Início Focando no espore - Julio Mello Em busca de soluções

Em busca de soluções

No último domingo, 28, tivemos em Santa Cruz uma carreata para reivindicar a reabertura das quadras esportivas e a volta das escolinhas de futebol. De acordo com os líderes do evento, alguns pedidos para serem atendidos não surtiram efeito e aí resolveram optar por um movimento, o qual foi feito. O esporte está parado já tem mais de 100 dias e tem afetado economicamente os proprietários de escolinhas, campos e quadras de futebol. A situação de fato é preocupante e carece de uma atenção das autoridades.

Botafogo joga sob protesto

Em andamento o único campeonato do Brasil, o Carioca, teve jogos no último domingo e contou com protestos do Botafogo. O elenco alvinegro entrou em campo vestido com um uniforme todo preto e com a faixa escrita “Protocolo bom é o que respeita vidas” em forma de solidariedade e luto por vítimas da Covid-19. A equipe entrou em campo contrariada, já que era contra a volta do futebol. Os jogadores ainda se ajoelharam antes do jogo começar. Dentro de campo, o Botafogo venceu a Cabofriense por 6×2.

Gols sem comemorações?

O que vimos no futebol pela TV é que nenhum jogador respeita o protocolo de comemorações. No calor do gol não tem jogador que resista. Não tem protocolo que o segure. Infelizmente, a adrenalina é alta demais. No papel é muito bonito, mas, não prática, não é real. Infelizmente ocorrem os abusos e não adianta avisar, pois o futebol sempre teve comemorações. Não seria diferente agora.

Nada certo para o reinício do Gauchão

Ainda não se tem uma data certa para a volta do futebol no Rio Grande do Sul. O gabinete de crise do governo do Rio Grande do Sul não concluiu a análise sobre o protocolo de retorno do Campeonato Gaúcho. Em nota, o Piratini informa que a questão principal é quanto ao Distanciamento Controlado. Pelas bandeiras, atualmente, só podem ocorrer jogos em regiões na cor amarela. A Federação sugere a data de 19 de julho para o retorno do campeonato, porém, o governo do Estado também coloca em dúvida este ponto. Segundo o documento, neste período, o Rio Grande do Sul registra o ápice de Síndromes Respiratórias Agudas Graves, que engloba diversas doenças, além da Covid-19. Portanto, o futebol deverá ser um dos últimos a ser liberado.

Andando pelas ruas

Noto que alguns grupos estão postando denúncias de pessoas que estão praticando esportes de forma clandestina. Os próprios manifestantes de domingo anunciaram que o esporte em Santa Cruz nunca parou. Colegas jornalistas também já anunciaram a presença de pessoas nas ruas da cidade, o que é uma lástima para os que estão realmente obedecendo ordens das autoridades.

Seguem as contratações no futsal

Um dos bons goleiros de futsal vai jogar no time da Associação Menino Deus. Trata-se do goleiro Jair, conhecido como Pantera Negra. Jair foi um dos melhores goleiros de futsal de Santa Cruz. Viveu os bons tempos da Assaf e foi campeão por várias vezes do regional adulto de futsal. Vai voltar a jogar uma série Prata, coisa que fazia tempo que ele não jogava. Vamos acompanha e ver se ele ainda pega muito como nos velhos tempos. Sinceramente falando, eu gosto muito dele e vou torcer para que dê certo o seu retorno às quadras de futsal.

Jair fez sucesso na Assaf – Divilgação

Mais outro grande goleiro

O goleiro Léo vai jogar pela equipe do Volte a Sonhar do Bairro Menino Deus. Ele deixou a equipe da Abelc para se acertar com a equipe de Santa Cruz. Léo começou na Assaf em 2017 e ganhou notoriedade como titular do tricolor e foi contratado em 2019. Trata-se de um goleiro de alto nível e certamente vai fazer um grande campeonato.

Um grande goleiro para o Projeto Volte a Sonhar – Divulgação
Campeonato foi inédito em Santa Cruz – Divulgação

EC João Alves é campeão da 1ª Copa Virtual de Futebol Amador

O Esporte Clube João Alves se sagrou campeão da primeira edição da Copa Virtual de Futebol Amador de Santa Cruz do Sul. A conquista do Aurinegro santa-cruzense veio após uma disputa acirrada diante do Linha Santa Cruz na grande final do torneio virtual. No total do grande duelo, foram somados 9.797 votos, sendo 4.921 a favor do João Alves e 4.876 a favor do Linha SC. A diferença foi de apenas 45 votos. Como prêmio pelo título da Copa Virtual, a equipe do João Alves receberá um troféu especial e um fardamento personalizado. O Linha Santa Cruz, vice-campeão, receberá um troféu, uma bandeira especial e braçadeiras de capitão da SB Esportes. Na disputa do terceiro lugar, o Rio Pardinho venceu o Aliança por uma diferença de 401 votos (1.479 x 1.078). Vale destacar também que os quatro melhores colocados na 1ª Copa Virtual são clubes vinculados à Lifasc. A Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Esporte, por meio do coordenador Cleber Pereira, agradece às entidades esportivas que representam o futebol amador de Santa Cruz do Sul (Afasc, Lifasc, Departamento de Futebol Monte Alverne e Liga Vale do Castelhano) pelo empenho de suas equipes na disputa que ocorreu no Instagram do QG Esporte.