Início Opinião Envelhecendo com qualidade de vida

Envelhecendo com qualidade de vida

Neste ano de 2013 completamos 20 anos, juntamente com a Unisc, das ações voltadas à pessoa idosa. Em 1993 surge o primeiro movimento, através do curso de Educação Física, na pessoa da professora Zelia Natalia Coletti Ohlweiller, que implementa junto à Universidade um espaço de atendimento aos idosos da comunidade.
Depois de iniciadas as ações como a Hidroginástica para a Terceira Idade, a Caminhada Gerações a Caminho, os Jogos para Integração do Idoso, várias atividades foram implantadas por outras áreas do conhecimento.
Em 1998 é proposta a criação do Programa Terceira Idade na Unisc – TIU já integrando diversas áreas na extensão e propondo ações de pesquisa interdepartamental e assim, em 2000, é criado junto ao CNPq o grupo de pesquisa Realidade, Exclusão e Cidadania na Terceira Idade, momento em que vários professores da instituição se juntam para fortalecer o grupo de trabalho com a temática do envelhecimento, unindo a pesquisa, o ensino e a extensão.
Afinal, em 2009 se institucionaliza o Programa Terceira Idade na Unisc, com os seguintes objetivos:
– Fortalecer os objetivos da Unisc, enquanto Universidade Comunitária, através de um trabalho de ensino, pesquisa e extensão, vinculando-os à educação para o envelhecimento.
– Analisar e intensificar as ações desenvolvidas para a promoção do envelhecimento com qualidade de vida ao idoso assistido pela Unisc.
– Oportunizar à pessoa idosa o reingresso e/ou o acesso a um processo de educação continuada, através de atividades educacionais, socioculturais, organizativas e de ação comunitária.
– Oferecer à pessoa idosa suporte para fortalecer sua participação social e política, exercitando plenamente a sua cidadania.
– Possibilitar a troca de experiências entre as diversas gerações que convivem no ambiente acadêmico da Unisc.
– Capacitar e atualizar recursos humanos para trabalhar com as questões do envelhecimento em diferentes níveis.
Atualmente, são 13 (treze) os projetos de extensão que atendem idosos na Universidade, com ações em Saúde, Informática e Comunicação Social. Mais de dois mil idosos de Santa Cruz do Sul e da região são atendidos nos projetos e ações da Unisc. Temos diversos acadêmicos com mais de 60 anos aproveitando o desconto de 50% que é ofertado em 20 disciplinas da graduação e cursando regularmente nossos cursos, além dos que buscam a pós-graduação.
Também em 2013 a Unisc recebe o reconhecimento das outras IES que trabalham com ações da área do Envelhecimento representando as mesmas na Coordenação do Fórum das IES com Ações voltadas ao Envelhecimento gestão 2013/2014. Este fórum criado em 2000 e tem como objetivo refletir e avançar frente aos desafios do envelhecimento humano, associado à realidade e aos compromissos educacionais e científicos das instituições que trabalham com a terceira idade.
Desta forma, estamos junto com a Universidade comemorando a oportunidade de termos uma instituição inclusiva onde se vivencia os encontros intergeracionais e se integra efetivamente ensino, pesquisa e extensão.