefeito Telmo Kirst e elegeu-se como vereador mais votado em 2016. Professor de Direito, Fabiano Dupont tem 43 anos. Trabalhou por 18 anos na Assembleia Legislativa. Em 2016, Dupont foi candidato a prefeito de Santa Cruz do Sul, sendo o terceiro mais votado no pleito, com 6,8 mil votos.

PDT e PSL também realizaram suas convenções e confirmaram apoio para a dobradinha formada por Alex Knak e Fabiano Dupont. Para vereador, o MDB confirmou 26 nomes, PSB com 23, PDT com 27 e PSL com nove candidatos.

No domingo, 13, ocorreram as convenções de PT e PCdoB que homologaram a chapa formada por Frederico de Barros (PT) como candidato a prefeito e Manu Mantovani (PCdoB) como vice. Jornalista, Frederico tem 27 anos. Atuou como assessor de imprensa de entidades e atualmente é sócio de uma empresa de assessoria de comunicação. Irá concorrer para um cargo eletivo pela primeira vez. Também jornalista, Manu Mantovani tem 41 anos. Foi filiada ao PT e desde 2017 está no PCdoB. É doutoranda em Desenvolvimento Regional e estudante de Sociologia. Para vereador, o PT definiu oito candidatos e o PCdoB oficializou dois nomes ao Legislativo.

As nominatas para vereador

MDB

Nadir da Rosa, Daila Silva, Ister Brum Reis, Lucia Silva, Prof Marga, Claudia Reichert, Bruna Catadora, Carla Cacau, Tiago Baggiotto, Douglas Albers, Jeferson Peres, Sebastian Pereira, Cristiano Calisto, Daiton Mergen, Beto Martinez, Zeu Pereira, Giovano da Silva, Professor Juliano, Cléo Schulz, Carlos Eduardo Pereira, Rafa Amabilia, Guilherme Kaempf, Luty, Jonathan da Rosa dos Santos, Beto Gruendling e Marcos Cristiano Porto.

PSL

Abel Trindade, Angelita Cardoso, Ildeu Lau, Nataniel Silva, Vanessa Clemente, Janaina Ciprandi, Fabio Mueller, João Siqueira e Rafael Guterres.

PSB

Adriana Heen, Alberto Bencke, Armando Voelz, Carlos Poli, Diego Kern, Elidiane Orça de Morais, Elizete Pacheco dos Santos, Gabriela Fernandes, Geniana Friederich, Gilson Pércio de Oliveira, Jorge Wisniewski, Jurandir dos Santos, Luis Fernando Barbosa, Mario Lima (Índio), Marisa do Social, Moacir Moraes (Prateado), Ruben Tollier (Teco), Sandrinha do Paredão, Sandrinho Hip Hop, Sandro Pires, Tenente Zingali, Veronica Etgues e Yuri Caminschi.

PDT

Algemiro Barboza Junior, Anaí Torrano Ribeiro, Andrei Marcel Mandes Barboza, Antonio de Castro Chaves, Bruno Cesar Faller, Cássio Daniel Jantsch, Celaci dos Santos da Rocha, Douglas Alves Almeida, Edimara da Silva, Elisabete Rosa Kist, Esteves Nunes Costa, Felipe Esposito Cordeiro, Gilvan Sidnei Fernandes, Giovana Isabel da Silveira Kern, Joana D Arc dos Santos, João Miguel Wenzel, José da Costa Moura, José Manoel de Meneses Borges, Kelen Aparecida Santos Gottems, Mônica Pohlmann, Nailo Telci Lopes, Peterson Eduardo Frantz, Silvana Soares Rodrigues dos Santos, Valdemiro Rosa, Valério Kuntz da Silva e Wagner Machado.

PT

Alberto Heck, André Beck, Camila Benke, Cláudio Batista Pereira, Dieni Berté Schwendler, Doralino Rosa, Julia de Souza e Nércio Kühl.

PCdoB

Everaldo Fontela e Elenara Fischborn.