Início Geral Escola Ernesto Alves festeja 65 anos

Escola Ernesto Alves festeja 65 anos

Educandário traz como missão formar seres humanos comprometidos

Ana Souza
[email protected]

Ser referência para todos sem diferenciação de natureza social é a visão da instituição de ensino. – Foto: Divulgação

Hoje, 26 de março, é uma data marcante para a direção, alunos e pais da Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira. O educandário completa 65 anos de trajetória, sendo tradicionalmente conhecida como Colégio Estadual. Iniciou suas atividades em 1956, sob direção de Oscar Jhacomeli Przbyslski e mais cinco professores, com 104 alunos matriculados. Atualmente, a escola conta com cerca de 1,3 mil alunos. O patrono é o riopardense Ernesto Alves de Oliveira, destacada personalidade no cenário político nacional, jornalista, advogado e deputado da Constituinte Nacional.

A escola conta com um núcleo administrativo do qual fazem parte a direção, financeiro, secretaria e o conselho escolar. Conta, também, com um núcleo pedagógico com serviços de orientação educacional, supervisão escolar e audiovisual. Na organização complementar da escola há biblioteca, portaria, merenda escolar, conservação e limpeza, e o Círculo de Pais e Mestres (CPM). A direção atual está sob coordenação de Janaína Venzon, tendo como vices manhã, Carla Cristiane Mergen; tarde, Marlei Eliane Tuchtenhagen e noite, Luciano Becker Pedroso.

Conforme a diretora, desde 2014 a escola vem realizando um trabalho de reestruturação. “Na época eu era vice-diretora. Iniciamos pela melhoria da rede elétrica e reforma dos banheiros que contam com palavras motivacionais pintadas pelos alunos. A partir de 2019 ocorreram mais intervenções e o foco na parte pedagógica, com isso realizamos um sonho que era a construção do nosso refeitório. Em nove meses fizemos a obra com auxílio da comunidade, antes eram 20 lugares, hoje são mais de 100. Também construímos uma biblioteca exclusiva para os pequenos. Tudo para que o aluno venha para a escola com grande vontade participativa e que esta ofereça uma gestão bem organizada”, frisa.

Atualmente, devido à pandemia, as aulas estão acontecendo de forma remota. “Para a equipe diretiva é bem desafiador. Sabemos que muitos alunos têm seus limites, mas estamos atentos e a nossa equipe de orientação está sempre junta neste suporte. Vamos tentar avançar sempre mais para que o aluno saia daqui com uma ótima formação, e neste ponto contamos com todo aporte dos professores. Aprendemos todos juntos através de uma tela e ficará marcado na história o início das aulas pela primeira vez de forma virtual”.

COMEMORAÇÃO

Um passado de memórias, um futuro de histórias. Com esta temática haverá na manhã deste sábado, 27, um momento especial para marcar o aniversário. “Em 2020 havíamos feito a programação dos 65 anos. Muitas coisas não poderemos fazer da forma como previsto. Vamos reinventar, queríamos usar o pátio, mas não será possível. Resolvemos criar uma live e envolver toda a comunidade escolar. Será neste sábado, 27, a partir das 9h, com transmissão ao vivo via Facebook do Ernesto. Mostraremos os talentos dos alunos e a estrutura da escola. A emoção marcará os 65 anos, e a escola só passa ser de excelência quando há um trabalho de equipe. Eu me sinto orgulhosa por toda a trajetória”, finaliza a diretora.