Início Rural Emater/Ascar: Ação visa estimular cultivo de batata no Vale do Rio Pardo

Emater/Ascar: Ação visa estimular cultivo de batata no Vale do Rio Pardo

Unidade de observação da batata foi implantada em propriedade rural na localidade de Rincão Nossa Senhora, em Passo do Sobrado – Emater/Ascar-RS

De cultura expressiva à parcialmente abandonada, a batata volta a ser estimulada no Vale do Rio Pardo. Por meio de uma ação da equipe da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar de Santa Cruz do Sul, em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), e da Cooperativa Agrícola de Passo do Sobrado e Vale Verde (Coopasvale) foi implantada nesta semana, a Unidade de Observação da Cultura da Batata.

A unidade foi implantada na propriedade da agricultora Dulce Hermes, na localidade de Rincão Nossa Senhora, no município de Passo do Sobrado. Para tanto, as batatas sementes foram cedidas pela Embrapa Clima Temperado, com sede em Pelotas. Foram cultivadas as variedades BRS Ana, BRS Clara, BRS Camila, BRS Bel e BRS Macaca. “Os objetivos principais desta Unidade de Observação são avaliar variedades mais adaptadas à região e incentivar o cultivo da batatinha nas propriedades”, ressalta o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Edson Mohr.

Ainda, segundo o extensionista, as condições de clima e solo, bem como os hábitos de consumo da população contribuem para o incentivo ao cultivo do tubérculo. Contudo, a atividade perdeu espaço devido às dificuldades de obtenção de batata semente e à monocultura do tabaco. “Atualmente, com a valorização de produtos locais, com menor carga de agroquímicos, abre-se esta possibilidade, visando à comercialização em feiras, mercados institucionais e convencionais”, finalizou.