Início Especiais Feira de saúde para comemorar o aniversário do HSC

Feira de saúde para comemorar o aniversário do HSC

Evento ocorrerá neste sábado, das 9h30 às 12h, na Praça Getúlio Vargas,
bem no centro de Santa Cruz do Sul

O Hospital Santa Cruz realiza na manhã deste sábado, 21, uma feira de saúde na Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade, das 9h30 às 12 horas, para comemorar os seus 114 anos de serviços prestados à comunidade. O evento vai contar com diversos atendimentos e serviços prestados por residentes multiprofissionais da instituição, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).


No local também vão ser prestadas informações sobre o programa de fidelidade Amigo HSC, a respeito do Centro de Especialidades Médicas do HSC e do Centro de Diagnóstico e Intervenção por Imagem (CDII) e referente ao Projeto do Lino. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde vai estar presente como ponto de vacinação contra a gripe A e a covid-19.

Hospital Santa Cruz em números

De acordo com o Balanço Social e Relatório de Responsabilidade Social 2021 da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), que apresenta dados, números e projetos desenvolvidos pelas suas quatro mantidas, o Hospital Santa Cruz teve, ao longo do último ano, 136.330 atendimentos ambulatoriais e 11.731 internações. Também foram feitos 11.354 procedimentos cirúrgicos e 1.987 partos.


Outros números apresentados no Balanço são o de 366.098 refeições servidas ao longo de 2021 e o de mais de 500 toneladas de roupas processadas pela lavanderia da casa de saúde. Estes e outros indicativos do HSC, além de todos os projetos, programas, capacitações, cursos, eventos, entre outras ações desenvolvidas pelas quatro mantidas da Apesc no ano passado, podem ser conferidos no site http://apesc.net.br/balanco2021.


Doações para a instituição via Imposto de Renda continuam até o dia 31

Pessoas físicas que fazem a Declaração do Imposto de Renda pelo modelo Completo podem destinar parte do seu tributo devido para projetos voltados a crianças, adolescentes e idosos atendidos no Hospital Santa Cruz. Os interessados têm até o dia 31 de maio para efetuar a doação, abatendo o valor em até 3% do imposto devido.


As contribuições são feitas por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica – CNPJ 17.966.253/0001-17) e do Conselho Municipal do Idoso (CMI – CNPJ 19.373.077/0001-35). No projeto Destinar, do Comdica, 100% dos recursos são aplicados em ações que beneficiam crianças e adolescentes atendidos no HSC, em especial na área materno-infantil.


No projeto do CMI, os recursos são destinados ao Programa de Reabilitação Cardiorrespiratória do Hospital, uma iniciativa multidisciplinar que atende a pacientes idosos submetidos a cirurgias cardíacas e/ou portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). No último ano, em especial, atendeu a pacientes pós-diagnósticos de covid-19.


As doações podem ser efetuadas por meio do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf). Após incluir as informações da declaração no sistema da Receita Federal, no resumo consta o cálculo com o valor de imposto devido. No campo “Resumo da Declaração – Doação Diretamente na Declaração – ECA”, selecionar o tipo de fundo “Municipal”, a cidade e preencher o valor que deseja doar. Por fim, clicar na aba “Imprimir” e no item “DARF – Doações Diretamente na Declaração – ECA”, para emissão da guia e posterior pagamento.


Para receber o recibo junto ao Comdica ou CMI, basta entregar o comprovante de pagamento da Darf no Hospital Santa Cruz (Rua Fernando Abott, 174, Centro), no setor de Captação de Recursos, ou enviar por e-mail para [email protected]. Se o doador preferir, pode entregar o recibo direto no Comdica ou CMI e indicar o HSC como beneficiário. O endereço é Avenida Euclydes Nicolau Kliemann, 1515, 2º andar, telefone (51) 3715-6230. Outras informações podem ser obtidas junto à Captação de Recursos do HSC pelo telefone (51) 3713-7493 ou e-mail [email protected].