Início Educação Escola Educar-se está sob nova gestão

Escola Educar-se está sob nova gestão

Fotos: Divulgação/RJ
Na posse: a vice-reitora da Unisc, Andreia Rosane de Moura Valim,
Karen da Costa Sippel, Cristiane Iserhard Machado e o reitor da Unisc, Rafael Henn

A Escola de Educação Básica Educar-se, de Santa Cruz do Sul, iniciou o ano sob nova gestão. No dia 3 deste mês, com a presença de autoridades, professores, familiares e convidados, houve a posse da diretora Cristiane Iserhard Machado ao lado da vice Karen da Costa Sippel. O cargo principal foi transmitido pela professora Valderez Maria Kern, que encerrou sua trajetória no educandário. A investidura foi dada pelo reitor da Unisc, Rafael Henn, com a presença da vice-reitora Andréia Valim.

Cristiane é graduada em Letras pela Unisc, com pós-graduação em Supervisão Escolar e Orientação Educacional. Ela retorna à direção após oito anos e revela que estar à frente do colégio é sinônimo de alegria. “A Educar-se é uma escola ativa e será um grande desafio. Formamos uma equipe e juntos iremos trabalhar em prol da educação em nossa instituição. Nosso objetivo é sempre buscar novas ideias. Vivemos um momento com outro olhar, uma outra forma de fazer acontecer. Estamos pautados na experiência que ultrapassa a educação, que hoje está sendo conduzida de uma forma bem diferente. Sempre buscamos pesquisas para continuarmos evoluindo e, junto com a equipe de profissionais, vamos implantar novas ideias sem medo de ousar”, enfatiza.

A equipe diretiva: Daniela Roberta Haas, Cristiane Iserhard Machado,
Karen da Costa Sieppel, Caroline Kipper de Lara e Geovana Aparecida Puntel

A vice-diretora Karen viverá a sua primeira experiência na direção da Educar-se e, assim como Cristiane, frisa que será um desafi o. “Acima de tudo, é uma gratidão. Acredito muito no projeto da Escola. Buscarei contribuir no sentido de proporcionar ainda mais qualidade na educação, sendo a Educar-se uma escola referência”, sublinha. Karen é pedagoga formada pela Unisc, com especialização em Educação e Psicopedagogia e em Supervisão Escolar.

A nova direção pontua algumas novidades para 2022. As aulas iniciarão no dia 21 de fevereiro e, com a implantação do novo ensino médio, haverá o incremento no primeiro ano desse nível, que passará a ter duas turmas. A Educar-se terá ampliação de salas de aula e instalação de mais equipamentos com foco na área tecnológica. As aulas serão pensadas de forma mais aperfeiçoada, com ênfase na educação financeira e nas mídias sociais, a fim de agregar mais qualidade ao ensino. O objetivo é proporcionar uma interação ainda maior com a comunidade, caminho já trilhado pela Unisc, na qual a escola está inserida.

Para a nova direção, compreender a principal proposta
da Escola Educar-se já é possível ao visualizar seu nome,
que sinaliza a educação não como um processo vertical
e sim horizontal. Familiares, estudantes e professores são
convidados a participar do desenvolvimento do colégio.
“Na instituição, cada um, como homem individual e social,
busca o próprio aperfeiçoamento na interação com seus
semelhantes. Todas as áreas prioritárias estão voltadas à
pessoa humana, com o objetivo de torná-la emocionalmente saudável e madura e, consequentemente, apta a conviver em equilíbrio”, define a diretora Cristiane Machado.

TRAJETÓRIAS

A diretora Cristiane ingressou na Educar-se em 1998 como professora da segunda série dos anos iniciais e também foi auxiliar no turno integral. Em 1999, assumiu o cargo de coordenadora do turno integral e das disciplinas facultativas, seguindo com o trabalho de docente em sala de aula. Na gestão de 2002/05, foi nomeada vice-diretora, ao lado da diretora Sonia Maria Dettenborn Luz, além de ministrar aulas de Literatura. Em janeiro de 2006, tomou posse como diretora, ao lado de Valderez Maria Kern. Desde 2014, ocupava a vice-diretoria, até o último dia 3 de janeiro, quando assumiu como diretora do educandário.

A vice-diretora Karen Sippel iniciou a caminhada na escola em 2000, como monitora do turno integral. Após dois anos, assumiu a segunda série do ensino fundamental. Em 2010, passou a atuar como coordenadora pedagógica na educação infantil e dos anos iniciais, função que exercerá até o fi m deste ano. Karen também já coordenou o turno Integral e as disciplinas facultativas.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Para a nova direção, compreender a principal proposta da Escola Educar-se já é possível ao visualizar seu nome, que sinaliza a educação não como um processo vertical e sim horizontal. Familiares, estudantes e professores são convidados a participar do desenvolvimento do colégio. “Na instituição, cada um, como homem individual e social, busca o próprio aperfeiçoamento na interação com seus semelhantes. Todas as áreas prioritárias estão voltadas à pessoa humana, com o objetivo de torná-la emocionalmente saudável e madura e, consequentemente, apta a conviver em equilíbrio”, define a diretora Cristiane Machado.