Início Geral Enchente do Rio Pardinho atinge Bairro Várzea

Enchente do Rio Pardinho atinge Bairro Várzea

Tiago Mairo Garcia

[email protected]

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul começam a causar transtornos com a cheia de rios e arroios. Em Santa Cruz do Sul, a cheia do Rio Pardinho está causando transtornos com a água invadindo as residências desde a madrugada.

Conforme o coordenador da Defesa Civil de Santa Cruz do Sul, José Joaquim Dias Barbosa, o rio vem sendo monitorado e na noite de terça, 7, por volta das 21h, atingiu o pico de 7 metros e 38 centímetros em Santa Cruz, vindo a transbordar e a inundar parte do bairro Várzea desde a praia dos Folgados até algumas ruas da região. “A cheia está sendo diferenciada das demais porque o rio teve um aumento muito rápido. Em menos de uma hora e meia a água subiu e cobriu ruas e atingindo casas”, destacou.

Barbosa afirmou que a enchente atingiu 350 residências nos pátios e 16 casas foram inundadas no interior. A Defesa Civil retirou até o momento quatro famílias que foram alojadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Guido Herberts. Respeitando o distanciamento social, cada família está instalada em uma sala de aula do educandário.  Um veículo pesado da prefeitura está desde às 6h da manhã retirando as pessoas das áreas atingidas. Conforme o coordenador, Santa Cruz do Sul já registrou 140 milímetros de chuva nas últimas horas.  A defesa civil interrompeu o trafego nas áreas atingidas e segue em alerta monitorando o avanço das águas na região.

ERS 409

A água do rio Pardinho também está invadindo a pista da ERS 409, rodovia que liga os municípios de Santa Cruz do Sul e Vera Cruz. Os motoristas que trafegam pelo local precisam redobrar a atenção para evitar acidentes no trecho.

Água está invadindo residências e causando transtornos aos moradores – Crédito: Rolf Steinhaus / Riovale Jornal