Início Geral Em 2020 foram confeccionados 1.217 cartões de estacionamento para idosos

Em 2020 foram confeccionados 1.217 cartões de estacionamento para idosos

Na área azul, no Centro, há 48 vagas destinadas para este público e 30 para pessoas com deficiência

Confecção do cartão de Estacionamento para Vaga Especial pode levar até 60 dias para ficar pronto – Luciana Mandler

Com a frota de veículos que aumenta a cada dia, fica mais difícil encontrar um lugar para estacionar, principalmente na área central. Além disso, é preciso lembrar que há vagas destinadas exclusivamente para idosos e pessoas com deficiência, conforme legislação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Atualmente, em Santa Cruz do Sul, na área azul (Centro), há 48 vagas para idosos e 30 para pessoas com deficiência, de acordo com o diretor de Segurança, Transportes e Mobilidade Urbana, Estor Luiz Iochims. O número acaba sendo pequeno se comparado à quantidade de cartões confeccionados. Só no ano passado foram 1.217 cartões para idosos e 89 para pessoas com deficiência. Neste ano, já foram confeccionados 81 cartões para idosos e seis para pessoas com deficiência.

É importante lembrar que para usufruir destas vagas, tanto as pessoas idosas quanto as pessoas com deficiência, é preciso portar o cartão de estacionamento. Segundo Iochims, o Cartão de Estacionamento em Vaga Especial para Idosos será concedido para pessoas com 60 anos ou mais. Já o Cartão Especial de Estacionamento para Pessoas com Deficiência será concedido para pessoas que comprovem dificuldade de locomoção, através de atestado médico. Para a confecção dos cartões são necessários alguns documentos (confira no quadro).

Para aquelas pessoas que não forem idosas, mas foram flagradas estacionando em vagas destinadas para tal, serão multadas. O valor é de R$ 293,47 e a penalidade de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

VALIDADE

Estor Luiz Iochims explica que o Cartão de Estacionamento em Vaga Especial para Idosos tem validade vitalícia, devendo o portador realizar a prova de vida a cada cinco anos. Já o Cartão Especial de Estacionamento para Pessoas com Deficiência terá diferentes prazos: Para pessoas com deficiência, a validade é de cinco anos a contar da data de emissão do cartão; Para pessoas com deficiência definitiva/ irreversível, o prazo é vitalício.

Ainda, de acordo com Iochims, ambos os cartões só poderão ser utilizados pelo titular. “O idoso e/ou deficiente pode ser conduzido por terceiros, que somente poderão utilizar o cartão quando, efetivamente, estiverem conduzindo o beneficiário do cartão”, salienta. Outro fator importante que deve ser destacado é que o usuário será beneficiado com apenas um cartão de estacionamento.

Estor Iochims também aponta que, ao completar 60 anos, o portador do Cartão de Estacionamento em Vaga Especial para Deficiente deverá solicitar o Cartão de Estacionamento em Vaga Especial para Idoso, conforme disposto na legislação vigente.

CONFECCÇÃO DOS CARTÕES

A solicitação deve ser feita junto à Secretaria de Segurança, Transportes e Mobilidade Urbana, situada na Rua Félix Hoppe, 180, de segunda a sexta-feira, das 7h45 às 11h45 e das 13h às 16h30. O cartão é confeccionado em gráfica, contratada mediante licitação. Em razão da pandemia e de eventual disponibilidade de matéria-prima, o prazo médio de entrega é de 60 dias.