O santa-cruzense Fabiano Peçanha carimbou seu passaporte para sua segunda Olimpíada consecutiva nesta sexta-feira, 25. O atleta do EC Pinheiros/Asics/Exército Brasileiro participou de uma prova fechada e realizada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), na Sogipa, em Porto Alegre. Na ocasião Fabiano alcançou o índice nos 800m com o tempo de 1min45seg31, alcançando assim a vaga para os Jogos Olímpicos, que acontecem em Londres, no mês de julho.
Peçanha se disse muito feliz pela conquista da sua participação pela segunda vez consecutiva na Olimpíada. “Eu estava sentindo que poderia fazer o índice. Meus tempos estavam bons, tanto é que no Troféu Brasil, no Rio de Janeiro, no último domingo, eu fiz meu tempo correndo toda a prova na raia 2, que tem 10m a mais. Hoje tudo colaborou e foi só consolidar o tempo”, avaliou Peçanha.
A prova era fechada, mas havia homologação da CBAt, com cronometragem eletrônica e delegado técnico presente, o que validou o tempo de Peçanha. “A Confederação abriu essa possibilidade para dar oportunidade aos atletas de conseguirem marcar o seu tempo. Foi isso que aconteceu. Fui lá e corri muito bem, estou muito feliz”, aponta.
Com o tempo de Fabiano, Diomar Noêmio e Diego Chargal, que tinham feito o índice da CBAt (1min45seg62) ficam de fora. A partir de agora, para tirar Fabiano da Olimpíada somente se três outros atletas correrem abaixo de 1min45seg31, que é a marca da IAAF (Federação Internacional de Atletismo).
Divulgação

Fabiano Peçanha alcançou índice olímpico em prova fechada nesta sexta-feira na Sogipa, em Porto Alegre
Planos
Mesmo com a vaga praticamente assegurada, Fabiano não terá descanso nos próximos dias. No próximo dia 2 de junho haverá uma prova em São Paulo, promovida pela Federação Paulista de Atletismo, na qual o atleta pretende ficar de olho. “Agora é um jogo de xadrez. Preciso ver como estão os meus adversários e se sentir que alguém está bem, participarei. Mas não para puxar a frente, uma vez que agora não preciso mais correr atrás da melhora do meu tempo”, aponta.
Fabiano está convocado pela CBAt para a disputa do Campeonato Iberoamericano de Atletismo, que ocorre no entre 8 a 10 de junho, em Maracaibo, na Venezuela. Peçanha vai disputar os 1.500m, onde é detentor do melhor tempo no País. “É importante voltar à Seleção, onde fiquei fora no ano passado. Agora é focar na Olimpíada”, cita. Depois disso, ele pretende participar de algumas provas no circuito europeu para aprimorar a sua preparação rumo a Londres.














